10 situações de casal que são mais íntimas que as relações sexuais

A intimidade e o amor no casamento vão muito além do sexo. E com esses dez elementos o relacionamento se torna mais forte.

Erika Otero Romero

Não é raro que pessoas que estão em um relacionamento pensem que entre elas e seus cônjuges não pode haver algo que os una mais – afetivamente falando – do que as relações sexuais. Além disso, no início do convívio, esta é uma das coisas às quais se dá mais importância e por meio da qual se mede o estado da relação. 

Devo dizer que, de certa forma, eles estão certos em fazê-lo, já que, pelo menos no caso dos homens, é a forma como expressam afeto por suas parceiras. 

Com o passar do tempo, todavia, as relações sexuais vão diminuindo entre os casais (não por falta de interesse, mas por outras questões), e como complemento à intimidade há muitas outras situações que os tornam mais próximos, o que demonstra quanta confiança e amor se tem. 

A esse respeito, você encontrará uma série de situações que são muito mais íntimas do que as próprias relações sexuais; todas elas constroem e fortalecem a instituição do casamento. Essas informações foram expostas nos sites Vix DimeLaNeta, conforme seguem: 

1. Uma doença

Todos nós sabemos o quão difícil pode ser contrair uma gripe, pior ainda quando não apenas um, mas o casal é infectado. Ficar desanimado, febril, rodeado de lenços sujos e remédios para diminuir os sintomas, e de cara feia devido ao mal-estar geral; isso com certeza não é algo vivido com intensidade durante o namoro. 

Advertisement

Agora, imagine uma situação um pouco mais séria: uma hospitalização devido a uma cirurgia, um acidente ou até mesmo uma doença mais grave. São coisas que medem o verdadeiro vínculo de um casal. 

2. Dor de barriga

É claro que a convivência diária faz com que a privacidade se perca, isso está claro para você, não é? Imagine-se na seguinte situação: você comeu algo que não lhe caiu bem, razão pela qual sua barriga está doendo a altas horas da noite. É algo difícil de disfarçar, isso e tudo o que acompanha uma dor de barriga. Em última análise, ou essa situação os une definitivamente, ou você deve simplesmente se perguntar o que está fazendo ao lado do seu amor. 

3. O que incomoda muitas mulheres (e homens): cabelos e pelos por toda parte

Não há nada mais desesperador para uma mulher do que encontrar o sabonete, a pia e o ralo do banheiro cheios de pelos ou cabelos. Pois bem, esses detalhes vêm no pacote da vida diária. 

4. Uma viagem

Esta é outra situação que põe um casal à prova. Tolerar, por várias horas, situações como: paradas para ir ao banheiro ou para comer alguma coisa, vômito por causa do cheiro de gasolina, calor sufocante ou carro encalhado no meio do nada; isso põe à prova até o relacionamento mais forte. 

De qualquer forma, situações assim o levam a descobrir um outro lado da pessoa amada, pois serão apenas você e ela em plena aventura. Sua forma de enfrentar os problemas será um sinal de como ambos podem agir sob pressão, coisa que só pode ser aprendida quando se está em apuros. 

Advertisement

5. Emoções

Há dias bons e outros não tão bons. Todo casal sabe que não há nada mais complexo do que lidar com todas as nuances de alguém que você ama, mas que é diferente de você. 

Saber tolerar crises de choro inexplicáveis, raiva, tristeza, irritabilidade, definitivamente o colocará entre a cruz e a espada; ainda mais quando você descobre a reação que a pessoa amada pode vir a ter quando você comete um erro. 

Toda essa gama de emoções, algumas que você nem conhecia, confirmará que, comparado a isso, o sexo não é tão íntimo quanto você pensava. 

6. Dormir juntos

Ah! Os desafios de cada casal que inicia sua vida a dois: roncos, cobertores roubados, posições esquisitas, inclusive golpes, cotovelos, joelhos e pés frios nos lugares mais inexplicáveis. Agora imagine suportar tudo isso uma noite após a outra. Que maior intimidade você quer? 

7. ‘Cara amassada’

Quando eram namorados, eles costumavam se esforçar para ficarem atraentes para a pessoa amada. A situação muda quando começam a viver juntos, pois vão se ver de “cara limpa”, inclusive sem tomar banho e de “cara amassada” após acordar. Essa é a vida típica de um casal: ou se amam ou se deixam, e não é segredo que muitos se queixam disso. 

Advertisement

8. Roupas íntimas

Não é a mesma coisa que ver uma bela roupa de baixo no corpo da pessoa amada, você vê-la suja em um balde ou pendurada molhada no varal. Mas é “o pão de cada dia” de uma vida a dois. 

9. Saber pedir perdão

É preciso muito amor e humildade para reconhecer que você errou ou para aceitar um pedido de desculpas da pessoa amada. Em suma, há poucas pessoas que não se sentem humilhadas ao desnudar o seu ser para permanecer ao lado de seu amor. 

10. Dias sem fazer nada

Você consegue passar horas a fio com seu cônjuge sem fazer algo mais importante? Se conseguir, parabenizo você, já que ficar em casa assistindo filmes com o ser amado, desfrutando a sua companhia, não pode ser outra coisa senão o verdadeiro amor. 

Essa é a verdadeira intimidade na vida cotidiana de um casal: ver o bem, o mal e o feio, e ainda continuar amando a pessoa com tudo o que ela é. 

Traduzido e adaptado por Erika Strassburger do original 10 situaciones de pareja que son más intimas que los encuentros sexuales 

Advertisement
Toma un momento para compartir ...

Erika Otero Romero

Erika é psicóloga com experiência em trabalhos comunitários, com crianças e adolescentes em situação de risco.