10 coisas terríveis para dizer a uma mulher que sofre com infertilidade

Palavras podem ofender bem mais do que o silêncio. Aprenda um pouco da dor de pessoas que sofrem com esse problema tão grave e descubra o que você deve dizer.

Cibele Carvalho

Sempre nos perguntamos sobre o que devemos dizer para pessoas que estão sofrendo com qualquer tipo de problema, doença ou morte de um ente querido. Isso parece ser um instinto protetor humano uns para com os outros, ou talvez quem sabe um instinto de solucionarmos todos os problemas existentes, mas como bem sabemos essas soluções totais não estão ao nosso alcance.

Portanto, penso que precisamos começar a nos esforçarmos um pouco mais a fim de controlarmos nossos instintos que podem parecer humanos, porém desviam-se para o lado desumano e desagradável muitas vezes.

Podemos começar controlando nossas palavras, assim como aconselhado por Aldous Huxley “Depois do silêncio, o que mais se aproxima de expressar o inexprimível é a música”.

Então, se você não sabe o que dizer a respeito de algum problema e dor que outra pessoa esteja passando, procure aprender e conhecer um pouco mais sobre o assunto, e especialmente como busca de conhecimento ouça o que a pessoa que está sofrendo tem a lhe dizer, não seja apressado em resolver, apresse-se em ouvir.

Se desejar, a respeito do assunto de infertilidade posso ser essa pessoa, que pode lhe ensinar algumas coisas, afinal vivo com isso, sofro com isso, então seguem abaixo algumas dicas ou toques do que você precisa desesperadamente aprender a evitar dizer para um casal, mulher ou homem que esteja passando por um problema de infertilidade:

Advertisement

1. Mas vocês podem adotar!

Não me diga, sério, nossa eu não sabia disso, que pessoas que passam por infertilidade podem adotar. Nossa, isso certamente resolveu meu problema!

Respostas óbvias ofendem demasiadamente uma pessoa inteligente.

2. Você tem certeza disso?

A não ser que você seja medico ou algum tipo de especialista no assunto, não pergunte se a pessoa tem certeza, principalmente porque isso não lhe cabe saber, se ela está lhe contando algo íntimo, cabe a ela ter ou não certeza.

3. Se você não ficar pensando e ansiosa com isso, já passa

Trata-se de uma receita médica? Que tipo de doenças isso pode curar, todas elas? Não ofenda a pessoa lhe chamando de ansiosa, escute o completo problema.

4. Mas você ainda é nova tem a vida toda pela frente

A quem cabe decidir qual é o momento ou a idade certa para que uma pessoa se torne mãe do que ela mesma? Até quando o desejo da maternidade pode aflorar dentro de uma mulher?

Advertisement

5. Mas gravidez é uma coisa ruim

Sim, isso é verdade, mas é exatamente esse sofrimento ruim que está sendo desejado, pois o sofrimento da incapacidade pode ser uma dor insuportável.

6. O que será que você fez para que acontecesse isso?

Esse julgamento muitas vezes vem dos que mais precisam e deveriam apoiar a mulher, seus parentes, seus pais, irmãos, e parentes bem próximos, como não sabem como lidar com isso, tentam encontrar onde isso nasceu, mas do que adiantará saber disso?

7. Eu estou grávida, com certeza você será a próxima

Apesar do meu sofrimento, eu consigo ficar feliz com a sua gravidez, e não preciso que tente me iludir com afirmações falsas, pode ser que meu diagnóstico tenha sofrido alterações e minha chance, que já era pouca, já não existe mais.

8. Pode ajudar a cuidar dos seus sobrinhos, é a mesma coisa

Ser tia e ser mãe são duas coisas completamente e totalmente distintas, e você que é mãe sabe muito bem disso, então não minta, não finja, não tente solucionar com isso, só piora.

9. Assim vocês têm mais tempo para aproveitarem juntos

Quanto tempo, quantos anos um casal precisa ficar junto para aprenderem a aproveitar bem o tempo que estão juntos? Um buraco familiar precisa ser preenchido.

Advertisement

10. Filhos dão muito trabalho, você não ia querer mesmo

Assim como a gravidez é exatamente esse trabalho, essa experiência, essa vida que toda mulher que sonha em ser mãe deseja ter, uma vida completa, onde ela possa exercer o dom feminino da maternidade.

Agora que aprendemos juntos, um pouco mais sobre as dores que uma mulher que sofre de infertilidade sente, não pare por aqui, se acaso você conhece alguém próximo a você que está passando por isso, aprenda e pratique, esforce-se, controle-se, não diga essas frases ou palavras, ao invés disso seja um amigo verdadeiro, escute, ouça com atenção as dores do outro, mesmo que seja apenas para dizer que sente muito.

Toma un momento para compartir ...

Cibele Carvalho

Bacharel em Direito, Mediadora e Conciliadora de Família, realiza palestras para noivos e recém-casados sobre relacionamentos, especialista em Psicologia Jurídica, esposa, mãe e genealogista.