10 sinais de gravidez que você não fazia ideia

Confira alguns sinais menos óbvios de que há um ser humano crescendo dentro de você.


Melinda Fox

Fico totalmente espantada com o fato de tantas mulheres não perceberem que estão grávidas até entrarem em trabalho de parto. Isso é tão comum, que há até mesmo uma série de televisão inteira dedicada a contos de mulheres que não sabiam que estavam grávidas até darem à luz.

Além de ver a barriga crescendo, quais são os sinais de que há um ser humano crescendo dentro de você? Coletei informações sobre alguns dos sinais menos óbvios de gravidez e compartilho-os aqui para que você esteja ciente deles:

1. Sangramento

Muitas mulheres pensam que se estão tendo sangramento vaginal, elas não estão grávidas. No entanto, é bastante comum que as mulheres sangrem durante os estágios iniciais da gravidez. Na verdade, de acordo com um estudo publicado no American Family Physician, cerca de 25 por cento das mulheres sangram em seu primeiro trimestre.

Se você estiver sangrando a quantidade equivalente a um período regular, você provavelmente não está grávida. No entanto, ligeiras manchas com uma cor geralmente mais clara do que o sangue menstrual são típicas nos primeiros 6 a 12 dias após a concepção.

2. Aumento do desejo sexual

Seu corpo passa por tantas mudanças quando você engravida e muitas partes do corpo acabam ficando mais sensíveis. Por exemplo, a circulação sanguínea aumenta nas partes mais baixas de seu corpo e sua vulva fica mais inchada. Não somente isso, mas o aumento dos hormônios pode deixá-la faminta por sexo. Portanto, se sua libido está nas alturas você pode desejar comprar um teste de gravidez.

Leia: 10 sintomas certeiros de gravidez

3. Gosto de metal na boca

Acredite ou não, os hormônios desempenham um papel em seu paladar. Quando os hormônios da gravidez aumentam, pode levar algum tempo para eles se uniformizarem e fazerem com que seu paladar volte ao normal. Muitas grávidas se queixam de sentirem gostos estranhos na boca depois de comerem ou saborearem algo, um sabor metálico distinto.

Advertisement

4. Sonhos vívidos

Muitas mulheres admitem terem sonhos marcantes durante a gravidez, mesmo aquelas que tinham dificuldade para se lembrar de seus sonhos antes. Há uma série de teorias que tentam explicar a causa desses sonhos. Alguns cientistas alegam serem os hormônios a causa, enquanto outros dizem que a insônia, em geral, torna os sonhos mais frequentes. Independente da causa, se você repentinamente passou a ter sonhos vibrantes, isso pode sugerir que você esteja grávida.

5. Seios sensíveis

Durante a gravidez, especialmente durante o primeiro trimestre, é comum que seus seios fiquem sensíveis. Na verdade, eles podem até ficar bem doloridos.

Além disso, seus mamilos podem sobressair mais do que o habitual, a área ao seu redor pode se tornar maior e mais escura e as veias azuis em seu peito podem se tornar mais evidentes.

Se você notar qualquer dessas alterações em seus seios, talvez você esteja grávida.

6. Manchas escuras na pele

Manchas escuras na sua pele, também conhecidas como melasma, ocorrem em 50 por cento de mulheres durante a gravidez. Os níveis hormonais causam uma maior sensibilidade ao sol e mudanças na pigmentação da pele.

7. Fadiga

A fadiga é comum durante a gravidez porque seu corpo está produzindo mais sangue para poder transportar nutrientes para o bebê que está crescendo. Seus níveis hormonais estão mudando; e seu corpo, passando por muitas mudanças físicas e emocionais que podem lhe deixar esgotada.

Se você está se sentindo mais cansada do que de costume, essa pode ser uma indicação de que você está esperando.

8. Micção frequente

Se de uma hora para outra você começa a ir ao banheiro com mais frequência do que costumava ser necessário, talvez você esteja grávida. Quando você engravida, seu corpo começa a acumular mais líquido, os rins começam a trabalhar a todo vapor, e você produz mais gonadotrofina coriônica humana, um hormônio que aumenta o fluxo sanguíneo na pelve. Essas mudanças podem tornar suas idas ao banheiro mais frequentes.

9. Dores de cabeça

É comum um aumento nas dores de cabeça durante o primeiro trimestre da gravidez. É o período em que seu corpo está produzindo mais sangue e, também, recebendo hormônios adicionais. Devido a essas mudanças na química em seu corpo, você está mais propensa a dores de cabeça.

10. Mudanças de humor

Se você está em uma montanha-russa de emoções indo, inesperadamente, para cima e para baixo, é possível que isso seja um efeito dos hormônios da gravidez. Nas primeiras 12 semanas de gravidez, a quantidade dos hormônios estrogênio e progesterona aumenta, e isso pode deixá-la aborrecida e irritada.

Advertisement

Leia também: Manual completo de depressão na gravidez

_Traduzido e adaptado por Erika Strassburger do original 10 signs of pregnancy that you’re not aware of

Toma un momento para compartir …

Melinda Fox

Melinda Fox é graduada em Inglês. Ela trabalha com o time de conteúdo do FamilyShare.com.