10 lugares de tirar o fôlego para conhecer no Brasil

Esses lugares são INCRÍVEIS! Parecem o paraíso na terra. Conheça um pouco sobre cada um deles e deslumbre-se com as imagens.


Erika Strassburger

Antes de planejar seu próximo passeio ou férias em família – ou com a pessoa amada – conheça um pouco a respeito destes 10 destinos incríveis:

1. Praia do Campeche – Santa Catarina

O Estado de Santa Catarina é internacionalmente conhecido por suas praias exuberantes. A praia do Campeche fica na Ilha de Florianópolis e tem 3,5 quilômetros de extensão. A 1,5 quilômetros da praia, fica uma pequena ilha paradisíaca com ar caribenho, a Ilha do Campeche. Uma excelente pedida para quem quer relaxar em meio ao melhor que a natureza tem a oferecer.

2. Morro dos Conventos – Santa Catarina

Ao extremo sul de Santa Catarina, no município de Araranguá, encontra-se uma formação rochosa de cerca de 80 metros de altura, cercada por dunas, restinga, pelo rio Araranguá e o mar. O mirante proporciona uma visão singular, principalmente do encontro do rio com o mar. O balneário é local ideal tanto para quem ama a tranquilidade quanto para os adeptos de esportes radicais, como voo livre, rapel, escalada, windsurf, entre outros.

3. Porto de Galinhas – Pernambuco

Já pensou como seria mergulhar em piscinas naturais de águas cristalinas, formadas por corais que abrigam uma considerável variedade de plantas e animais? Na praia de Porto de Galinhas, localizada no município de Ipojuca, você poderá ter isso e muitíssimo mais. Aí está um lugar onde a natureza realmente foi generosa. Além de mergulhar, você poderá passear de bugue, andar de jangada, fazer trilha, surfar ou apenas relaxar contemplando a natureza.

4. Fernando de Noronha – Pernambuco

Devido à sua riqueza ambiental, o arquipélago recebeu da UNESCO o título de Patrimônio Natural da Humanidade. Requer, portanto, um turismo consciente – assim como qualquer outro lugar.

A imagem acima é da Baía dos Porcos, um cenário deslumbrante formado por rochas vulcânicas, areias brancas e mar pincelado com tons de verde. Além deste, há centenas de outros cenários de tirar o fôlego espalhados pela ilha principal e as menores. Entre as atrações do local estão o mergulho, passeios de barco, observação de golfinhos, trilhas, passeios de bugue e muito mais.

5. Lençóis Maranhenses – Maranhão

O Parque Nacional dos Lençóis Maranhenses ocupa mais de 150 mil hectares, é formado por dunas de areias brancas, esculpidas pela força do vento, entre as quais estão lagoas de águas límpidas com nuances que variam entre o verde e o azul, que se formaram pelo acúmulo de água da chuva.

Advertisement

A melhor época do ano para visitar o local é no período chuvoso que acontece no primeiro semestre. Depois disso vem a estiagem, e muitas lagoas desaparecem, exceto as permanentes, como a Lagoa Azul, a do Peixe e a da Esperança, cujos níveis de água ficam bem baixos.

6. Chapada Diamantina – Bahia

É uma região de serras que engloba 24 municípios. Contém dezenas de grutas e cavernas espetaculares, com formações de estalactites, estalagmites e espeleotema; onde encontram-se painéis arqueológicos e outros vestígios da presença de povos pré-colombianos. Pelo seu enorme valor histórico, é imprescindível a sua preservação.

Essa região é bastante conhecida também por suas cachoeiras e famosas grutas inundadas por águas cristalinas. A imagem abaixo é da Gruta Poço Encantado. Quando os raios de sol adentram a gruta e penetram a água, podemos ver esse espetáculo. É possível enxergar as pedras que estão a 50 metros de profundidade.

7. Serra Gaúcha, Rio Grande do Sul

A serra gaúcha é um pedaço da Europa no Brasil. Para quem adoraria experimentar temperaturas negativas e, com muita sorte, assistir à precipitação de neve, este é o destino perfeito. O clima é bastante convidativo para apreciar a gastronomia típica alemã e italiana, com seus cafés coloniais e galeterias. As chocolatarias, churrascarias e malharias também são referências na região.

As cidades que mais recebem turistas são Gramado, Canela, Bento Gonçalves e Nova Petrópolis. Mas há outras, como São Francisco de Paula e Cambará do Sul que não deixam nada a desejar. Cambará é uma das cidades mais frias do Brasil.

Quem visita a região pode contemplar suas cachoeiras, lagoas, cânions, montes e vinhedos, entre outros pontos turísticos.

8. Chapada dos Veadeiros – Goiás

Situada no nordeste do estado de Goiás, é um dos principais destinos turísticos do estado. É muito procurado por quem ama manter contato com a natureza. O cerrado possui paisagens naturais estonteantes compostas de paredões rochosos e inúmeras cachoeiras.

Além dos banhos de cachoeira, entre as principais atividades estão as trilhas, rapel, meditação e yoga.

9. Jericoacoara – Ceará

Até 1985 a praia de Jericoacoara era isolada do mundo, sendo frequentada apenas por pescadores. Foi, então, descoberta pelo turismo e acabou, em 1994, entrando para o ranking das dez praias mais bonitas do mundo. Em 2004, foi eleita pelo Huffington Post a quarta melhor praia do mundo.

Apesar de ser a meca do Windsurf e do kitsurf, é o lugar ideal para quem quer se manter longe do barulho das grandes cidades, contemplando a perfeição da natureza.

Advertisement

10. Parque Nacional da Serra dos Órgãos – Rio de Janeiro

Um paraíso para quem ama se aventurar em trilhas (o parque tem a maior rede de trilhas do Brasil) e escaladas. Possui rios de águas límpidas, piscinas naturais, cachoeiras, monumentos geológicos, e milhares de espécies entre aves, répteis, mamíferos, anfíbios, e em torno de 130 animais em extinção.

Esses lugares são, sem dúvida, de tirar o fôlego. Quais deles você gostaria de conhecer?

Leia: 15 lugares ESPETACULARES no mundo para uma viagem a dois

Toma un momento para compartir …

Erika Strassburger

Erika Strassburger mora no Rio Grande do Sul, tem bacharelado em Administração de Empresas, escreve e traduz artigos para o site Família, é cristã SUD, pintora amadora de telas a óleo e mãe de três lindos guris, o mais velho com Síndrome de Down.