10 maneiras incríveis pelas quais os exercícios físicos conseguem reverter o envelhecimento

Quer parecer mais jovem? Coloque em prática alguns destes exercícios em sua vida e confira cada vantagem que eles trazem para sua saúde e bem-estar.


Marilia de Andrade Conde Aguilar

Os alquimistas da Idade Média dedicavam suas pesquisas em busca de 2 grandes maravilhas: a pedra filosofal e o elixir da longa vida.

A pedra filosofal teria o poder de transformar qualquer outro metal em ouro – o que para mim não faz muito sentido. Uma vez que o que torna o outro especialmente valioso é sua escassez. Se pudéssemos transformar qualquer metal em ouro, ele se tornaria uma coisa comum e perderia seu valor.

Já o elixir da longa vida seria a maravilha das maravilhas! Imagine uma poção capaz de rejuvenescer o corpo e tratar de todas as doenças? O resultado disso seria a imortalidade!

18 truques para se sentir mais jovem

Sinto informar que os alquimistas não conseguiram elaborar nem a pedra filosofal nem o elixir da longa vida.

Apesar de não termos em nossos dias tal poção mágica, a ciência moderna tem descoberto cada vez mais os benefícios preciosos da atividade física – entre eles, o poder de rejuvenescimento!

Veja abaixo uma lista de 10 maneiras pelas quais os exercícios nos fazem parecer mais jovens:

1. Mais energia e vigor

Os exercícios são como uma poção natural de energia. A maior irrigação que acontece no corpo e no cérebro torna a pessoa mais desperta e ativa.

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2. Mais disposição sexual

A Dra. Mary Jane Minkin, professora de Obstetrícia Clinica da Universidade de Yale, EUA, explica que além dos benefícios para o desempenho sexual, promovidos pela melhora na circulação sanguínea, há benefícios psicológicos também – consequência do sentimento maior de confiança com a aparência do corpo.

3. Pele macia e brilhante

Pesquisadores da Universidade McMaster, em Ontario, Canadá, concluíram que os exercícios ajudam o corpo na produção de substâncias que agem como firmadores da pele.

4. Postura melhor

Os exercícios fortalecem a musculatura e a saúde dos ossos, especialmente os da região do tronco, o que promove um posicionamento correto da coluna.

Além disso, a pessoa que pratica exercícios tende a andar com uma postura mais ereta, resultado do aumento da autoestima.

5. Maior flexibilidade

Uma característica do processo de envelhecimento é o aumento na rigidez dos músculos e articulações.

Exercícios de alongamento, como Yoga e Pilates, mantêm a pessoa flexível e ágil mesmo com o avançar da idade.

6. Bom humor

A melhora no humor pode ser explicada pelo aumento da produção de endorfinas pelo corpo em decorrência da prática de exercícios físicos regularmente.

O Dr. Eric Sternlicht, PhD, da Universidade Chapman, explica que as endorfinas funcionam como opiáceos naturais.

Além disso, nada se compara com a alegria de caber novamente dentro daquele jeans 2 números menor!

7. Qualidade do sono

Uma boa noite de sono é como um bálsamo reparador. E os exercícios físicos ajudam você a conseguir isso!

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Pesquisas recentes revelaram que 150 minutos de atividades cardiorrespiratórias por semana melhoram em 65% a qualidade do sono de uma pessoa.

É importante lembrar, que a qualidade do sono reflete também no ganho de peso, na regeneração da pele e no fortalecimento do sistema imunológico.

8. Mantém o metabolismo alto

O metabolismo diminui naturalmente com o avançar da idade.

Felizmente, a prática regular de exercícios físicos aumenta o número de calorias que seu corpo gasta diariamente.

Além disso, os músculos construídos por meio da atividade física também consomem mais energia.

Isso contribui para que você consiga manter seu metabolismo alto e um peso saudável.

9. Memória melhor

Uma matéria publicada no British Journal of Sports Medicine revelou que a prática regular de exercícios aeróbicos aumenta a parte do cérebro associada à memória.

10. Redução do envelhecimento celular

Os exercícios não lhe fazem somente se sentir mais jovem – eles podem realmente reverter o processo de envelhecimento!

Eles não são a garantia de uma vida longa. Mas, a atividade física associada a uma alimentação saudável pode aumentar muito as chances disso acontecer, por meio de uma reprogramação celular. Esse foi o resultado da pesquisa liderada por Dean Ornish, MD, fundador e presidente do Preventive Medicine Research Institute, EUA.

Se você está acostumado a uma vida sedentária, pode ser difícil começar a se exercitar. Acredite, eu sei exatamente como você se sente.

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Mas posso garantir que o esforço vale a pena! Logo nas primeiras semanas você já conseguirá sentir os benefícios e isso o motivará a continuar em frente.

Experimente! Você irá se surpreender com os resultados.

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Marilia de Andrade Conde Aguilar

Marilia Condé Aguilar é advogada, escritora, esposa e mãe. Adora pesquisar e está sempre em busca de soluções práticas para ajudá-la a equilibrar suas responsabilidades familiares e profissionais.