10 dicas para dedicar mais tempo à família

Todos os dias, as pessoas recebem um presente de 1440 minutos que não pode ser guardado para depois, mas pode ser muito bem aproveitado.


Michele Coronetti

As maiores queixas ouvidas neste século são as de que o tempo está passando muito rápido, que há tanto a se fazer sem realmente conseguir ser realizado. Porém, com organização e boa vontade, o tempo poder ser o melhor aliado do ser humano.

Seguem dez dicas para aproveitar o máximo deste presente diário:

1. Estabelecer objetivos de forma clara

Com essa etapa realizada, fica mais fácil cumprir com os outros itens. É importante não se esquecer de todos os compromissos, não somente profissionais como os familiares.

2. Listar as prioridades

Anotar e preparar uma agenda das tarefas a serem realizadas no dia. Isso pode ser feito um dia antes, ou logo cedo pela manhã. Ao contrário do que se pensa, não será perda de tempo, mas um benefício.

3. Saber dizer não

Saber dizer não às atividades que não conseguirão ser realizadas. Não há problema em recusar algo que não haverá tempo hábil para se cumprir. O problema é ficar sobrecarregado.

4. Decidir sem demora e optar pelo correto

A indecisão pode ser um roubador do seu tempo. O estudo e a experiência podem ajudar na tomada das decisões.

5. Delegar

Delegar faz parte do trabalho em equipe, seja no ambiente profissional ou no familiar. Nada mais justo do que todos trabalharem para que o tempo seja suficiente a cada um.

Advertisement

6. Autocontrole

Tempo gasto com telefonemas longos, consultas demasiadas à caixa de e-mails, redes sociais, troca de mensagens, conversas no corredor é contabilizado também. Marque horário para iniciar e finalizar, a fim de evitar o desperdício. O autocontrole é fundamental para isso.

7. Otimizar o tempo

Marcar reuniões que poderiam ser resolvidas com um simples telefonema toma o tempo que poderia ser utilizado para outras situações. Avaliar se o assunto é realmente necessário vai ajudar na sobra de alguns minutos ao final do dia.

8. Capricho

Evitar refazer as mesmas tarefas efetuando com qualidade da primeira vez é de grande valia. Porém, passar horas devido ao perfeccionismo é desnecessário. O equilíbrio sempre é uma boa opção.

9. Preparação e experiência

Saber o que fazer com as informações que recebeu gera economia de tempo e esforço. Caso não saiba, pedir ajuda é o mais sensato. Estar preparado e adquirir a experiência vai diminuir o tempo gasto, e as tarefas serão executadas mais rapidamente.

10. Planejar

Preestabelecer horários para não perder prazos gera economia de tempo e esforço. Há horários para várias atividades como correio, pagamento de contas, recebimento de documentos. Estar atento e definir as atividades promove a ordem e evita o estresse.

A organização sempre será aliada ao bom uso do tempo. Com as tarefas e os seus horários definidos, a surpresa ficará por conta dos minutos a mais para o lazer e o descanso. Aproveite para curtir a família.

Toma un momento para compartir …

Michele Coronetti

Michele Coronetti é secretária, mãe de seis lindos filhos, gosta de cultura e pesquisas genealógicas.