10 maneiras pelas quais você está ferindo seus relacionamentos

Bom observar o que prejudica os relacionamentos para fazer o contrário e criar laços de amor e harmonia.


Suely Buriasco

Muitas pessoas dizem que não são entendidas e que sofrem muito por isso, mas ao serem chamadas à reflexão de suas próprias ações se esquivam, preferindo transferir a responsabilidade sempre para os outros. Incorporam o papel de vítimas e não param para pensar que se têm problemas em seus relacionamentos, é muito provável que o erro esteja na sua forma de conduzi-los.

Leia: Como parar de se fazer de vítima

Se isso tem acontecido com você o melhor é buscar entender, de forma sincera, o que acontece. Observe algumas maneiras de não se dar bem com ninguém:

1- Seja intransigente

Não aceitar as próprias falhas, viver apontando as imperfeições dos outros e simplesmente não considerar as pessoas e suas opiniões são características de pessoas intransigentes, inflexíveis. Difícil de conviver, não é mesmo?

2- Manifeste a sua arrogância

O arrogante se acha em posição de humilhar qualquer pessoa ou, pelo menos, as que acreditam que não o possam prejudicar. São os “donos da verdade” e se mascaram com a prepotência para disfarçar o quanto são infelizes e não gostam de si mesmos.

3- Não dê atenção aos outros

Pensar só em si mesmo, não levando em conta o que os outros precisam ou gostariam é uma forma eficaz de afastar todo mundo de você. Pessoas desatenciosas são muito egoístas para viver em grupo.

Leia: Egoísmo, livre-se disso!

Advertisement

4- Faça com que sua palavra prevaleça sempre

Se precisar levante a voz, mas não permita que seu parecer seja desmerecido, afinal você está sempre com a razão, certo? Errado, sempre temos o que aprender e quem quer ter a última palavra sempre não considera, nem ouve o outro. Esse é o tipo de pessoa que todo mundo quer longe.

5- Esqueça a gentileza

Respostas grosseiras, atitudes rudes e toda forma de estupidez tornam qualquer pessoa antissocial, afinal, ser gentil é fundamental para a saúde de qualquer relacionamento. A gentileza tem a ver com educação; pessoas educadas são, consequentemente, gentis.

6- Não seja solidário

A base de qualquer relacionamento é a interação e cooperação entre os envolvidos. Ser solidário é entender, apoiar, esclarecer e ajudar no que for possível as pessoas com as quais convive. Quem não se solidariza com o outro, não entende seus sentimentos e nem “perde seu tempo” na tentativa de fazer algo em favor de alguém, realmente, não está apto para manter um relacionamento, sequer, razoável.

7- Aja de forma preconceituosa e hostil

Pessoas que adoram se escandalizar com os atos alheios e, por isso, vivem condenando e falando mal de todo mundo são péssimas em relacionamento. Quem só dá ênfase ao que considera intolerável nos outros, torna-se intolerável para todo mundo.

8- Reaja melindrosamente

Não aceite qualquer tipo de crítica e se ofenda por qualquer coisa, seja enfim uma pessoa melindrosa, do tipo que vive magoada com todo mundo.

9- Provoque irritação

Seja irritante sempre que interagir com alguém, faça barulho desnecessário, não respeite a concentração, aja com ironia. Pessoas que se comprazem em irritar os outros são tachadas de chatas e inconvenientes; ninguém quer por perto.

10- Mantenha-se isolado

Isolar-se das pessoas de seu convívio farão com que elas se sintam rejeitadas e se afastem também. Não existe relacionamento onde não haja interação.

Seja nas amizades, nas relações familiares, profissionais ou amorosas, qualquer relacionamento sadio exige troca, respeito e consideração.

Vale refletir: Pessoas generosas, que valorizam o lado bom das pessoas e situações jamais se sentem sozinhas.

Leia também: Relacionamentos familiares: Desista da competição

Advertisement
Toma un momento para compartir …

Suely Buriasco

Mediadora de Conflitos, educadora com MBA em Gestão Estratégica de Pessoas, apresentadora do programa Deixa Disso com dicas de relacionamentos. Dois livros publicados: “Uma fênix em Praga” e “Mediando Conflitos no Relacionamento a Dois”.