10 hábitos das pessoas felizes

Ser feliz não é simplesmente um objetivo, mas o caminho. E as pessoas felizes sabem disso.

Fernanda Gonzales Casafús

Enquanto para Aristóteles a felicidade dependia “de cada um”, John Stuart Mill considerava a mesma como “a busca do prazer e a fuga da dor”. Durante séculos, a humanidade tem tentado compreender o que é a felicidade e como o ser humano vive uma vida inteira perseguindo-a.

Há quem afirme que a felicidade é um instante, e que dizem que se constrói a cada dia. Para alguns, a felicidade é escolhida, enquanto para outros tantos ser feliz depende das circunstâncias, do ambiente ou “da boa sorte”.

Ser feliz depende de você

Seja como for, ninguém poderá fazer o trabalho por você. Ser feliz dependerá exclusivamente de você. Por isso, aqueles que já aprenderam isso, sabem que a felicidade é um caminho e não uma meta.

Se você quer saber quais são os hábitos das pessoas felizes, preste atenção a esta lista e analise com quantos de todos estes pontos você se identifica.

1 Não criticam

As pessoas felizes não precisam criticar. Em vez disso, se têm algo positivo para contribuir, elas vão fazê-lo do modo mais amigável. Além disso, sabem apreciar as pequenas coisas da vida e estão convencidas de que a crítica não traz nada de positivo e nem constrói.

Advertisement

2 Não olham o que os outros têm

Quando alguém é feliz, sabe sê-lo com o que tem. Uma pessoa feliz só olhará o que os outros têm como incentivo para superar a si mesmo. Não se trata de ver o que um “não tem” e o outro sim, mas de se enriquecer com as experiências dos outros, sem invejas nem receios.

3 Não se queixam

A queixa constante é algo próprio das pessoas infelizes. Viver renegando o trabalho, as pessoas ou o que “a vida nos deu” só leva a mais decepção. A pessoa que fica se queixando, sem trabalhar no que o atormenta, costuma ter uma vida infeliz.

4 Elas agradecem por tudo

Não é que as pessoas felizes sejam gratas, é que ser gratos nos faz mais felizes. Reflita um momento sobre isso, e ponha em prática. As pessoas felizes escolhem sê-lo com cada pequena coisa que Deus colocou no seu caminho. Agradecem cada manhã, cada raio de sol sobre seu rosto e cada oportunidade diária de dar mais um passo rumo a seus sonhos.

5 Aceitam aprender com os erros

Para saber enriquecer-nos com os nossos próprios erros e aprender com eles, teremos que percorrer um ríspido caminho de introspecção pessoal. As pessoas felizes sabem que, ao cometer um erro, a pergunta que devemos fazer-nos não é “por que me acontece isso?” mas, “qual o objetivo disso?”, “o que posso aprender com isso?”.

6 Não se culpam nem se vitimizam

De acordo com o ponto anterior, as pessoas felizes sabem que de nada serve culpar-se nem vitimizar-se pelos erros e desgraças da vida. Vitimizar-nos é uma forma de lamber as nossas feridas e “fazer um casulo” em torno de nossa própria dor. As pessoas felizes levantam a cabeça e enfrentam os problemas, sabem que podem e com isso dão um passo em frente.

Advertisement

7 Perdoam e pedem perdão

Perdoar não é coisa de fracos. As pessoas felizes sabem liberar a carga do rancor sobre seus ombros e perdoar. Da mesma forma, não lhes é difícil pedir desculpas se têm que fazê-lo e sentem um verdadeiro arrependimento. Quem é feliz com sua vida não julga nem aponta o dedo. Pois, como diz a frase: “quando um dedo aponta para o outro, três estão apontando para você”.

8 Elas se sentem bem ajudando

As pessoas felizes não são avarentas nem egoístas; desfrutam da felicidade do outro e ajudam aqueles que cruzam seu caminho. Mesmo que ajude uma idosa a atravessar a rua, ou a correr atrás do balão de uma menina que a linha arrebentou. Cada um dá o que tem em seu coração, e as pessoas felizes sabem disso.

9 Consentem-se e amam-se a si mesmas

Uma pessoa que é feliz sabe amar a si mesma. Consente-se quando necessário, sem culpas, e dedica tempo a embelezar seu corpo e sua alma. As pessoas felizes tiram um tempo para ler o seu livro preferido, cantar em um banho de espuma relaxante e aprender algo novo a cada semana.

10 Alegram-se pelas conquistas dos outros

Quem é feliz sabe que a própria felicidade está ligada à felicidade do próximo. Alguém feliz com sua vida se alegra com as conquistas dos outros de forma genuína, sem falsidades nem desconfianças. Além disso, encorajam os outros a perseguir os seus sonhos e estão sempre dispostos a oferecer a sua ajuda.

O desejo de ser feliz está acima de todos os desejos da humanidade. Com todos os nossos atos ou omissões na vida, os seres humanos procuram ser cada dia um pouco mais felizes.

Advertisement

A felicidade é a riqueza mais nobre que podemos ter como pessoas, e ainda mais quando aprendemos a compartilhá-la com quem nos rodeia. Tomar as rédeas de nossa própria vida nem sempre é fácil, mas devemos fazê-lo em nome de nossa própria felicidade.

E você, que hábitos diários põe em prática para ser mais feliz cada dia?

Traduzido e adaptado por Stael Pedrosa do original 10 hábitos de las personas felices

Toma un momento para compartir ...

Fernanda Gonzales Casafús

Fernanda Gonzalez Casafús é argentina, mãe e formada em jornalismo. Ama os animais, daçar, ler e a vida em família. Escrever sobre a família e a maternidade se tornou sua paixão.