10 sinais urgentes de que você está precisando tirar férias

Saiba identificar quando é o momento de parar. Antes que o cansaço pare você.


Marilia de Andrade Conde Aguilar

Você não hesitaria em ficar na cama caso estivesse com uma gripe muito forte, certo?

Mas, você se permite descansar quando seus níveis de estresse estão absurdamente altos? Para muitas pessoas, a resposta é não.

Em uma pesquisa realizada em 2011 pela Associação Americana de Psicologia, um terço dos entrevistados alegaram que se sentem tensos e estressados durante o dia de trabalho, mas não conseguem tirar folga porque se preocupam com o que os outros irão pensar deles.

Altos níveis de estresse no trabalho não levam somente ao esgotamento mental, mas também a problemas de estômago, do sono, dores de cabeça e muito mais.

Leia: Como aliviar o estresse

Você consegue identificar quando já passou do limite?

Veja essa lista de 10 sinais que demonstram que você precisa de umas férias:

Advertisement

1. Qualquer probleminha vira um dramalhão

Todo mundo tem um dia ou dois em que fica meio pra baixo. Tudo bem. Isso faz parte.

Mas quando esse sentimento negativo começa a se prolongar é um indicativo de que o problema pode ser um pouco mais sério.

Quando você começa a descontar essa negatividade em outras pessoas, reagindo com falta de cortesia ou agressividade no ambiente de trabalho, já é sinal de que está perdendo completamente o controle de suas emoções.

2. Seus colegas de trabalho ficam perguntando se está tudo bem com você

Outras pessoas podem reparar que você está esgotado antes mesmo que você note.

Se seus colegas frequentemente fazem comentários do tipo “está tudo bem?”, ou “você parece cansado” é porque já está claro que você tem passado dos limites.

3. Você começa a errar demais

Estresse crônico é uma das principais causas de erros no trabalho.

O cansaço mental somado a longas jornadas de trabalho são extremamente prejudiciais para o desempenho profissional.

4. Tudo lhe chateia

Se tudo lhe aborrece no trabalho, nada lhe anima e você não consegue mais ver nenhum ponto positivo na empresa para a qual você trabalha, pode ser que você já esteja esgotado.

5. Comportamentos contraproducentes

Pessoas muito estressadas tendem a ficarem mais introspectivas, reclamar mais e colaborar menos com os colegas.

O que gera ainda mais tensão no ambiente de trabalho e aumenta os níveis de estresse.

Advertisement

Leia: Como gerenciar o estresse no trabalho

6. Tudo dói

Dores de cabeça, dores nas costas, olhos cansados são formas do corpo gritar para você que precisa de um tempo.

Pesquisadores da Universidade do Sul da Flórida afirmam que quando uma pessoa encontra-se em uma situação de estresse elevado, o corpo secreta algumas substâncias que provocam inflamações e aumentam a sensibilidade à dor.

7. Seu estômago reclama

Muitas pessoas reclamam de problemas estomacais ou intestinais quando passam por situações muito tensas.

Isso acontece porque o estresse provoca alterações nas bactérias que vivem em nosso corpo, o que pode gerar uma série de desconfortos gastrointestinais.

8. Não consegue ter uma noite de sono decente

A dificuldade para dormir também pode estar associada ao estresse do trabalho.

Alguns pesquisadores acreditam que os hormônios liberados pelo corpo quando passamos por situações estressantes podem causam os efeitos da tensão mais duradouros e sabotar o sono.

Leia: Dicas altamente eficazes para dormir melhor

9. Começa a ingerir álcool com frequência

Muitas pessoas que enfrentam altos níveis de estresse no trabalho passam a ingerir álcool como mecanismo de alívio das tensões.

Além de todos os problemas relacionados ao uso frequente do álcool, que em casos mais sérios podem levar à dependência e doenças graves, o grande problema é que esse é um efeito apenas aparente. O álcool não alivia nada – somente mascara.

Uma alternativa realmente eficaz para o alívio do estresse é a prática de exercícios físicos.

10. Fica insatisfeito com seu trabalho

Quando a pessoa perde o foco do trabalho, e começa a se questionar sobre seus motivos para ir trabalhar, porque escolheu esse trabalho, ou mesmo duvidar de suas próprias capacidades de se manter, é um dos piores sinais do esgotamento.

Esse é o momento de parar e sinceramente avaliar como seu trabalho afeta a comunidade e as pessoas a sua volta. Se você tiver uma família para sustentar, a importância do seu trabalho é ainda maior. Tenha uma foto de sua família sempre com você e lembre-se que você trabalha por eles.

A vida é muita corrida e muitas vezes assumimos mais compromissos do que somos capazes de lidar. Sei exatamente como é a sensação do esgotamento físico e mental.

Nem sempre é fácil desligar-se de tudo e tirar longas férias (mesmo que merecidas!).

Leia: Os 10 melhores destinos de férias no Brasil para a família inteira

Mas, permita-se tirar nem que seja apenas alguns dias de folga. Esse período servirá para revigorar o corpo e a mente e permitirá colocar as coisas em perspectiva e fazer os ajustes necessários para uma vida mais saudável e feliz.

Você merece!

Toma un momento para compartir …

Marilia de Andrade Conde Aguilar

Marilia Condé Aguilar é advogada, escritora, esposa e mãe. Adora pesquisar e está sempre em busca de soluções práticas para ajudá-la a equilibrar suas responsabilidades familiares e profissionais.