10 hábitos das pessoas produtivas

Se você tem trabalhado muito, mas não está feliz com os resultados, leia este artigo e se inspire.


Suely Buriasco

Ser produtivo é muito diferente de ser ocupado. Vejo muitas pessoas fazerem confusão com isso. Tem gente que vive assoberbado e não tem tempo para nada, nem para si mesmo ou para a família, por consequência vive desgastado e insatisfeito.

A produtividade diz respeito à capacidade de produzir, de render, de gerar um produto, ou seja, da eficiência do trabalho. Por isso, para ter sucesso em qualquer tipo de realização é extremamente recomendável avaliar o rendimento de seus esforços. Para tanto vale observar alguns hábitos das pessoas produtivas e se espelhar:

1. Elas sabem quem são

Pessoas produtivas buscam autoconhecimento, pois sabem que segurança é um processo interno. Por isso não estão preocupadas em agradar os outros, e sim em estar satisfeitas.

2. Sabem aonde querem chegar

Elas não deixam a vida acontecer. Pessoas produtivas sabem o querem e são focadas nisso. Não há como produzir bons resultados sem saber o que se busca. Lewis Carroll imortalizou essa ideia: “Se você não sabe onde quer ir, qualquer caminho serve”.

3. Elas não são competitivas

Quem realmente apresenta resultados satisfatórios não perde tempo competindo com outras pessoas. Dão sempre o melhor de si, não para serem consideradas as melhores, mas por genuína vontade de melhorar sempre. Bem como disse Jose Saramago: “Não tenhamos pressa, mas não percamos tempo”.

4. Amam o que fazem

Pessoas produtivas transformam ocupação em arte, pois, dedicam-se com amor ao trabalho, seja ele qual for. Isso gera um comprometimento crescente, cujo resultado não poderia ser outro: maior rendimento e satisfação.

Segundo essa matéria, o consultor financeiro americano Thomas Corley percebeu uma correlação direta entre satisfação no trabalho e acumulação de riqueza, através de seu estudo sobre hábitos de ricos e pobres.

Advertisement

5. Elas não esperam acontecer

Dar desculpas não é um hábito de quem sabe que pode tomar frente de suas responsabilidades e agir. Pessoas seguras não esperam a melhor oportunidade, elas fazem com que as oportunidades surjam.

6. Elas se capacitam

Sentir satisfação não significa estar pleno, mas buscar de forma incessante a plenitude. Por isso pessoas produtivas investem continuamente no desenvolvimento e melhoria de suas habilidades através de leituras, cursos, treinamentos, etc.

7. Sabem dizer não

Pessoas produtivas entendem que é impossível atender todas as demandas e ainda fazer bem o que precisa ser feito, por isso são objetivas e assertivas. Assim, não gastam energia com o que as desviaria do foco.

8. Elas valorizam as pausas

Trabalho incessante não é garantia de bons resultados. Intervalos são importantes para aumentar o rendimento. Segundo uma experiência citada nessa matéria, descobriu-se que “os mais produtivos não eram os que ficavam mais que oito horas, e sim os que faziam paradas ao longo do dia”.

9. Cuidam de si mesmas

Quem realmente produz com eficácia já entendeu a importância de cuidar de seu corpo e de sua mente. Uma pessoa produtiva sente na prática o quanto precisa estar bem para alcançar seus objetivos.

10. Aproveitam a vida

Pessoas produtivas sabem que a satisfação pessoal é indispensável para a qualidade de vida e, por isso, não abrem mão de viver plenamente os momentos felizes. São generosas e muito comprometidas com familiares e amigos.

Vale a pena prestar atenção nesses itens para encontrar a sua própria forma de ser mais produtivo na vida e garantir satisfação com os seus resultados.

Toma un momento para compartir …

Suely Buriasco

Mediadora de Conflitos, educadora com MBA em Gestão Estratégica de Pessoas, apresentadora do programa Deixa Disso com dicas de relacionamentos. Dois livros publicados: “Uma fênix em Praga” e “Mediando Conflitos no Relacionamento a Dois”.