10 meios de melhorar as chances de engravidar

Estes hábitos saudáveis podem aumentar suas chances de engravidar.


Sônia Penha

Existem mulheres que têm muita facilidade para engravidar, outras passam muito tempo tentando. Especialistas admitem que isso é ainda um mistério.

Sarah Berga, MD, presidente da obstetrícia e ginecologia e saúde das mulheres em Wake Forest Baptist Medical Center em Winston-Salem, NC diz que “Temos indícios – fatores, como quando sua mãe entrou na menopausa e quão regulares são seus ciclos – mas eles não nos dizem tudo. Depende muito do indivíduo.”

Como se preparar para a gravidez

Porém, se você e seu cônjuge estão tentando engravidar, existem algumas maneiras de suas chances aumentarem com alguns ajustes no estilo de vida. Veja alguns e experimente.

1. Corte o refrigerante

Pare com os refrigerantes, pois segundo um estudo de 2012 coescrito por Lauren Wise, ScD a taxa de fertilidade é 16% menor em mulheres que bebem duas ou mais porções de qualquer tipo de refrigerante por dia.

2. Vá para a cama cedo

Procure adquirir bons hábitos de sono. Uma pesquisa indicou que mulheres que ajustaram regularmente o relógio para sete a oito horas de sono por noite observaram melhores resultados quando submetidas a tratamentos de fertilização in vitro.

5 áreas a cuidar para uma gravidez após os 40

3. Escove melhor os dentes

Cuide muito bem dos seus dentes porque uma pesquisa australiana de 2011 mostrou que doenças da gengiva podem acrescentar dois meses no tempo que se leva para engravidar. Se você está pensando em ficar grávida visite seu dentista antes e faça uma avaliação.

4. Faça exercícios, mas não exagere

Se você tem o hábito de se exercitar e está querendo engravidar, não exagere. Uma pesquisa da Wise sugeriu que mulheres magras que malham vigorosamente cinco horas por semana ou mais têm 42% menos probabilidade de engravidar do que aquelas que não se exercitam tanto. Fale com o seu médico e com o seu treinador.

Advertisement

5. Não deixe ele ficar tanto tempo na frente da TV

Seu marido é do tipo que gosta de ficar em frente à TV por longas horas? Revejam esse hábito se estiverem pensando em ter um bebê. Um estudo de 2013 de Harvard mostrou que indivíduos que assistem mais de 20 horas de TV por semana têm uma contagem de esperma 44% mais baixa do que aqueles que quase não assistem. Desliguem a TV!

6. Controle a ansiedade

A ansiedade atrapalha quem está tentando engravidar. Então, controle seu nível de estresse. A Dr. Berga explica isso, ela disse que “Se os seus níveis de estresse forem muito altos, você vai simplesmente parar de ovular”.

8 dicas para o bem-estar emocional durante a gravidez

7. Tente evitar glúten

A intolerância ao glúten é um dos fatores para certos problemas de reprodução e fertilidade. Um recente estudo da Universidade de Columbia apontou que 6% das mulheres com infertilidade sem explicação possuem doença celíaca. O autor do estudo Peter Green, MD disse que “Eles produzem anticorpos que podem interferir com o desenvolvimento da placenta”. Cobaias que testaram uma dieta livre de glúten conceberam dentro de um ano.

8. Encoraje seu marido a perder peso

Homens com peso saudável tendem a ser mais férteis. De acordo com um estudo feito em 2013, homens que estão com sobrepeso ou obesos são mais propensos a ter baixas contagens e concentração totais de esperma.

9 Pare de fumar

Segundo a Sociedade Americana de Medicina Reprodutiva fumar resulta numa menor qualidade do esperma, por esse motivo recomenda-se parar de fumar se tentar engravidar. Aproveitem esse incentivo e deixem de fumar agora.

Fumar x gravidez: O que toda gestante que fuma precisa saber

10. Ache outro lugar para colocar o celular dele

Uma revisão publicada pelo Grupo de Trabalho Ambiental informou que homens que guardam telefones em seus cintos ou nos bolsos das calças têm baixa produção de esperma, possivelmente devido às ondas eletromagnéticas que eles emitem.

Toma un momento para compartir …

Sônia Penha

Sônia Penha é esposa e mãe de duas lindas filhas. Ama sua família, gosta de ler e se informar sobre vários assuntos, gosta de fazer artesanato e atividades que envolvam a família e amigos. Possui formação em Informática e é editora para o Familia.com.br.