10 dicas que ajudam a prevenir dores de cabeça
Algumas atitudes diárias podem ajudar a prevenir novas crises de dor de cabeça e assim ter uma vida melhor.

Renata Finholdt
Aquele incômodo que não tem hora para aparecer, mas quando surge pode acabar com o dia de qualquer pessoa dependendo da intensidade é comumente conhecido como dor de cabeça.
Ela afeta milhões de pessoas pelo mundo e ataca desde crianças a jovens, adultos e idosos. As causas são as mais variadas e a intensidade da dor também. O que faz com que este problema seja motivo de estudo de muitos especialistas da área.
No entanto, é certo que algumas atitudes ajudam na prevenção de uma crise de dor de cabeça. Para evitar as próximas crises vale a pena dar atenção a elas e assim ter seus sintomas aliviados.
1. Água
. Nosso corpo é formado por aproximadamente 65% de água e a falta dela é um dos fatores que contribuem para a dor de cabeça. Sendo assim, uma atitude diária que ajudará a evitar as próximas crises é a ingestão de no mínimo dois litros de água ao longo do dia.
2. Sono
. Dormir a quantidade correta de horas por noite ajuda a prevenir crises indesejáveis de dor de cabeça. Cuide para que tenha um sono tranquilo e proveitoso, isso também ajuda. Durma com roupas confortáveis e apropriadas para a estação.
3. Alimentação
. A alimentação adequada é um dos fatores importantíssimos na prevenção. A ingestão de alimentos muito gordurosos ou de difícil digestão pode despertar uma crise. Evite alimentos pesados, principalmente à noite, e procure ingerir mais frutas e verduras.
4. Sol
. O excesso de sol, principalmente nos horários inadequados (entre 10h e 16h), também é desfavorável para quem sofre de dores de cabeça. Fuja do sol nesses horários.
5. Chocolate
. Alguns especialistas indicam que o grande consumo desse item pode contribuir para aumentar as crises. O mais indicado para aqueles que não podem viver sem um pedacinho diário desse doce é diminuir a quantidade e preferir os chocolates meio amargos.
6. Atividade física
. É muito indicada para a prevenção de dores de cabeça. Converse com o especialista para que ele possa lhe indicar e pratique com constância.
7. Medicamentos
. Há muitas pessoas acostumadas a se automedicarem ao menor sinal de dor de cabeça. Porém, há medicamentos específicos para quem sofre desse mal. Alguns remédios podem aliviar momentaneamente a dor, no entanto, farão com que a próxima crise venha mais forte causando uma piora nos sintomas. Converse com seu médico sobre qual o medicamento tomar nesses casos.
8. Exames médicos
. Procure ajuda médica se você sofre com as dores de cabeça. Ele poderá lhe solicitar alguns exames e lhe indicar o tratamento mais indicado para o seu caso.
9. Produtos químicos
. O cheiro forte de alguns produtos de limpeza ou até mesmo de beleza pode iniciar uma crise de dor. Se você já sabe que este é o seu caso, o mais sábio a fazer é evitar este tipo de contato.
10. Estresse
. O estresse é um grande mal que aflige a todos. Ele também é um causador de crises de dores de cabeça. Um verdadeiro inimigo em todos os sentidos. Para evitá-lo, procure incluir momentos de lazer em seu dia a dia, mantenha a tranquilidade em todos os aspectos, observe a vida de forma positiva, e tenha uma atitude de paz consigo mesmo. Combater o stress lhe ajudará a aliviar muitas outras dores além da dor de cabeça.
Constantes crises de dor de cabeça podem ser sintoma de alguns tipos de doenças, problemas na coluna, visão, entre outros. Procure o médico para avaliação e exames e siga o tratamento indicado.