10 maneiras de prevenir diabetes

Os maus hábitos das pessoas em consumir alimentos ricos em carboidratos e açúcares alavancam os dados de obesidade, o sobrepeso é um fator de risco.


Weslei Zanaldo

O diabetes vem aumentando consideravelmente no mundo e em todas as camadas sociais, com a falta de exercícios físicos e o sedentarismo ganhando força caminhamos cada vez mais rápido ao seu encontro. Os maus hábitos das pessoas em consumir alimentos ricos em carboidratos e açúcares alavancam os dados de obesidade, o sobrepeso é um fator de risco já que o acúmulo de gorduras nas células dificulta ainda mais a absorção da glicose ocorrendo o desequilíbrio de açúcar no sangue.

O pior é que o diabetes é uma doença silenciosa e não vem desacompanhada, muitas vezes o diabético só a percebe quando sofre um AVC ou infarto ou perda de sensibilidade comum nos pés; alguns, por desconhecer seus sinais, acabam negligenciando o tratamento que quanto antes for feito, melhor.

Mas nem tudo é espinhos, podemos evitar esse mal que assombra a população mundial e causa tantos sofrimentos, simplesmente fazendo mudanças em nossas rotinas, segue algumas dicas:

1. Exames periódicos

A saúde em primeiro lugar. Faça exames com certa rotina e se tiver conhecimento de alguém da família próximo a você que tenha diabetes, aumente a fiscalização.

2. Excesso de peso

Fique atento ao aumento de peso, como citado acima ele é um dos principais fatores para o surgimento da doença; observe o aumento da gordura abdominal, pois é um sinal que é hora de começar a se cuidar.

3. Legumes

Abuse dos coloridos em sua mesa, frutas, legumes e verduras são ricas em fibras que são excelentes faxineiras no nosso organismo.

4. Carboidratos

Ele já tem que começar a diminuir desde o carrinho do supermercado, temos o mau hábito de consumir muita massa, elas são ricas em glicêmicos, que quando ingeridos se transformam em mais açúcar.

Advertisement

5. Refeições

Comer alimentos vagarosamente não é sinal somente de boa educação, e sim um auxílio a sua saúde, já que o cérebro demora mais de 15 minutos para receber informação que você está satisfeito.

6. Mastigar

Além de comermos devagar, mastigar os alimentos bem facilitará sua digestão e diminuirá sua compulsão pela comida.

7. Água

Ingerir água minutos antes de cada refeição ajuda a diminuir a sensação de muita fome, e dá tempo para o organismo realmente avisar que o que ingeriu de alimento foi suficiente.

8. Leucina

Aminoácido não produzido pelo organismo, mais eficiente na queima de açúcares do sangue. É encontrado em leguminosas como soja, feijão.

9. Exercícios físicos

A melhor maneira de deixar de ser sedentário é com a prática de alguma atividade física, ela irá lhe proporcionar mais ânimo e disposição; comece com meia hora de caminhada, isso queimará gorduras que causam vários problemas de saúde e lhe distanciará cada vez mais do diabetes.

10. Especialista

Procurar um nutricionista facilitará bastante a sua vida, ele poderá lhe indicar uma dieta que se adequará ao seu dia a dia, e saberá que está fazendo o que é certo no que diz respeito aos alimentos; balanceá-los é a melhor saída, não só para evitar o diabetes mas todos os demais prejuízos que uma má alimentação causa à saúde.

O mais importante é ter consciência que a saúde é sua maior prioridade; se a saúde vai mal, todo o resto também vai, não espere que alguém cuide dela por você, pode ser tarde, comece agora.

Toma un momento para compartir …

Weslei Zanaldo

Weslei Zanaldo gosta de ler e estudar os mais variados assuntos, ama sua família e sua profissão, além de ser um marido dedicado à esposa e filhas. Trabalha como coordenador de Enfermagem Colégio Notre Dame.