10 ferramentas básicas usadas pelos pais que criam filhos bem-sucedidos

Não é uma tarefa fácil, mas ajudar seus filhos a alcançar seus objetivos fará com que você se sinta orgulhoso. E aí, como você faz?

Erika Otero Romero

“Você deve ir para cama cedo e descansar bem para que amanhã, quando acordar, não queira continuar dormindo”, “Estude para ser independente e alguém bem-sucedido”. Essas eram algumas das coisas que meus pais repetiam constantemente para moldar meu caráter. No entanto, devo admitir que cheguei a considerá-las uma tortura.

Eu não queria ir para a cama cedo e menos ainda às segundas-feiras, quando passava o Chaves às 9 da noite. Eu não queria acordar cedo para ir à escola, mas tinha que acordar, porque entrava na escola às 7 da manhã. Naquela época em meu país, Colômbia, as crianças ainda podiam dormir até às 5:30, 6 horas da manhã, e não como agora, que entram às 6 horas, e meu sobrinho tem que se levantar às 4 da manhã.

As regras eram, na minha visão, intermináveis ​​e irritantes; apesar disso, elas me tornaram uma mulher responsável, ousada, dedicada e forte (mais do que eu imaginava quando criança). Para ser franca, estou feliz com o que elas fizeram por mim.

Claro, meus pais não eram perfeitos e erraram em muitas coisas – como todos os pais do mundo; mas eles fizeram o que puderam com as ferramentas que tinham à mão, e estou feliz com o que consegui em minha vida.

O que é sucesso?

Vamos começar pelo fato de que o sucesso é relativo para cada ser humano. O que para alguns é mediocridade, para os outros é tudo o que sempre quiseram; ninguém precisa se sentir mais nem menos por suas realizações.

Advertisement

O problema pode surgir quando os sonhos de sucesso das crianças colidem com o que cada pai deseja para eles. É aqui que os pais devem confiar na educação que deram a seus filhos, dando-lhes a oportunidade de fazer suas próprias escolhas. Juntamente com o exposto acima, algo que, como um pai, você nunca deve esquecer, é que forçar seu filho a fazer o que você não conseguiu – por qualquer motivo – não apenas irá frustrá-lo, mas distanciá-lo de você também.

Portanto, para tornar mais fácil você confiar nas aspirações de seus filhos, dê-lhes as ferramentas para que alcancem o sucesso que procuram e merecem.

10 ferramentas básicas usadas por pais que criam filhos com boa autoestima e sucesso

1 Faça com que todos em casa estejam sempre adiantados em seus horários

Arranje tempo, diariamente, para estipular tudo o que eles devem fazer. Para conseguir isso, adiante os relógios de todos em pelo menos 10 minutos. Isso ajudará que façam as coisas em tempo e sem preocupações.

Também é bom que todas as noites deixem preparadas as mochilas, uniformes, lancheiras e o que mais precisem para o novo dia de estudo; isso evitará que se sintam sob pressão.

2 Dedique tempo para começar o dia com a família

A família é o núcleo da sociedade, por isso é vital que compartilhem o tempo juntos e, se for na hora do café da manhã, muito melhor.

Advertisement

Um café da manhã familiar propiciará compartilhar uma boa comunicação e uma carga extra de energia para começar um novo dia.

3 Dê aos seus filhos liberdade para agir

Certamente você quer que seus filhos façam boas escolhas, mas escolher e fazer tudo por eles não ajudará, só os tornará dependentes de você.

Quando seus filhos aprendem desde a infância que, às vezes, as escolhas que são feitas têm consequências negativas, eles logo aprenderão a lição e não voltarão a cometer o mesmo erro.

Você pode ajudá-los a serem mais responsáveis, atribuindo tarefas em casa e isso os tornará mais independentes.

4 Deixe-os sentir frustração, raiva, dor e fracasso

Todos nós sentimos dor, raiva, frustração e seus filhos não são exceção. Permitir que eles lidem com essas emoções negativas ajudará a fortalecer seu caráter e prepará-los para os desafios da vida adulta.

Advertisement

5 Todo extremo é ruim (e mais ainda quando se trata dos pais)

Criar filhos não é uma tarefa fácil, e muitas vezes eles podem “tirar você do sério”, mas ser tolo e ignorar seu mau comportamento ou espancá-los e gritar com eles não resolverá nada.

Ensine-os que, caso não se comportem da maneira correta, terão que assumir as consequências de suas ações. Para fazer isso, coloque regras e seja firme no seu cumprimento e na correção caso não cumpram. Lembre-se de que as crianças precisam de alguém para guiá-las com um bom exemplo e ajudá-las a endireitar seus passos.

6 Assegure-se de que tenham uma dieta balanceada

Como pais, vocês sabem que existem alimentos que são básicos nas dietas das crianças e outros que são opcionais. Tome cuidado para que a dieta seja variada e rica, e que comam o que é certo e necessário para a idade de cada um deles.

7 Não se sinta culpado

Todo pai e mãe tem suas responsabilidades e também se cansam. Sentir-se culpado por, às vezes, você não querer cozinhar e pede uma pizza ou frango, ou por você ter que trabalhar muito, é desnecessário.

Seus filhos precisam que você seja incondicional, que o tempo em casa ou passado com eles seja de qualidade, e se divirtam criando lembranças valiosas. Mostre interesse real em seus assuntos, ouça-os e apoie-os em suas dificuldades; mas acima de tudo, cuide-se, porque se você não estiver bem, dificilmente eles estarão também.

Advertisement

8 Cuide para que o uso da tecnologia seja limitado e apropriado para a idade de cada um de seus filhos

Celulares, tablets, consoles de videogame, computadores, etc., são os males do presente século. Em muitos lares existem esses dispositivos e você deve ter controle sobre eles. Remova-os e verá como seus filhos ficarão procurando algo para se entreter, como jogos de tabuleiro, livros ou sair e brincar.

9 Ponha de lado a ansiedade

Viva tranquilamente e não deixe que o desejo de fazer tudo de uma vez roube sua saúde. Faça as coisas devagar e preste atenção em tudo o que você faz; isso o ensinará a valorizar o tempo e não se estressar. No final do dia você vai perceber que tudo em tudo que fez, você colocou seu interesse e ninguém em casa se cansou em extremo.

10 Relaxe e aproveite seus filhos

Nenhum pai ou mãe é perfeito, e procurar ser é ganhar um ataque cardíaco antes do tempo. Aprenda que cada um de seus filhos mostrará como deve ser educado; apenas observe, aprenda, corrija, aplique e aproveite.

Ser pais não é uma tarefa fácil, mas você sempre pode fazer o melhor para ajudar seu filho a ser corajoso e confiar em si mesmo para alcançar seus objetivos. Apenas tente dar um bom exemplo e observe-o trilhar o caminho, confiando nas fundações que você lhes deu, e tudo seguirá o curso que deve.

Traduzido e adaptado por Stael Pedrosa do original 10 herramientas básicas que usan los padres que crían hijos exitosos

Advertisement
Toma un momento para compartir ...

Erika Otero Romero

Erika é psicóloga com experiência em trabalhos comunitários, com crianças e adolescentes em situação de risco.