10 dicas para aumentar o leite materno

Amamentar é bom demais, mas é uma preocupação durante a gravidez e depois que o bebê nasce. Veja o que fazer para aumentar o leite.

Angi Simon

Este artigo foi publicado originalmente no blog Mãe de Guri e republicado aqui com permissão.

É uma das maiores preocupações durante a gravidez de todas as mães! Não adianta, toda mãe se pergunta: “Será que vou conseguir amamentar, será que terei leite suficiente para meu bebê?”

SIM! A maioria das mulheres tem leite e é capaz de amamentar, inclusive, hoje em dia, até mães adotivas amamentam.

O leite materno é o melhor alimento para o bebê, é rico em anticorpos, vitaminas e água, para que o bebê se desenvolva sem necessitar da introdução de qualquer outro tipo de alimento, nem líquido! Sem falar do vínculo mãe-bebê! O aleitamento materno deve ser mantido exclusivamente por no mínimo 6 meses e complementado até os 2 anos de idade.

Com a ansiedade em amamentar, muitas mulheres produzem pouco leite mesmo. Hoje compartilho algumas dicas para aumentar a produção de leite, dicas que a pediatra dos guris me deu.

Advertisement

Vamos às dicas, gurias!

1. Beba muita água

Embora isso isoladamente não aumente a produção de leite, contribui para a saúde geral da mulher, o que acaba ajudando muito. Cerca de 87% do leite materno é água, por isso o bebê não precisa de água até os 6 primeiros meses.

Dica da Angi: Sempre sinto muita sede enquanto amamento, então carrego uma garrafinha de 500ml comigo e bebo uma a cada mamada. Mesmo no inverno, que minha sede diminui, levo a garrafinha para onde vou.

2. Chá da Mamãe

Além de beber água, os chás também fazem muito bem durante a amamentação, alguns ajudam a relaxar, como um bom chá de camomila. Para quem não conhece existe o Chá da Mamãe da Weleda, é feito especialmente para as lactantes, e auxilia na produção do leite. Eu adoro e tomei muito quando o Antônio era bebê, dessa vez ainda não tomei, mas ele é tão gostoso que vou procurar.

3. De olho na alimentação

É muito importante ter uma alimentação saudável, comer de 3 em 3 horas e consumir calorias suficientes para a produção de leite. Além de uma boa alimentação auxiliar no emagrecimento.

Advertisement

4. Muita calma nessa hora

O estresse libera hormônios que bloqueiam os mecanismos fisiológicos de produção e ejeção do leite materno. Portanto, evite se estressar. Não dê bola para pitacos furados, se precisar se isole um pouco nas primeiras semanas, até que o bebê já tenha feito a pega correto e esteja mamando bem. Nada mais estressante do que aquela visita perguntando se o bebê já está mamando, não é mesmo? Ahhh, mamãe tranquila, filho(a) tranquilo(a)!

5. Durma bem

Precisamos estar descansadas para amamentar tranquilas. Eu sei que é muito difícil dormir bem com um bebê em casa, mas peça ajuda para o marido, para uma amiga, ou familiar que esteja disposto a ficar com o bebê para você dormir um pouco. Uma soneca de 30 minutos, 1 hora, já renova, acreditem! Durma sempre que o bebê dormir, não se culpe. Deixe o que puder para depois, mas descanse.

6. Bolsa de água quente

Banhos quentes ou compressas quentes ajudam a descer o leite e aumentam a produção. Se seu leite ainda não desceu, a dica é deixar a água rolar nos peitos durante o banho.

Dica da Angi: Usei discos calmantes, adoro e indico, além de ajudar na descida do leite, auxilia quando o peito está dolorido nas primeiras semanas. CUIDADO: Se você já tiver leite a água quente pode empedrar o peito, só faça se tiver pouco leite.

7. Amamente em livre demanda, sem hora para começar nem terminar

Quanto mais o bebê suga, mais leite produz! Não anote o tempo das mamadas, se entregue a essa experiência maravilhosa que é amamentar!

Advertisement

8. Tire leite entre as mamadas, pode ser com máquina tira-leite mesmo ou manualmente

Eu usei uma máquina elétrica da Medela no primeiro mês e foi ótimo. Esvazie totalmente o peito, assim a produção de leite é estimulada. Você pode congelar esse leite para uma eventual necessidade, ou doar para hospitais, leite materno é muito importante para bebês prematuros. Ah, esse leite congelado dura 15 dias no congelador.

9. Converse com seu médico sobre remédios que estimulam a produção de leite

Em último caso, mas hoje em dia tem alguns medicamentos que aumentam o leite, e só o médico é que pode avaliar a real necessidade.

10. Procure um banco de leite

Sempre dou essa dica, se está com problema para amamentar, procure um banco de leite. Lá eles prestam atendimento GRATUITO, ensinam a pega correta para seu bebê mamar certinho e crescer saudável. Se não tem banco de leite na sua cidade, procure uma consultora em amamentação que vai na sua casa lhe ajudar.

Mas como saber se tenho leite suficiente para meu bebê?

O ganho de peso é a melhor forma de saber se o seu leite está sendo suficiente para seu bebê. Nos primeiros dias, é normal ele perder entre 5 a 10% do peso que nasceu. Mas recupera nas primeiras semanas de vida, e a pediatra pode avaliar na primeira consulta.

Eu sei que é muito difícil ficar calma até ter certeza que temos leite suficiente para nosso bebê, e que ele está mamando bem. Muitas mulheres esperam que seus peitos fiquem cheios, vazando leite, para terem certeza que tem leite. Mas nem sempre acontece, pois o leite é produzido na hora da amamentação, então nem todas ficam com os peitos fartos.

Advertisement

Se você estiver com dúvidas, nervosa, o mais importante é pedir ajuda, seja profissional, ou para aquela amiga mãe que já passou por essa experiência e pode lhe ajudar. A maioria das mulheres produz leite para seu bebê, então relaxe e dê o peito!

10 coisas que todo marido precisa saber sobre a vida de mãe

Se você fez de tudo e mesmo assim não tem leite, não se culpe. Na semana que vem tem post sobre relactação e translactação, um método muito utilizado atualmente, que as mães adotivas fazem para produzir leite e amamentar!

E vocês gurias, tem mais dicas para aumentar o leite materno?

Toma un momento para compartir ...

Angi Simon

Mãe do Antônio e do Caetano em tempo integral e dona de casa nas horas vagas. Depois do filho, descobri minha verdadeira vocação, ser mãe!