10 pensamentos que você tem apenas quando está com a pessoa certa

Aqui estão alguns pensamentos para levarmos em conta quando ficarmos em dúvida se estamos mesmo casados com a pessoa certa.

Luiz Higino Polito

Mesmo nos casamentos mais “celestiais” de parentes e amigos que eu acompanhei durante muitos anos, existem muitos desafios. Desafios de toda ordem, seja no relacionamento entre os cônjuges, seja em relação às finanças, à criação dos filhos, na tomada de decisões do dia a dia e nas decisões maiores, como mudar de cidade, ou coisas do tipo.

Tampa da panela

Muitas pessoas não acreditam na ideia de que cada pessoa só tenha de encontrar a sua “tampa da panela”, ou a sua “outra metade da maçã”, para que tudo dê certo, e depois, é só viverem “felizes para sempre”.

Abordei esse tema no artigo 6 atitudes de casais que nasceram um para o outro.

Do referido artigo, vou extrair apenas um trecho, que acho pertinente para embasar este novo artigo: “(…)os casais que nasceram um para o outro se respeitam entre si, têm comprometimento, buscam os mesmos ideais, são verdadeiros companheiros, se perdoam quando necessário e, logicamente, amam um ao outro, fazendo de seus lares o lugar onde mais gostam de estar“.

Diferenças entre os casamentos que “deram certo” e os outros

Embora esse seja um exercício arriscado, o de tentar alistar pensamentos sobre as diferenças entre os casamentos felizes e os infelizes, ousarei postar algumas ideias a respeito, que não são conclusivas e nem pretendem ser. Porém, talvez tais pensamentos possam ajudar algumas pessoas que estão em dúvida se realmente já estão vivendo com a pessoa certa, ou se a pessoa com quem estão namorando ou estão noivas, será mesmo aquela que as farão felizes. Importante é repetir aqui, para as pessoas que têm o sonho muito irreal dos casamentos dos contos de fadas, que o casamento da vida real tem muitos desafios, provações e fases ruins, apesar de poderem também ser felizes e trazerem grande realização. Vamos lá, então?

Advertisement

10 pensamentos que só tem quem casou com a pessoa certa

1. Apesar dos desafios financeiros, pretendemos continuar sempre juntos

Conforme dito acima, quase todos os casamentos passam por dificuldades financeiras, de vez em quando, pelo menos. Tais dificuldades financeiras podem acabar com os casamentos que não têm fundamentos sólidos, mas servem também para unir mais e fortalecer os casamentos onde os dois têm o mesmo objetivo, que é criar uma família custe o que custar. Estão dispostos a resolverem juntos as dificuldades e fazem o possível para conseguirem isso, sem esmorecerem.

2. Mesmo com diferentes teorias de como criar os filhos, tentamos chegar a um acordo quanto a isso

Quase sempre um dos dois cônjuges é mais bonzinho com os filhos, enquanto o outro é mais severo. Ambos acabam por se complementarem, apesar disso ser fonte de muitas discussões entre eles. No fim, porém, percebem que os filhos acabam por se tornarem ótimas pessoas, porque o mais importante para os filhos é eles verem que os seus pais se amam, apesar de pensarem e agirem diferentemente em relação a eles, de vez em quando, quanto à sua educação.

3. No início, o relacionamento íntimo pode não ser perfeito, mas procuraremos nos ajustar, para que isso seja bom para nós dois

Essa parte do casamento, como as outras anteriores, são verdadeiros pilares de um casamento bem-sucedido. Então, ambos, pelo diálogo, procuram mostrar um ao outro o que os agrada e o que não querem, e um respeita a vontade do outro, sem forçar nada.

4. Teremos paciência com os parentes um do outro

Sogras, cunhados, tios e primos dos dois lados podem ser pessoas agregadoras ou que, conscientemente ou não, atrapalham o relacionamento conjugal. Cabe aos dois terem paciência com todos eles, se querem mesmo ter um casamento duradouro.

5. Cooperaremos um com o outro em todas as coisas

Seja para trocar uma fralda, lavar a louça, colocar o lixo para fora ou ganhar dinheiro para a família, ambos estão dispostos a fazer o que for necessário, cooperando sempre um com o outro.

Advertisement

6. Faremos muitas atividades a sós e com a família toda

Atividades familiares como viagens, passeios ao cinema e zoológico, visitas a parentes e frequência a uma Igreja, são coisas que podem unir muito a família. Os dois devem também reservar momentos para só eles dois, para namorarem novamente.

7. Estaremos sempre com o objetivo de fazer as pazes após desentendimentos, pois a família estará acima de tudo

Lembrar sempre que possíveis desavenças são coisas menores do que o bem-estar de toda a família. Por isso, quando a raiva passa, sempre estão dispostos a fazerem as pazes ou mesmo discutirem a relação para minimizar futuros atritos.

8. Sempre que possível, e nas datas muito especiais, comemoraremos todos juntos para criarmos recordações que os filhos jamais esquecerão

O que mais gostamos de relembrar, conforme os filhos vão crescendo, são as atividades (e os sustos) que todos vivenciamos nas viagens e passeios em família. Mesmo as coisas ruins que acontecem nessas atividades familiares se tornam lembranças muito engraçadas que todos gostam de recordar.

9. Lembraremos sempre da importância de tratar o outro com educação, carinho e respeito

“Trate seus parentes como trata suas visitas”, é um ditado que resume tudo o que devemos fazer na hora do relacionamento entre os dois, e entre todos da família: “com licença, me desculpe, por favor e obrigado”. Palavras mágicas que podem trazer ao lar grande harmonia.

10. Lembrarmos de fazer pequenas coisas e gestos para agradarmos o cônjuge

A mulher, preparando o jantar predileto do marido, e o marido, trazendo um bombom ou uma flor para a esposa, são coisas que unem o casal. Cada casal sabe o que agrada (e o que desagrada!) o seu parceiro, e que para terem um casamento duradouro, essas pequenas coisas e o gesto de dizerem sempre “Eu amo você”, que podem fazer toda a diferença.

Advertisement

Já foi dito que “casamento feliz não acontece por acaso”. Boa vontade, compreensão, abnegação, trabalho e bom humor são virtudes que não podem faltar.

Toma un momento para compartir ...

Luiz Higino Polito

Casado, pai de três filhos e avô de quatro netos, estudei oratória e didática. Gosto muito de escrever. Profissionalmente, sou músico e tenho um Sebo Virtual, onde vivo com minha esposa e cercado de livros!