10 conselhos para enfrentar seus medos e ser mais corajoso na vida

Ser corajoso não é o mesmo que não ter medo, é ter a coragem de fazer a coisa certa em situações de injustiça

Erika Otero Romero

Quando eu era criança, fazia parte de uma “gangue”. Éramos um grupo de dez crianças de 11 anos que caçavam aventuras a bordo de suas bikes. De vez em quando, nós nos metíamos em enrascadas; mas eram apenas pequenas travessuras de crianças que queriam se divertir. No entanto, não me lembro, uma única vez sequer, de ter fugido dos problemas.

Pensando melhor agora, eu nunca me vi como uma pessoa corajosa. Eu me via como alguém que buscava justiça; tanto, que em uma situação de injustiça, eu defendia quem estava em desvantagem. Sempre foi assim, talvez seja por isso que não me considere corajosa até hoje. Na verdade, quanto mais me recordo de momentos da minha vida, mais me vejo enfrentando situações difíceis. Sim, eu sentia medo, mas não pensava em retroceder.

O que é coragem?

É uma qualidade que faz com que aqueles que a possuam tenham força de vontade necessária para enfrentar situações difíceis.

Talvez você veja pessoas corajosas como aquelas que estão sempre dispostas a arriscar a vida para salvar alguém. Embora isso seja verdade, não é a única coisa que uma pessoa valente faz.

Digamos que uma pessoa corajosa corra riscos que às vezes comprometem sua integridade; no entanto, isso só acontece quando age impulsivamente.

Advertisement

Ser corajoso também inclui tomar a iniciativa e seguir caminhos que poucos seguem. Pessoas corajosas gostam de ter novas experiências, mesmo que isso signifique fracasso.

Agora, pode ser que você não se veja como alguém corajoso, mas, no fundo, você é. Basta apenas fazer da coragem um hábito que o ajude a alcançar seus objetivos e enfrentar os dilemas que tiver pelo caminho.

Portanto, acho que esses conselhos sobre como tornar a coragem um hábito podem ajudá-lo.

1. Arrisque-se a dizer o que pensa e sente

Muitas pessoas têm medo de expressar o que sentem ou pensam, pois não gostam de ser criticadas nem julgadas. Mesmo assim, as críticas justas podem ajudá-lo a ser melhor.

Respeito aos sentimentos não é ruim. Sentir amor não deveria ser uma razão para alguém ficar envergonhado. O medo e a raiva ajudam você a se conhecer melhor. Todos os sentimentos e emoções conectam você ao seu lado humano e o ajudam a entender melhor seus pontos fortes e fracos.

Advertisement

2. Dê a si mesmo a oportunidade de se divertir

As crianças têm a capacidade de ser felizes com tão pouco; por isso, como adulto, você tem o direito de revelar seu lado descontraído. O interessante é que a diversão o convida a correr riscos.

Você precisa de coragem para entrar em um brinquedo do parque de diversões, assim como para se permitir ser infantil e ver o mundo como uma criança faria.

3. Não desista diante do fracasso

Há momentos em que seguimos um caminho e as coisas dão certo na primeira vez, mas isso não acontece sempre.

Sim, é possível que sejam muito mais as vezes em que decidimos fazer algo e acabamos falhando. Diante disso, é bom ter os olhos bem abertos para poder distinguir se essa decisão é boa ou não para nós. Se depois de um tempo você perceber que, por mais que tente, as coisas não vão dar certo, é melhor desistir; desistir de algo também é prova de coragem.

Obviamente, também há metas que exigem melhores estratégias e um pouco mais de esforço. Recomeçar do zero quando as coisas não saem como o esperado é referência de coragem e é digno de ser admirado.

Advertisement

4. Não tenha medo empreender

Uma pessoa que decide seguir um caminho que ninguém mais percorreu precisa ser corajosa para fazê-lo. Quando faz isso, ela está abrindo caminho para que outros possam ir com segurança, seguindo seu exemplo.

5. Tente não ser afetado pelo “que vão dizer”

Quando costuma dar ouvidos ao que os outros dizem ou pensam de você, você está apenas pondo um freio em si mesmo. Você nunca deixará todos felizes com suas escolhas ou com seu jeito de ser; por isso, o que deve valer para a sua vida é o que você decide ser e fazer. É claro! Desde que siga o caminho certo.

6. Enfrente seus medos

Há medos que freiam nossas metas. É sempre bom enfrentá-los, caso contrário, você será dominado por eles e acabará frustrado.

Suponhamos que um dos seus sonhos seja ser um excelente nadador, mas você tem medo de água. A não ser que enfrente aos poucos esse medo, você não conseguirá aprender a nadar. É assim com cada situação da vida, apenas se dê uma chance e arrisque-se a nadar. Tudo o que fizer pela primeira vez dá medo, mas, uma vez assumido, você não terá mais medo.

7. Desenvolva amor-próprio

Quando valoriza a pessoa que é, você se respeita e se faz respeitar. Amar a si mesmo fornece a confiança de que você precisará se quiser correr riscos na vida ou enfrentar os inimigos e os problemas que surgirem pelo caminho.

Advertisement

8. Não se faça de forte, peça ajuda

Pessoas corajosas não deixam de ser corajosas por pedirem ajuda quando precisam. Pedir ajuda mostra o quanto você se conhece, fala sobre humildade e capacidade de se conectar ao seu lado mais humano. Reconhecer as fraquezas também o torna corajoso.

9. Dê apoio

O maior senso de coragem é uma qualidade em que você não apenas ajuda quem precisa, mas também apoia.

Não se trata de grandes atos de heroísmo, basta que você reserve um tempo para ouvir um amigo, acompanhá-lo em seus problemas. Pouco a pouco, você desperta em si mesmo esse sentido aguçado que o torna tão especial.

10. Não fuja dos problemas

Somente os covardes não enfrentam problemas, evitando-os. Fugir dos problemas faz apenas com que eles sejam prolongados. Por outro lado, quando você decide enfrentar uma situação difícil, ela é resolvida mais rapidamente.

Todos nós temos a capacidade de lutar pelas coisas justas e difíceis da vida. Tente implementar esses conselhos aos poucos em sua vida e você perceberá que é fácil extrair essa força interior que o torna ainda mais especial do que já é.

Advertisement

Traduzido e adaptado por Erika Strassburger, do original 10 consejos para afrontar tus miedos y ser más valiente en la vida

Toma un momento para compartir ...

Erika Otero Romero

Erika é psicóloga com experiência em trabalhos comunitários, com crianças e adolescentes em situação de risco.