10 dúvidas que preocupam os noivos e o que fazer

Veja como organizar 10 coisas básicas para não se estressar antes da cerimônia de casamento.


Carla Pinheiro Alves

O casamento foi instituído por Deus e seu convênio é sagrado, deve ser sempre levado a sério e é realmente uma decisão que requer muitos cuidados. Depois de tomada essa decisão, surgem algumas dúvidas e essas precisam ser sanadas. Elaboramos algumas das principais preocupações dos noivos e o que fazer.

1. Vestimenta

Umas das maiores preocupações é o vestido da noiva. Muitas fazem uma verdadeira maratona à procura do vestido perfeito. Para encontrar o vestido dos sonhos, veja revistas de noivas, existem muitos modelos de vestidos e penteado para os cabelos. O ideal é ter em mente o que quer e ir à luta.

Alguns pontos importantes ao decidir pelo vestido.

  • Horário do casamento.

  • Estação do ano.

  • Se a cerimônia será ao ar livre ou não.

  • Parcele a compra ou aluguel do vestido.

    Advertisement
  • Alugue vestido de debutante, é lindo e mais barato.

Para o noivo, um bom terno fica muito lindo, vale comprar ou alugar. Uma dica é alugar junto com o da noiva.

2. Lista de casamento

Para elaboração da lista, primeiramente, deve ser observado o orçamento. Depois disso, o casal deve convidar seus amigos e familiares, sempre levando em consideração os desejos dos pais de convidar alguns amigos, afinal, é um acontecimento importante para eles também, tenha sensibilidade para isso.

3. Convite

Após a conclusão da lista de convidados, é chegada a hora da escolha do convite. Geralmente, o convite deve traduzir o estilo do casal, o ideal é ir a empresas que fazem a criação, para se ter mais opções. No entanto, vale contar com ajuda daquele amigo designer gráfico que pode ficar mais lindo, personalizado e mais barato. Não se esqueça de que os convites devem ser entregues em um prazo de pelo menos um mês e esse tempo deve se estender, se os convidados morarem em lugares distantes.

4. Presentes

Uma grande dúvida é se podemos anexar a lista de presente ao convite. Acho bacana a lista, no entanto, a etiqueta diz que o ideal é deixar apenas em lojas e o convidado deve ir à loja para consultá-la, se assim desejar. Se o convidado não quiser comprar pela lista, pode pelo menos saber o que os noivos já possuem ou o que precisam.

5. Local da festa

O local é peça fundamental de uma festa de casamento, é ele quem definirá toda a decoração da festa. Decida-se sobre o horário, se será ao ar livre ou não, verifique se existe local coberto para caso de chuva ou se existe lugar para abrigar-se do sol.

6. Decoração

A decoração deve ser seguida conforme o horário, o local, o estilo da festa e o orçamento dos noivos. O ideal é contratar uma empresa que faz decoração.

Dicas:

  • Verifique a procedência da empresa.

  • Peça Indicação de conhecidos.

    Advertisement
  • Verifique a possibilidade de parcelamento da decoração.

7. O que servir

Os comes e bebes é parte importante de uma festa de casamento e grande preocupação para os noivos. Eu surgiria a definição do horário da festa, para a definição do menu.

Para o casamento da manhã:

  • Churrasco.

  • Feijoada.

  • Massa.

Para casamento à noite.

  • Massa em geral.

  • Descontraídos os salgadinhos e docinhos sofisticados também são um charme.

8. Documentação

Parte importante de um casamento é sua oficialização. Vá ao cartório da sua cidade e verifique os documentos exigidos e as taxas cobradas. Você pode conseguir isenção da taxa ou um abatimento, ao atestar necessidade. No entanto, a sua união civil deve ser celebrada no cartório para poucas pessoas, se optar por pagar a taxa para levar o livro de registro, seu casamento civil e religioso podem ser realizados simultaneamente, no local escolhido.

9. Fotos e vídeos

Contrate uma empresa especializada e com boa experiência em casamentos, pesquise e verifique se há reclamações ou se há alguma indicação de amigos. Uma dica é optar pelo parcelamento do pacote de foto, filmagem, making off e álbum ou desconto se optar por pagamento à vista. Peça ao fotógrafo back-up de todas as fotos e vídeos.

10. Lua de mel

Uma das melhores partes do casamento é a lua de mel, é tradicional e é sempre lindo seguirmos todos os passos de um casamento.

Algumas dicas.

  • Decida com antecedência o destino.

  • O tempo de permanência.

  • Pesquise uma boa e conhecida empresa com pacotes.

  • Faça um pacote com um ano de antecedência, para aproveitar promoções e valores mais baixos.

  • Verifique o estilo de vida e roupas das pessoas para onde irá viajar.

  • A estação do ano.

  • Leve uma bagagem de mão com uma troca de roupa, documentos, cartões e o que couber em uma mala de mão, para caso sua bagagem seja extraviada.

Essas são algumas das dúvidas mais frequentes dos noivos, e dicas preciosas que vão fazer desse momento perfeito e sem surpresas desagradáveis.

Toma un momento para compartir …

Carla Pinheiro Alves

Gosto da boa literatura, dos mais diversos assuntos principalmente quando são relacionados à família e seu desenvolvimento. Sempre procuro ler e escrever, amo estar com minha família e dedicar tempo ao meu marido e a cada um de meus filhos.