10 dicas para harmonizar as crianças com o novo cônjuge

A relação dos filhos com um novo cônjuge requer alguns cuidados para que a adaptação aconteça e a harmonia se faça no lar.

Suely Buriasco

É preciso considerar que, para os filhos, um novo cônjuge é um estranho que se incorpora na família através de segundas núpcias do pai ou da mãe. Independente que seja por viuvez ou divórcio, esse novo ente, de certa forma, invade o lugar de alguém muito querido. Isso pode ser realmente assustador para os filhos.

São tantas as incertezas e frustrações que muitos filhos criam problemas de toda ordem na tentativa de destruir a união. A situação, às vezes, fica tão difícil que muitos casais não conseguem superar os conflitos causados pela indefinição dos papéis de cada um no lar. Algumas dicas podem facilitar esse caminho:

1- Defina os devidos lugares

É muito importante que esteja claro para seus filhos que o novo cônjuge não irá ocupar o lugar de pai ou mãe deles, mesmo sendo órfãos.

2- Coloque-se no lugar das crianças

Pense em como isso tudo pode ser difícil para seus filhos, talvez eles estejam se sentindo indefesos; com medo de perder você.

3- Admita o sentimento de perda

Por mais que seu ponto de vista seja diferente, admita que seus filhos possam estar se sentindo em segundo plano, releve manifestações de ciúme.

Advertisement

4- Cuidado com as advertências

Claro que você terá que estipular e cobrar limites em relação ao comportamento de seus filhos, mas fique atento para evitar que eles considerem qualquer tipo de desprezo na sua maneira de agir.

5- Peça a parceria de seu cônjuge

A ajuda do novo cônjuge é fundamental para a adequação das crianças. É muito importante que ele evite qualquer tipo de atrito que possa provocar ressentimentos e entenda que terá que conquistar seu espaço junto às crianças.

6- Respeito é fundamental

A criança respeitada saberá respeitar. E caso isso não aconteça naturalmente, você terá autoridade moral para impor. “O respeito pelos pais só resiste enquanto os pais respeitem o interesse dos filhos” diz sabiamente Raúl Brandão.

7- Amar ao próximo

Aproveite a oportunidade para ensinar a seu filho a importância de entender e querer bem as pessoas como elas são. Por amor ao próximo podemos entender também a obediência aos preceitos da boa convivência.

8- Cultive a paciência

Enfrentar com diplomacia e paciência os conflitos originários dessa situação é uma atitude sábia que facilitará certamente a edificação da harmonia familiar.

Advertisement

9- Demonstre amor e confiança

É fundamental deixar bem claro que o seu amor por seus filhos não se confunde com o amor que você dedica ao cônjuge. Eles precisam saber que são sentimentos diferentes e ocupam lugares distintos em seu coração.

10- Promova a alegria no lar

Facilite a adaptação de todos com alegria e boa disposição. Promova passeios familiares e atividades que beneficiam a necessária integração.

Na busca de harmonizar seu lar dê ênfase ao melhor de todos e busque transmitir segurança e proteção. Nas palavras de Augusto Cury: “Declare a seus filhos que eles não estão no rodapé de sua vida, mas nas páginas centrais da sua história”.

Toma un momento para compartir ...

Suely Buriasco

Mediadora de Conflitos, educadora com MBA em Gestão Estratégica de Pessoas, apresentadora do programa Deixa Disso com dicas de relacionamentos. Dois livros publicados: “Uma fênix em Praga” e “Mediando Conflitos no Relacionamento a Dois”.