10 maneiras pelas quais Deus está lhe mostrando o caminho certo

Para você que deseja que Deus o guie, aqui estão dez maneiras pelas quais Ele lhe mostra o melhor caminho a seguir.

Erika Strassburger

Todos os dias, deparamo-nos com situações em que decisões precisam ser tomadas. São situações profissionais, financeiras, conjugais, relacionadas à criação dos filhos, ao relacionamento com familiares e amigos. Podem ser cotidianas e simples, como o que comer no almoço ou que roupa vestir. Há situações, porém, cujas decisões podem mudar o curso de nossa vida, como escolher que curso fazer na faculdade, aceitar ou não uma proposta de emprego, casar-se ou não com o namorado, abraçar ou não uma nova fé.

Como fazer a melhor escolha? E uma pergunta que os fiéis se fazem, “Como saber o que Deus espera de mim?”. Para você que deseja que Deus o guie, aqui estão dez maneiras pelas quais Ele lhe mostra o caminho a seguir:

1. Sentimentos e sensações ruins

Ao nascermos, recebemos um presente divido que nos possibilita sentir se o que fazemos é bom ou ruim, chama-se Luz de Cristo ou consciência. Sempre que você ofende alguém, faz algo desonesto ou comete qualquer outro erro, sua consciência “apita” dizendo que aquilo não foi bom. Você sente um aperto no peito, uma dor no estômago, fica irritado e não consegue dormir direito.

Mas, antes mesmo de tomar uma decisão ruim, o Senhor envia um alerta contra o perigo. “Algo me diz que não devo ir lá!”, “Sinto que não devo falar isso!” ou “Tenho a sensação de que não devo fazer isso!”. Certamente, pensamentos assim já lhe vieram à mente. Se você obedeceu à sua intuição, provavelmente se livrou de vários problemas. Mas se não deu atenção a elas, deve ter algumas histórias desastrosas para contar.

2. Sentimento de tranquilidade e paz

A Luz de Cristo dá paz à nossa mente, dá-nos sensação de segurança e conforto quando estamos no caminho certo (mesmo em momentos de tribulações) ou quando nos deparamos com algo bom.

Advertisement

Se você estiver em espírito de oração, isto é, se tiver feito uma oração a respeito de uma decisão a ser tomada, e se sentir em paz em relação à sua escolha, vá em frente! Este é o aval de Deus à sua decisão.

3. Você sente que algo está faltando

Muitas vezes, contentamo-nos superficialmente com nosso estilo de vida, mas no fundo sentimos que nossa vida não está nos eixos, que poderia ser melhor. Temos a forte sensação de que algo nos falta.

Se você se sente incompleto, corra atrás daquilo que está faltando. Pergunte a Deus: “Senhor, que mais devo fazer? O que está faltando na minha vida?”, e aguarde a resposta. Se sua pergunta foi sincera, ou seja, você não perguntou apenas por curiosidade, mas com a intenção de melhorar, a resposta virá.

4. A verdade sacia a sua alma

Quando encontramos o melhor caminho a seguir, sentimo-nos em paz, temos uma sensação indescritível de saciedade. Se é assim que você se sente, é Deus lhe falando que você está no caminho certo.

5. Pensamentos, sentimentos ou sensações contínuas a respeito de determinado assunto

O Senhor é tão misericordioso e paciente conosco, pois, às vezes, somos tão desleixados e teimosos, e deixamos para lá Seus alertas, que vêm como sentimentos, pensamentos e impressões. E Ele, por muito tempo, continua a nos alertar. Mas se não pararmos de ignorá-Lo, podemos acabar perdendo essa dádiva.

Advertisement

Se você se vê diante de um pensamento insistente, não o ignore, mas dê muita atenção a ele, e corra atrás de respostas. Não perca as oportunidades que terá de melhorar e as bênçãos que receberá por dar ouvidos aos sussurros do Senhor.

6. Deus revela a Sua vontade por meio das escrituras sagradas

As escrituras sagradas foram escritas por profetas e reis, na maioria das vezes por inspiração divina. Elas se aplicam tanto à época em que foram escritas e ao povo para o qual foi escrito, como podem se aplicar a situações atuais e a nós, individualmente. Mas não é qualquer escritura que irá se aplicar a nossa atual circunstância, por isso é tão importante estarmos em sintonia com o Senhor para não nos equivocarmos.

Não acho proveitoso pegar um livro sagrado, abri-lo e tomar o primeiro verso encontrado como revelação divina. Você quer realmente receber revelação por meio das escrituras? Então comece estudando-as diariamente, e, antes de ler, peça ao Senhor que lhe faça sentir quando algo que ler naquele dia se aplicar a você. E peça, também, para que aquilo que você está estudando possa vir à sua mente em momentos de necessidade.

7. As revelações vêm conforme sua maturidade espiritual e capacidade de compreender

Gostei muito de algo que foi dito pelo ex-piloto de avião e cristão Dieter Uchtorf: “O simples fato de não conseguirmos ouvir algo não significa que não haja nada para se ouvir. Duas pessoas podem ouvir a mesma mensagem ou ler a mesma escritura, uma poderá sentir o testemunho do Espírito e a outra não”.

Muitos ainda não podem tolerar a “carne” do Evangelho, pois seu “organismo” só consegue digerir o “leite”. Então, precisamos ter paciência para aprender à nossa própria velocidade e na ordem certa, primeiro os princípios do Evangelho, e verdades maiores virão. E não é porque uma pessoa compreende algo que você não compreende que ela está errada. Ela pode estar em um estágio espiritual mais avançado que o seu.

Advertisement

8. Ele enternece seu coração para que você se torne humilde e receptivo

Para revelar Sua vontade a nós, o Senhor precisa encontrar um coração humilde e bem-disposto para aprender e aceitar a verdade. Não adianta achegarmo-nos a Ele com conceitos pré-concebidos. Ele não irá se adaptar àquilo que achamos ser verdade. Nós é que precisamos nos adaptar à verdade do Senhor, que é a única verdade que existe.

Se você permitir, o Senhor moldará o seu coração para que você se torne humilde e receptivo. Mas se você se mantiver irredutível, estará desperdiçando a oportunidade e privilégio de ser moldado pelas mãos do Oleiro e ter uma vida muito melhor.

9. Cuidado com as fontes duvidosas!

Para quem não tem fé, os caminhos de Deus parecem loucura. E há pessoas de sobra na internet e fora dela cheias de argumentos contra a existência de Deus, contra o caminho que você decidiu trilhar. “Quem não tem o Espírito não aceita as coisas que vêm do Espírito de Deus, pois lhe são loucura; e não é capaz de entendê-las, porque elas são discernidas espiritualmente”. (1 Coríntios 2:14)

Sua fé é entre você e Deus. É Dele que você deve buscar revelação para saber a verdade e não de opositores.

10. Ele envia Seus servos para o ensinar e ajudar

Recentemente, ouvi uma senhora contando uma linda experiência que teve. Ela e seu marido (ambos têm mais de 60 anos) tinham um grande desejo de seguir a Deus, mas não conseguiam encontrar um caminho que fosse bom para ambos. Então, ela decidiu colocar nas mãos do Senhor essa questão, pediu que Ele mostrasse o melhor caminho a seguir. Alguns anos depois, o Senhor enviou dois anjos humanos à sua casa e ela imediatamente reconheceu que aquela era a resposta de Deus à suas súplicas.

Advertisement

Nosso Pai Celestial é maravilhoso! Ele nos ama, preocupa-se conosco e está disposto a guiar nossa vida, se o permitirmos. Permita que ele guie seu caminho. Ore por inspiração! Dê ouvidos à sua voz de advertência. Já pensou que grande privilégio é podermos nos aconselhar com Aquele que tudo sabe? Não há melhor conselheiro que o Senhor.

Para aprender a reconhecer a resposta de Deus à sua oração

Toma un momento para compartir ...

Erika Strassburger

Erika Strassburger nasceu em Goiás, mas foi criada no Rio Grande do Sul. Tem bacharelado em Administração de Empresas, trabalha home office para uma empresa gaúcha. Nas horas vagas, faz um trabalho freelance para uma empresa americana. É cristã SUD e mãe de três lindos rapazes, o mais velho com Síndrome de Down.