10 coisas que você não deve dizer ao seu genro

Você quer ter um bom relacionamento com seu genro? Então confira 10 coisas que nunca devem ser ditas a ele para a felicidade de sua própria filha e para a união da família.


Évila Campos de Sant’Ana

Se há algo que percebi em minha família e através de experiências de amigos é que o segredo para uma boa convivência familiar está em nossas palavras. Nem tudo que queremos dizer deve ser dito, principalmente àqueles que estão começando a fazer parte da família.

Quando uma sogra desfere palavras grosseiras e indelicadas ao seu genro, ela constrói uma muralha que separará não somente este novo membro da família que poderia ser como um filho, mas principalmente afastará sua própria filha.

Leia também: 8 coisas que você nunca deve dizer a sua nora

Então, preste atenção se você não está usando palavras que ofendem seu genro ao invés de demonstrar apreço.

1. Esse presente é para o meu genro mais ou menos

Melhor seria dar o presente e não fazer qualquer comentário, não é mesmo? Afinal, presenteamos as pessoas para demonstrar que nos preocupamos com elas e queremos fazê-las felizes de alguma forma. Ele nunca irá gostar mais de você só porque recebeu uma indireta. São suas boas ações que aproximarão seu genro de você!

2. Eu sei que você não gosta de mim

Se fazer de vítima só piora a situação. Se há assuntos para resolver, resolvam com um bom diálogo e um bom jantar divertido em família. Temos que perdoar e amar sem restrições ou condições. Quando ele sentir que é importante para você e é aceito em sua família, ele com certeza só contribuirá para a união de todos.

3. Se fosse eu… Do meu jeito é melhor… Porque eu sei fazer… Do jeito de vocês está errado…

Sim, você se preocupa e quer cuidar de sua filha, genro e netos. Mas, não queira viver a vida deles. Seu genro precisa ter autonomia no lar. Precisa de conselhos, mas não de intromissões que mostram claramente que você reprova o que ele faz. Dê espaço para que ele sinta que sua liberdade de fazer escolhas para sua própria família não está sendo criticada pela sogra.

4. Meu genro favorito é..

Cada genro possui uma característica diferente. Assim como as filhas não são iguais, eles nunca o serão também. Explore e curta as qualidades de cada um. Você vai se surpreender quando deixar de olhar os defeitos. Se sua filha o escolheu é porque ela sabe o seu potencial. Ganhe a mesma visão que ela e todos serão seus “queridinhos”.

Advertisement

5. Um pouco de gratidão é pedir demais?

Ajude por amor e não porque quer receber gratidão infinita. Esperar por reconhecimento e se viciar nisso só trará decepções. Se você ficar cobrando, só receberá a fama de sogra chata… Aquela que faz e depois quer que você beije os pés. Tudo que fazemos pela família deve trazer como recompensa a alegria de vermos a felicidade de cada um. Não é preciso que nos elogiem e digam obrigado para tudo que fazemos. Eles sabem, acredite, que você está fazendo o seu melhor e são gratos por isso.

6. Era melhor que minha filha estivesse solteira

Você diz isso num momento de desabafo e estraga tudo. Não é melhor que ela estivesse solteira. Assim como os filhos erram, nós erramos e, afinal, os genros erram. Eles são humanos e possuem imperfeições. Pratique perdão e compreensão… São infalíveis!

7. Por que mudou de emprego? Por que trocaram de carro? Por que, por que e mais por quês?

Se preocupar com o bem-estar é necessário, mas controlar a vida do seu genro é exagero. Se ele gosta que você dê sua opinião, ótimo. Agora, não encha o coitado com um milhão de perguntas cada vez que o encontra. Ele fará você saber o que ele considera adequado compartilhar apenas.

8. Eu gostava tanto dele (o ex-namorado da filha)

Ficar mostrando tudo que você admirava no ex-namorado da sua filha só fará seu genro lhe odiar. Não terá outro resultado. Passado não faz parte do presente e quando você insiste em mantê-lo no agora, seu futuro pode ser desastroso.

9. Por que vocês não moram aqui? Posso morar com vocês?

Diz o ditado que “quem casa, quer casa”. Por melhor que sejam suas intenções e por melhor que você seja, não dará certo. O casal precisa de privacidade. Seu genro não gosta de ver demonstrações exageradas de apego entre você e sua filha. Cada um precisa ter o seu lar e construir a sua rotina e as suas prioridades. Amar os filhos não significa que eles devem morar depois de casados sob o mesmo teto que você. Quando se ama, se deixa ir.

10. Minha filha ama mais você do que eu

Não compare amor. Amor não se mede, não se suplica e nem reivindica. Ele se sente péssimo quando você fica cobrando e o culpando porque sua filha não dá mais a atenção que você queria ou coisas do tipo. Ame-se! Não se torne dependente do amor alheio, porque as pessoas nunca conseguem suprir nossa insatisfação por amor.

Família é um bem precioso e precisa de cuidados especiais. Cada membro da família é essencial e deve ser amado. O sucesso em toda família está nos atos de bondade e amor. Ame seu genro como amaria um filho e tudo ficará bem!

Leia também: Manual da boa sogra

Toma un momento para compartir …

Évila Campos de Sant'Ana

Évila Sant'Ana é esposa e professora de língua inglesa e apaixonada pelo mundo da leitura e escrita. Acredita que o amor e o conhecimento são os meios de conquistar a felicidade.