10 maneiras essenciais de viver previdente

Viver providente significa preparar-se para imprevistos, investir no futuro e assegurar uma velhice tranquila.


Erika Strassburger

A maioria das pessoas se preocupa com o futuro, mas não sabe que há muito mais a fazer do que somente manter-se empregado. Veja dez pontos a se pensar quando se pensa em viver previdente:

1 – Cuide da sua saúde e da saúde da sua família

“Prevenir é melhor do que remediar”, diz o ditado popular. Alimentar-se bem, praticar exercícios físicos, fazer exames de rotina, procurar o médico logo que você notar que algo não está bem são maneiras eficazes para prolongar sua vida e evitar maiores contratempos.

2 – Invista na sua carreira e na educação dos seus filhos

Não dá para tratar com desdém a fonte do nosso sustento. É preciso crescer profissionalmente, buscando a capacitação constante. E não podemos parar no tempo, pois o mercado de trabalho não fica estagnado.

Quanto mais atualizado você estiver, mais chance terá de assegurar seu emprego ou uma recolocação rápida, no caso de demissão.

Para quem tem um negócio próprio, o conselho é bem parecido: esteja de olho nas necessidades do mercado. Não permita que seu produto ou serviço se torne obsoleto. Pelo contrário, concentre-se em atender as necessidades e desejos dos seus clientes, oferecendo sempre um produto ou serviço diferenciado.

3 – Viva dentro do orçamento

O assunto orçamento é fortemente enfatizado em vários artigos do site Família. Não há como viver previdente sem cuidar do próprio dinheiro. Então, faça um orçamento e se esforce para cumpri-lo.

4 – Faça uma poupança

Guarde dinheiro para uma emergência, para o futuro. Organize-se de forma a reservar uma quantia mensal para guardar. Pode parecer impossível num primeiro momento, devido a tantas despesas que tem. Mas depois do primeiro passo dado, você se sentirá motivado a continuar poupando.

Advertisement

5 – Contribua para a Previdência Social ou Previdência Privada

Essas são maneiras de assegurar a sua aposentadoria.

Quem trabalha de carteira assinada já contribui automaticamente para a Previdência Social. Mas quem exerce alguma atividade autônoma precisa fazer uma contribuição individual, caso pretenda se aposentar. Esta matéria dá várias informações importantes sobre o assunto. Ou então, entre no site oficial da Previdência Social.

Informe-se sobre previdência privada lendo este artigo.

6 – Contrate seguros

Esforce-se para contratar um seguro de vida. É, como o próprio nome já diz, uma segurança para seu cônjuge e seus filhos na sua falta. E se algo acontecer e o deixar incapacitado para trabalhar, você poderá contar com esse dinheiro. Neste caso, é importante optar por seguros que deem essa garantia.

Contratar seguros de saúde, do imóvel e do carro também é importante, caso se encaixem no seu orçamento.

7– Armazene itens de primeira necessidade

Guardar mantimentos é uma ótima maneira de assegurar um futuro mais tranquilo. Não é o mesmo que guardar dinheiro, pois pode ocorrer uma crise na economia, e os bancos não liberarem o saque de quantias maiores, como já ocorreu no passado. E pode acontecer de não haver produtos para comprar, como também já aconteceu.

Mas não é só comprar os mantimentos e guardá-los nos armários. É importante acondicioná-los de forma a prolongar seu prazo de validade e protegê-los da umidade, de ataque de insetos, e da água da chuva e de enchentes.

Aprenda a armazenar alimentos e outros produtos lendo este artigo.

8 – Fortaleça seu lar

Um lar fortalecido é um refúgio para toda a família. Se as coisas derem errado no mundo lá fora, cada membro da família se sentirá seguro e acolhido dentro do próprio lar.

Por outro lado, um lar onde reina o egoísmo, o desamor, o descaso produz pessoas inseguras e incapazes de lidar com os desafios da vida. Isso refletirá negativamente nos estudos, no trabalho, no casamento e em outros setores da vida.

Advertisement

Formar indivíduos emocionalmente seguros é uma segurança em todos os sentidos.

9 – Mantenha-se íntegro sempre

Sua integridade poderá contar muitos pontos no seu currículo. Assim como você pode ser indicado pela sua competência e integridade, você poderá perder grandes oportunidades de emprego e de negócios se tiver fama de desonesto, de alguém que não cumpre a palavra e falta com seus compromissos.

10 – Prepare-se para a morte

Já foi falado sobre manter a saúde e contratar seguros. O ponto aqui é outro. Uma pessoa no leito de morte fica impossibilitada de resolver muitas pendências na sua vida. Por isso, se há desculpas para pedir, dívidas para honrar, erros para consertar, faça isso o quanto antes. Não deixe o tempo se estender.

A pior coisa que há é levar essas pendências para o túmulo. Não sei no que você acredita, mas eu acredito em um grande acerto de contas com o Criador. Chegará um momento em que todos teremos que passar por isso. Aqueles que consertarem seus erros na mortalidade terão a consciência tranquila. O que não acontecerá com aqueles que desperdiçaram suas oportunidades.

“Não se sabe o dia de amanhã”, como dizem por aí. Por isso, se esforce para viver de maneira a se sentir tranquilo e seguro em relação ao que está por vir.

Toma un momento para compartir …

Erika Strassburger

Erika Strassburger mora no Rio Grande do Sul, tem bacharelado em Administração de Empresas, escreve e traduz artigos para o site Família, é cristã SUD, pintora amadora de telas a óleo e mãe de três lindos guris, o mais velho com Síndrome de Down.