10 coisas que você tem que fazer agora ou certamente se arrependerá quando for mais velho

Veja quais são os maiores arrependimentos das pessoas acima de 70 anos e viva sua vida AGORA de forma a garantir que você realmente vive para ter uma velhice mais feliz.

C. A. Ayres

A vida passa, a idade chega, e em um determinado momento de nossas vidas nos pegamos olhando para trás e analisando tudo o que fizemos. As más lembranças nem existem mais e as boas ficam. E também todos aqueles momentos onde “Se eu tivesse feito isso…” ou “Se tivesse acontecido isso…”.

Entre os maiores arrependimentos do ser humano, há alguns que podemos fazer o máximo possível hoje para que não nos lamentemos tanto. Depois de conversar com centenas de pessoas acima dos 70 anos, elaborei uma lista dos maiores arrependimentos que eles me disseram.

1. Honrar e amar pai e mãe, avós e mais velhos

Mesmo que não sejam perfeitos, eles já passaram pela maioria de situações de vida que passamos hoje. Conhecê-los e a sua história nos ajuda a entender a nossa, e a voltarmos nossos corações a eles. Ficar perto emocionalmente de nossos pais e avós e tornar nossos familiares nossos primeiros amigos nos ajuda a fortalecer nossas raízes, nossos ramos e nossa alma.

2. Dizer “Eu te amo” mais vezes

Seja quem for, nossos pais, irmãos e familiares, amigos, amores. O tempo é certo e a hora é agora. Não deixe para depois. Não é o amor que nos traz trauma ou sofrimento. O amor é lindo e só nos faz bem.

3. Tentar outra vez

O medo de tentar acaba tirando de nós a vontade de viver, e o tempo passa e um dia vivemos nos perguntando como seria. Saber a resposta é melhor do que viver na dúvida. Seja amar de novo, melhorar uma receita que deu errado, aprender uma nova habilidade, não importa. É sempre melhor tentar tudo o que puder do que viver na dúvida sobre como seria se tivesse acontecido.

Advertisement

4. Cuidar melhor da saúde

Fazer exercício físico, ficar longe dos vícios, comer alimentos saudáveis, usar filtro solar, cuidar para que o estresse não corroa seus relacionamentos, alimentar seu espírito com coisas positivas. Tudo isso faz a diferença um dia quando a idade chega e ela chega para todos nós. É necessário ter saúde para ser feliz, seja para sentir-se realizado, para aproveitar os momentos com os netos um dia, o descanso da idade, o prazer de viajar ou simplesmente apreciar a vida com lucidez.

5. Libertar-se do preconceito

Não somente porque é politicamente correto, mas porque todas as pessoas que existem são filhas de um mesmo Pai, assim como nós. Nossas crenças não precisam interromper os momentos onde podemos demonstrar amor genuíno. Podemos não concordar com o que uma pessoa escolhe para sua vida, mas deixar nosso preconceito amargar nossa alma a ponto de não reconhecer que são pessoas dignas de amor é uma perda de tempo lastimável.

6. Trabalhar no que se gosta

Todos temos contas a pagar, mas chegamos a um ponto onde se não gostamos daquilo que fazemos, sentimos um vazio terrível. Trabalhar com algo que se gosta, mesmo que seja apenas paralelamente a algo necessário, faz toda a diferença em nosso caráter, personalidade e relacionamentos.

7. Buscar o conhecimento acadêmico

Hoje em dia há tantas oportunidades para realizarmos nossos sonhos e buscarmos conhecimento nas áreas que nos atraem mais. Aprender um novo idioma, terminar a faculdade, fazer um mestrado ou doutorado, completar um curso. Não importa se levamos ou não a escola a sério nos nossos tenros anos. Podemos fazer algo agora com um propósito maior e alimentar nosso cérebro. A inteligência, nossos sentimentos e relacionamentos são as únicas coisas que levaremos conosco desta vida.

8. Trabalhar a autoestima

Tem um artigo aqui no site que é ótimo sobre isso. Leia 30 ideias para aumentar sua autoestima instantaneamente.

Advertisement

Eu acredito que autoestima é responsável por quase 100% de nossa felicidade na vida. Sem autoestima, sofremos por amor. Com autoestima, entendemos melhor as necessidades do outro e não levamos os problemas tão a sério. Com autoestima também não ligamos muito para o que as outras pessoas pensam, reconhecemos um relacionamento ruim rapidamente, não ficamos guardando rancor nem pendurados em más lembranças, e não perdemos muito tempo com preocupações. Aceitar-se e amar-se faz uma diferença incrível em nossa vida.

9. Viajar e conhecer o mundo

Enchemos nossos armários de coisas e ficamos prisioneiros enquanto há tantos lugares para serem desvendados. Viajar não é somente o fato de conhecer novas paisagens, mas culturas, histórias, e talvez no meio delas você entenda melhor a sua própria. Não precisa ser para outro país, pode ser para outro bairro. Admirar a Natureza e amar os presentes divinos traz paz e perspectiva.

10. Aproveitar melhor o tempo com a família

Este é comprovado cientificamente que a grande maioria das pessoas se arrepende. Seja por trabalhar demais, por não ter prioridades estipuladas, por deixar distrações tomarem conta do seu tempo. Os filhos crescem, os pais e avós se vão, e um dia concluímos que deixamos tantas coisas passarem à frente do que realmente importava para nós. Então aproveite cada minuto que tem com aqueles que ama.

Marjorie Pay Hinckley, escritora e educadora, escreveu algo que lembro sempre:

“Eu não quero dirigir-me às portas do céu em um carro esporte brilhante, vestida com roupas estonteantes de grandes costureiros, com meu cabelo cuidadosamente penteado e com unhas perfeitas.
Eu quero chegar num carro de família, com lama nas rodas por ter levado as crianças ao acampamento dos escoteiros. Eu quero estar lá com sapatos manchados com a grama que eu cortava para a irmã Lúcia.
Eu quero estar lá com creme de amendoim em minha camisa, devido aos sanduíches que fiz para as crianças de uma vizinha doente.
Eu quero estar lá com poeira embaixo das unhas por ter ajudado a tirar as ervas-daninhas do jardim de alguém. Eu quero estar lá com as marcas dos beijos grudentos de crianças em minha bochecha e com lágrimas de um amigo em meu ombro.
Eu quero que o Senhor saiba que eu realmente estava aqui e que realmente vivi.”

Advertisement

Então, viva sua vida com propósito de forma a fazer de seus anos dourados os melhores de sua vida e sem arrependimentos, tendo o sentimento de que você realmente viveu.

Toma un momento para compartir ...

C. A. Ayres

C. A. Ayres é mãe, esposa, escritora e fotógrafa, pós-graduada em Jornalismo, Psicologia/Psicanálise. Visite seu website.