10 dicas para ajudar e informar seu adolescente sobre namoro

Dicas para regras, planejamento, e ideias de atividades para ajudar seu adolescente a conseguir um encontro e não se machucar.

C. A. Ayres

Hoje em dia a garotada está avançada quanto ao fato de convidar alguém para sair ou fazer alguma atividade. Antes de mais nada, quando chega a hora dos adolescentes começarem a ter encontros que possam levá-los a relacionamentos amorosos, seria bom colocar algumas regras para que possam estar seguros quanto à sua honra, reputação, felicidade e dignidade.

  1. O objetivo maior dessa fase da vida é estudar e planejar o futuro. Ajudar os filhos adolescentes a ter isso em mente é o grande desafio hoje em dia. Tirar notas boas para conseguir vantagens, bolsas de estudo no ensino superior é o principal.

  2. Ter consciência que antes de se envolver com alguém, a responsabilidade por seu futuro é primordial. Nada de fazer o que quer sem pensar nas consequências dos seus atos.

  3. Para gostar mesmo de alguém, precisa-se conhecer a pessoa a fundo, ser amigo dela primeiramente.

  4. Ensinar que o respeito à pessoa, em todos os sentidos, nunca maculará sua honra e reputação, não importa o que a outra pessoa queira.

    Advertisement
  5. Ensinar os garotos a serem cavalheiros e respeitadores e a tratarem as moças com gentileza e respeito.

  6. Ensinar as garotas a se respeitarem e respeitarem os garotos, não fazendo provocações sensuais ou deixando que eles avancem sobre elas.

  7. Ensinar ambos a ouvirem e prestarem atenção na outra pessoa quando falam ou demonstram sentimentos. Nada de ficar olhando para os lados ou falando somente sobre si mesmo.

  8. Tenha certeza que, se eles possuem celulares, que deixem vibrando, e atenderem apenas se for ligação dos pais. É falta de educação ficar falando com outros amigos enquanto está num encontro com alguém, mas precisam atender o telefone dos pais que podem estar preocupados.

  9. Chegar na hora, deixar a outra pessoa na casa dela na hora também é condição para deixar acontecer um próximo encontro.

    Advertisement
  10. Sair de bom humor e voltar de bom humor.

Algumas coisas que precisarão planejar antes dos primeiros encontros

  • Se forem ao cinema, tenha certeza que escolhe o filme com antecedência, e que seja um filme bom, sem violência e sem cenas sensuais. Isso pode além de passar uma imagem errada em relação ao propósito do encontro, estimular algo que não é o objetivo do mesmo.

  • Se forem dançar em algum lugar, pesquisar com antecedência se a música é muito alta ou incita a danças vulgares, ou se o local é muito escuro, ou mesmo se álcool ou drogas estão presentes.

  • Procurarem não ficar sozinhos no carro, ou na casa de um ou outro. Se na casa de amigos, em festas ou encontros, ter certeza dos mesmos cuidados.

Sugestões de primeiros encontros que são saudáveis e que você pode sugerir e ajudar seu adolescente a preparar:

Advertisement

1. Atividade em grupo

Convidar mais amigos, ou mesmo casais de amigos, e fazer atividades em grupo, pode ser cinema, piquenique, passeio no parque, zoológico.

2. Noite do cinema

Fazer uma sessão de cinema em casa, convidar mais amigos, escolher um bom filme, fazer pipoca com guaraná, ou mesmo pizza e se divertirem.

3. Fazer um tour histórico

Exemplo seriam visitar um museu ou uma galeria de arte.

4. Caça ao tesouro

Para casais mais ativos e que proporciona muita diversão. Exige um pouco mais de preparação, mas vale a pena proporcionar momentos aos filhos que possam passar por situações juntos para que conheçam melhor a outra pessoa.

5. Jogar boliche

É legal e muito divertido entre o casal e com um grupo também, até com a própria família.

Advertisement

6. Festa do karaokê

Essa é engraçada e quanto mais gente melhor.

Enfim, há muitas ideias que poderá dar ao seu filho adolescente ou ajudá-lo a preparar. O essencial é que ele conheça seus limites e encontre alguém que pense da mesma maneira, ou seja, deixar os relacionamentos amadurecerem naturalmente e que o progresso do mesmo aconteça no tempo certo, respeitando seus valores e metas de vida.

Toma un momento para compartir ...

C. A. Ayres

C. A. Ayres é mãe, esposa, escritora e fotógrafa, pós-graduada em Jornalismo, Psicologia/Psicanálise. Visite seu website.