10 sinais que mostram que você ainda quer mais um filho (mesmo tendo jurado que não)

Você disse que "chega". No entanto, de repente sente algo lhe dizendo que você pode querer outro bebê na sua vida.

Fernanda Gonzales Casafús

Quando um casal planeja o número de filhos, às vezes o número inicial está longe do número “real”. Muitos pais costumam não querer mais filhos quando já têm 2 ou 3; no entanto, algumas mulheres, embora tenham jurado não querer ter mais filhos, podem experimentar a sensação imaginar uma futura gravidez.

Eu tenho dois filhos, uma menina e um menino. Meu marido e eu fantasiávamos com ter três filhos e até pensávamos nos nomes. Quando meu segundo filho nasceu, na sala de cirurgia, e enquanto eu estava me preparando para uma cesariana, uma enfermeira me perguntou, com um bloco de notas mão, se eu queria que fosse feita uma ligadura de trompas na mesma cirurgia, como esterilização permanente. Naquele momento, eu disse um “não” categórico e sincero, pois pensava em ter mais filhos. Hoje, embora não escolheria esse método de controle da natalidade, não tenho tanta certeza se quero ou não mais um filho, pelo menos no momento não fico empolgada (digo, por enquanto).

Você pode jurar e jurar que não terá mais filhos, porque já tem 2 ou 3 e, de repente, vê sua amiga que acaba de se tornar mãe e sente vontade, ou morre de nostalgia. Estes podem ser sinais de que “a fábrica” ainda não está fechada, como dizem por aí, mas que, inconscientemente, você deseja outro bebê.

No meu caso, por exemplo, ainda fantasio sobre a ideia de três filhos, e é uma ideia que sempre gostei. Mas, usando a razão, e não o coração, devo admitir que não estou pronta para um terceiro filho. É por isso que sempre digo que “por enquanto” me recuso fortemente a ter um bebê. Mais tarde, Deus dirá.

Achei muito engraçado o post de Carla Wiking, no Blog Mom, onde ela detalha os 10 sintomas que considera indicar que uma mulher ainda pode querer outro filho em sua vida, mesmo que tenha gritado aos quatro ventos que não queria mais. Concordo e me identifico com vários pontos. Então, compartilho-os com você, acrescidos de minha opinião pessoal:

Advertisement

1. Você não quer doar as roupas dos seus “bebês”

Faz mais de cinco anos que teve seu último bebê, e ainda é difícil doar as roupas que você guardou  perfeitamente. Você sempre dá desculpas, mas a verdade é que você as deixa guardadas “por precaução”.

2. Você não para de ver ideias para quartos de bebês na internet

Além disso, você tem consultado, se perceber, dicas em fóruns de mães e não deixa de verificar no Pinterest as melhores decorações infantis e fotos de bebês risonhos.

3. Você se convenceu de que a gravidez não foi tão ruim

Você passou mal nos primeiros meses, mas acha que, no final das contas, não foi tão grave, e estaria disposta a passar por outra gravidez, se fosse esse o caso. Sua mente está focada em relembrar os momentos delicados, como o bebê chutando, mas tende a esquecer os momentos em que queria que o bebê já tivesse nascido.

4. Você se esquece de como dormiu pouco

Agora que o tempo passou, você diz que não era tão terrível ter dormido pouco, tanto na gravidez quanto nos primeiros meses do bebê. Você diz a todos que, na verdade, não passou tão mal e que cada bebê é diferente e único na maneira como dorme.

5. Seu filho mais novo faz mais um aniversário e você fica nostálgica

Ele não é mais “seu bebê”. Você sente falta do dia em que andou pela primeira vez ou quando dormia em seus braços. A nostalgia está acabando com você, e algo lhe diz que um bebê poderia acalmar seu desejo maternal.

Advertisement

6. Você pesquisa no Google “ter 3 filhos” (ou 4 … ou mais)

Você quer saber como é ter mais filhos e procura opiniões e experiências. Isso é porque você está pensando, não é verdade? Você conversa com outras mães e investiga como elas gerenciam o número de filhos que você deseja ter.

7. Você fica incomodada cada dia que toma o anticoncepcional

Inconscientemente, o que você quer é outro bebê! Você usa todo tipo de desculpa para parar de tomá-los, por algo que é.

8. Você pega bebês no colo (todos que consegue pegar)

Se há um bebê na família, você o pega no colo ou cuida dele, quer sentir o seu cheiro, oferece-se para cuidar dele e fica derretida diante de tanta ternura. Consegue ver? Está muito claro.

9. Você já pensa em netos

Seus filhos mal passaram dos 20, e você já fica imaginando o dia em que lhe darão um neto, porque você ama bebês. Bem, talvez seja melhor ter outro antes de esperar tanto tempo, não acha?

10. Você não imaginava que gostaria tanto de ser mãe

Disseram que era a melhor coisa do mundo, mas você nunca imaginou que fosse tão bom. Você quer mais bebês em sua vida, sim, mais filhos. No final das contas, eles são o motor da nossa vida.

Advertisement

Não sei se terei mais filhos no futuro, mas sei que eles mudaram minha vida. E você, quantos filhos gostaria de ter? Está preparada para enfrentar o desafio de outra criança, mesmo tendo dito que não teria outro bebê?

Traduzido e adaptado por Erika Strassburger, do original 10 signos que te demuestran que aún quieres un hijo más (aunque hayas jurado que no)

Toma un momento para compartir ...

Fernanda Gonzales Casafús

Fernanda Gonzalez Casafús é argentina, mãe e formada em jornalismo. Ama os animais, daçar, ler e a vida em família. Escrever sobre a família e a maternidade se tornou sua paixão.