10 exemplos de presentes espirituais que ganhamos do Senhor

Quando buscamos conhecer Jesus Cristo e Sua doutrina conforme ensinada nas escrituras, ganhamos dons que nos ajudam a sermos melhores pessoas.

C. A. Ayres

À medida que aplicamos nossa fé em Deus através das ações variadas em nosso dia a dia, experimentamos as bênçãos que nos são reservadas.

Não podemos apenas querer ter fé. Precisamos de obras. Quanto mais servimos, mais aumenta nossa fé, pois colocamos em prática os princípios que aprendemos e comprovamos sua eficácia.

Quando Paulo, acompanhado de Timóteo, visitou o povo de Filipos, percebeu que, com a vivência do Evangelho de Jesus Cristo, eles haviam sido transformados. Em Filipenses 4, ao se despedir, Paulo diz para que continuassem “firmes no Senhor” e assim poderiam se “regozijar” Nele. Nos versículos 7 a 9 ele diz: “E a paz de Deus, que excede todo o entendimento, guardará os vossos corações e os vossos pensamentos em Cristo Jesus. Quanto ao mais, irmãos, tudo o que é verdadeiro, tudo o que é honesto, tudo o que é justo, tudo o que é puro, tudo o que é amável, tudo o que é de boa fama, se há alguma virtude, e se há algum louvor, nisso pensai. O que também aprendestes, e recebestes, e ouvistes, e vistes em mim, isso fazei; e o Deus de paz será convosco.”

Essa admoestação de Paulo nos ensina que quando seguimos o Senhor e fazemos a Sua obra, ganhamos alguns dons e presentes espirituais que nos ajudarão em nossa jornada, como:

1. Honestidade

Não apenas fazer o correto, mas viver honestamente sem hipocrisia. Isso ajudará em nossa vida profissional, pessoal e familiar como um todo, dará um exemplo a nossos filhos e atrairá pessoas de boa índole para nossa vida. Quando abrimos nosso coração a Cristo, não temos vontade nem necessidade de sermos desonestos.

Advertisement

2. Verdade

Ao retirar a mentira de nossa vida, e defender a verdade, abraçá-la e vivê-la, traz-nos a confiança de quem realmente importa, cria uma certa proteção ao nosso redor inspirando o respeito das outras pessoas.

3. Castidade

Pode ser definida como o respeito em forma de atos e pensamentos, por outra pessoa; a fidelidade, o respeito pelo dom do sexo dado por Deus para unir um casal na formação de uma família, dentro e fora do casamento.

4. Benevolência

É pensar o melhor do próximo, criando uma relação saudável, tendo reações assertivas, acreditando que todos possuem algo de bom a oferecer. A maioria das pessoas precisa de uma, ou uma segunda chance para poder desabrochar.

5. Virtude

Quem possui virtude tem intenção e força para praticar o bem naturalmente, não para mostrar aos outros ou porque aquilo é esperado dele. Uma pessoa virtuosa possui integridade, é capaz de ser ensinável e agir com caridade.

6. Fazer o bem a todos os homens

Servir é o segredo para podermos curar nossa alma. Ao servirmos outra pessoa que necessita de algo, deixamos de ser egoístas e nos livramos de ficar enfurnados em nossos próprios problemas. Ajudando outras pessoas com seus problemas, descobrimos em nós mesmos força para continuar e capacidade para seguir em frente com nossa própria vida.

Advertisement

7. Confiança

Em Provérbios 25:19 temos “Os lábios mentirosos são abomináveis ao Senhor; mas os que praticam a verdade são o seu deleite”. Tanto para Deus como para o ser humano, ser confiável muitas vezes é mais importante que ser amado. Confiança se conquista e se quebra com muita facilidade.

8. Capacidade de tudo suportar

O Senhor não disse que seria fácil, mas que com Ele “tudo é possível”. Com Ele entendemos mais sobre o propósito das provações e situações que temos na vida. Buscamos aprender com os fracassos, levantar rapidamente e seguir em frente. Adquirimos mais perseverança e fé que pode mover montanhas.

9. Buscar o que é virtuoso, amável, de boa fama ou louvável

Com a companhia do Espírito divino, desenvolvemos um dom de discernimento, sabendo exatamente o que é certo ou errado. Precisamos buscar o conhecimento de muitas coisas, e saberemos exatamente que o que nos eleva é de Deus, e o que não, não o é.

10. Seguir o exemplo de Jesus Cristo

Estudar e conhecer a vida de nosso Salvador nos ajuda a moldar a nossa própria, nossas reações, nossos desejos. Fazer o que Ele fez em relação a todos os seres, e agindo com autocontrole, humildade e iluminando os outros com Sua paz, é o que nos trará “a paz de Deus’’, que tanto precisamos.

L. Tom Perry ensinou: “As escrituras nos guiam ao padrão de verdade pelo qual podemos julgar o conhecimento que estamos recebendo, se ele é verdadeiro ou falso. A verdadeira doutrina vem de Deus — a fonte e o alicerce de toda a verdade.”

Advertisement

Mais do que acreditar, precisamos investir no aprendizado de verdades sagradas para nós. Quanto mais conhecermos, mais aptos a vivê-las nos tornaremos, beneficiando assim a nós mesmos, nossa família e todos aqueles que estiverem ligados a nós de alguma forma. E, melhor que tudo, se fizermos isso, como Paulo disse, é que “o Deus de paz será conosco”.

E como Paulo mesmo também ensinou aos romanos mais tarde, e “Se Deus é por nós, quem será contra nós?” (Romanos 8:31).

Toma un momento para compartir ...

C. A. Ayres

C. A. Ayres é mãe, esposa, escritora e fotógrafa, pós-graduada em Jornalismo, Psicologia/Psicanálise. Visite seu website.