10 coisas que você jamais deveria fazer num relacionamento, segundo crianças de 10 anos de idade

Saiba o que crianças de dez anos pensam sobre relacionamento de casais e aprenda com elas. Escutar a impressão das crianças sobre relacionamento de casais é fonte intensa de reflexão.


Suely Buriasco

Meus sobrinhos, Catarina e Natan, de dez anos cada, resolveram dar palpite nos meus artigos, ela dá dicas dos erros dos homens e ele das mulheres nos relacionamentos. E não é que as ideias são boas?

(Natan e Catarina, sobrinhos de Suely Buriasco)

Para os pais é muito interessante saber como as crianças pensam sobre assuntos que, teoricamente, seriam “de gente grande” e por isso enumerei as dicas respeitando a maneira como elas falaram.

Segundo elas, homens e mulheres erram quando:

1- “A mulher pergunta se está bem e o homem manda a real”

A mulher sabe quando está acima do peso; o marido não precisa dizer “você engordou”, por exemplo. Não se trata de mentir, mas ser agradável é fundamental.

2- “A mulher está brava e o homem em vez de ficar quieto, responde”

Eles argumentaram que quando o homem retruca, instiga a briga. Penso que nesse caso poderíamos generalizar, ou seja, quando um estiver bravo, melhor que o outro não responda.

3- “Após uma discussão o homem fica emburrado, ao invés de conversar para ver se eles se entendem”

Muitos cônjuges prolongam o problema ficando de mau humor, às vezes, por vários dias. O ideal é que, depois do calor da discussão, eles conversem e busquem se entender, para juntos encontrarem um consenso.

Advertisement

4- “É irritante quando as mulheres melecam os homens com batom”

Vai aí uma boa dica para as mulheres; então elas se maquiam para ficar bonitas e acabam irritando seus parceiros. Bom senso é fundamental até mesmo no uso de maquiagem!

5- “A mulher liga e o marido diz que está ocupado e ela continua falando”

Principalmente se o marido está em horário de trabalho. Não custa nada perguntar se ele pode falar naquele momento e, claro, não se magoar se ele disser que não.

6- Mulher vive reclamando: você não tem tempo para mim seu trabalho é mais importante que eu”

Acho que as mulheres têm que refletir muito sobre isso; parece que já existe um estigma de que reclamamos demais. O trabalho precisa ser visto como algo que é feito em prol da família e nunca como concorrência a ela.

7- “O homem pede para ela ficar calma, antes de falar, quando é algo que provavelmente vai irritar ela”

A explicação para essa dica é muito interessante; segundo eles quando o homem pede calma, a mulher já se desespera, ou seja, antes mesmo de saber o porquê já entram em clima de briga.

8- “O homem interrompe, tentando explicar e a mulher fica repetindo, cada vez mais alto”

Interromper uma mulher nervosa é o mesmo que colocar lenha na fogueira; ela não se sente compreendida e, instintivamente, vai repetir sempre em voz mais alta, afinal, ela quer ser ouvida.

9- “Um quer conversar e o outro fica mexendo no celular”

O celular como os computadores de forma geral estão dando o que falar no quesito relacionamento. A internet tem muita coisa boa a oferecer, as redes sociais propiciam muitos encontros, mas não pode substituir as relações físicas, principalmente o diálogo do casal e da família.

10- “Um economiza e o outro gasta demais”

Questões financeiras são, nitidamente, fontes constantes de conflito entre cônjuges. Quando um acordo não é estabelecido e respeitado, as brigas podem ser tão constantes que se tornam fatais para o relacionamento.

As crianças, realmente, têm muito a nos ensinar, não é mesmo?

Toma un momento para compartir …

Suely Buriasco

Mediadora de Conflitos, educadora com MBA em Gestão Estratégica de Pessoas, apresentadora do programa Deixa Disso com dicas de relacionamentos. Dois livros publicados: “Uma fênix em Praga” e “Mediando Conflitos no Relacionamento a Dois”.