10 problemas de saúde que você pode detectar apenas observando a pele do seu rosto

Descubra o que o seu rosto lhe diz sobre sua saúde e reverta as rugas que não são relacionadas ao tempo!


Mariel Reimann

Alguns campos da medicina descobriram que se observarmos as diferentes partes de nosso corpo podemos encontrar sinais que indicam deficiências de vitaminas, minerais ou outros problemas de saúde. A aparência da pele de seu rosto e inclusive as suas linhas de expressão têm algo a dizer sobre a sua saúde.

A medicina ayurvédica, um ramo da medicina natural que baseia seus estudos e tratamentos “em plantas medicinais, massagens, técnicas de desintoxicação e hábitos alimentares para estabelecer e manter o equilíbrio do corpo e da mente”, diz que, se observarmos nosso rosto com atenção, podemos descobrir de quais problemas de saúde sofremos, se esse for o caso.

As linhas em seu rosto não mostram apenas o passar dos anos. Além das rugas começarem a aparecer como um sinal da deterioração das propriedades das células que formam os tecidos da pele, a pele do seu rosto e em especial as rugas podem indicar:

1. As rugas horizontais que se encontram principalmente ao lado dos olhos e na testa

A presença destas rugas indica situações que nos oprimem ou nos preocupam. Por outro lado, também são o resultado de um excesso de açúcares, líquido e gorduras em nossa dieta.

2. As rugas verticais, especialmente ao lado direito da sobrancelha

A presença dessas rugas indica funções hepáticas enfraquecidas. Isto pode ser devido à presença de um fígado intoxicado.

3. As rugas verticais ao lado esquerdo da sobrancelha

Localizadas no lado oposto da sobrancelha, em relação às rugas verticais à direita que indicam um fígado enfraquecido, estas indicam enfraquecimento dos vasos.

4. Ruga horizontal no cenho do nariz

Esta ruga, que é muito comum, indica uma predisposição para alergias, e também a possível presença de doença no intestino e/ou aparelho digestivo.

Advertisement

5. As bolsas que ficam sob os olhos que afetam muitas mulheres

Sua presença indicaria problemas de retenção de líquido, excesso de líquido e/ou problemas renais.

6. Inflação dos olhos

Os olhos inchados podem indicar uma dieta rica em gorduras e açúcar.

7. Olheiras ou círculos escuros sob os olhos

As olheiras, que todas tentamos esconder com maquiagem, podem indicar duas coisas fundamentais que precisamos manter em mente para ter uma boa saúde: Falta de descanso de qualidade na hora de dormir e uma dieta com baixo teor de ferro.

8. Coloração amarela da pele

Esta condição é conhecida pelo nome de icterícia, e indica problemas hepáticos.

9. A pele avermelhada

É importante diferenciar entre uma coloração avermelhada após tomar sol ou correr ou fazer qualquer exercício físico de alto impacto, com vermelhidão que não está relacionada com qualquer um desses fatores.

Neste último caso, esta coloração ocorre quando ingerimos café e não recebemos vitamina D suficiente. Uma fonte de vitamina D é o sol, e as pessoas que não passam parte de seu tempo ao ar livre podem ter um déficit desta vitamina. Outro sintoma da falta dessa vitamina pode ser o decaimento e a depressão.

As bebidas como o café, o álcool e os alimentos picantes geram desidratação e isso, somado à falta de vitamina D, resulta na coloração avermelhada da pele de seu rosto.

10. A presença de rugas nos cantos da boca e lábios feridos

A presença de rugas nos cantos da boca pode indicar uma deficiência de vitamina B. Por outro lado, os lábios ressecados e feridos podem ser o resultado da falta de vitamina C.

A chave é tentar sempre levar uma dieta o mais equilibrada possível, tentando não ter excessos nem do que é prejudicial, nem do que é bom para a sua saúde. O excesso de exercícios, uma dieta muito rigorosa também pode prejudicá-lo em diferentes áreas. Manter-se ativo e dedicar um momento do dia para desfrutar do ar livre é vital para você e sua família.

Toma un momento para compartir …

Mariel Reimann

Mariel Reimann é a Diretora de Conteúdo da KSL Latino. Ela estudou direito na Universidade Nacional de Cordoba, e atualmente mora em Salt Lake City, Utah.