10 dicas para amamentar gêmeos

10 conselhos úteis para ter sucesso na amamentação de gêmeos.


Marilia de Andrade Conde Aguilar

Eu sempre digo: Ser mãe de gêmeos é uma verdadeira aventura! Lembro do primeiro ultrassom, ao descobrir que não havia somente um, mas dois bebês a caminho. Minha primeira preocupação foi: Será que vou conseguir amamentar dois ao mesmo tempo?

Eu já havia tido a maravilhosa experiência de amamentar minha primeira filha exclusivamente até o sexto mês, e seguir com a amamentação prolongada até os dois anos de idade. Mas como eu me sairia com dois? Será que teria leite suficiente?

Como resultado das minhas pesquisas e da vivência prática, tirei as seguintes lições:

1. Toda mulher saudável é capaz de amamentar dois bebês ao mesmo tempo.

A produção se ajustará à demanda. Quanto mais os bebês sugarem, mais a produção será estimulada e mais leite a mãe terá.

2. Defina qual bebê mamará em cada seio e ofereça sempre o mesmo para cada bebê.

Isso é importante para garantir que cada bebê sugue tanto o leite anterior como o posterior (mais rico em gordura).

3. Mantenha um registro dos horários e duração das mamadas.

Isso é particularmente importante no primeiro mês de vida e pelo menos até que cada bebê esteja pesando 3 kg. Abaixo desse peso, corre-se o risco dele entrar em hipoglicemia, caso fique mais de 3h sem ser alimentado. Como cada bebê tem um ritmo diferente de mamadas, sem anotar, a mãe fará confusão e acabará deixando alguém com fome.

4. Conseguir amamentar os dois ao mesmo tempo é uma ótima opção para as mamadas noturnas.

Assim, a mãe consegue um intervalo maior entre uma mamada e outra e aproveita algumas preciosas horinhas de sono. No blog Dois Pra Lá Dois Pra Cá, você encontrará algumas dicas de como fazer isso.

Advertisement

5. Eu acabei não conseguindo amamentar os dois simultaneamente, então, uma coisa que me ajudava era amamentar o mais próximo possível.

Assim, após amamentar um, eu acordava o outro e oferecia o seio. Mesmo que ele mamasse só um pouquinho.

6. Se você tiver condições, invista em uma bombinha de tirar leite.

Antigamente, elas eram desconfortáveis e machucavam o bico do seio. Hoje, existem modelos excelentes com bocais flexíveis que permitem extrair o leite de forma confortável, indolor e rápida! Tire o excesso de leite e congele. Assim, o pai pode dar o leite no copinho ou na mamadeira, enquanto a mãe descansa um pouco.

7. Alimente-se bem.

Afinal, você precisa garantir o suprimento de nutrientes para você e para dois bebês.

8. Beba muita água.

Experimente beber um copo de água antes de amamentar e outro durante a mamada e descubra como a produção aumentará. Deixe sempre uma garrafinha de água perto de você.

9. Descanse o máximo que conseguir.

Acho que o cansaço e o estresse são os maiores desafios da amamentação de gêmeos. Por isso, aproveite os momentos em que estiver amamentando para ficar o mais confortável possível, relaxar e descansar enquanto amamenta.

10. Aceite toda ajuda que te oferecerem.

Delegue tudo aquilo que puder ser delegado. Sua prioridade número um deve ser estar bem para conseguir amamentar seus bebês.

Eu sei que não é fácil. Mas, também, sei que é possível e que vale muito, mas muito a pena mesmo amamentar gêmeos. Tanto pelos benefícios físicos para a saúde do bebê como pelos momentos inesquecíveis que vocês passarão juntos.

Toma un momento para compartir …

Marilia de Andrade Conde Aguilar

Marilia Condé Aguilar é advogada, escritora, esposa e mãe. Adora pesquisar e está sempre em busca de soluções práticas para ajudá-la a equilibrar suas responsabilidades familiares e profissionais.