10 coisas que sua sogra gostaria de lhe dizer

Se você não tem conseguido entender a sua sogra, talvez facilite pensar o que ela gostaria de dizer e não consegue.


Suely Buriasco

Muitas piadas e brincadeiras cercam a figura da sogra generalizando-a como intrometidas e arrogantes, mas nem sempre isso é verdade e conviver com elas não é, incondicionalmente, um problema. Em todo caso, o delicado relacionamento entre nora e sogra pode ser melhorado através do entendimento de algumas falas ocultas.

Leia também: 8 coisas que você nunca deve dizer à sua nora

Entender o que a mãe do seu amor gostaria de lhe falar, mas, por alguma razão, não consegue facilita muito.

1. Não me deixe de lado

Muitas sogras se sentem excluídas da família dos filhos e acabam fazendo muitas intromissões na busca de exigir um lugar nesse novo arranjo. Elas sentem que, embora tenham muita experiência para ajudar, seus palpites são sempre rejeitados.

2. Não me use para atingir meu filho

Muitas noras manipulam situações da relação com a sogra de forma a serem favorecidas diante do marido. Dizem, por exemplo: “A sua mãe também acha que você deveria…” ou “Sua mãe concorda comigo”. Isso não é uma boa ideia.

3. Eu preciso de uma chance

O relacionamento com a sogra precisa ser edificado, ou seja, não pode ser concluído de imediato como bom ou ruim. É preciso que o tempo e as experiências mostrem um rumo, assim, não julgue sua sogra pelas aparências ou primeiros contatos. Dê uma chance para essa relação.

4. Não me veja como uma ameaça

A proximidade da relação mãe e filho, para muitas noras, configura uma ameaça constante, pois, sentem que podem colocar a própria relação em risco com as comparações do marido. Na verdade, são relações diferentes que não deveriam se interpor.

5. Não me subestime

Se você não gosta de alguma atitude de sua sogra procure falar com ela de forma respeitosa e amiga. Tenha certeza de que ela percebe quando, ao invés disso, você reclama dela para o seu marido. Essa atitude, normalmente, causa grandes problemas.

Advertisement

6. Valorize as minhas qualidades

Sua sogra, como qualquer outra pessoa, gosta de se sentir valorizada em suas qualidades. Pense no quanto ela influenciou na educação e no que você admira em seu marido; ressalte as qualidades pessoais dela e elogie de coração.

7. Não dependa de meu filho

Uma mãe não gosta de ver seu filho sobrecarregado; ela não quer que a nora espere tudo do filho. Não gosta quando a nora é ciumenta demais e o priva de atividades que sabe que ele gosta. Noras totalmente dependentes do filho costumam ser vistas como um problema para as sogras.

8. Não seja passiva

Embora nenhuma mãe goste de sentir que a nora manda no filho, também a falta de atitude da nora costuma ser vista de forma muito negativa pelas sogras. Elas desejam ver seus filhos como parceiros de suas esposas, isso engrandece o papel delas como mães.

9. Tenha bom senso ao educar meus netos

A forma como você cria seus filhos é diferente da maneira como ela criou os dela, isso é natural, mas costuma gerar conflitos sérios. Uma educação equilibrada, isso é, sem grandes excessos em relação ao moderno é algo que tranquilizaria muito a avó de seus filhos.

10. Seja reservada

Uma sogra não gosta de ver os problemas da família do filho ser expostos, nem mesmo para elas mesmas. Não faça de sua sogra uma confidente, muito menos escancare a vida de vocês, expondo situações privadas e pessoais.

Você não pode ignorar a mãe de seu marido, também não deve concorrer com ela, assim, uma medida sábia é aproveitar a sua experiência e, de forma madura, definir o papel de cada uma.

Toma un momento para compartir …

Suely Buriasco

Mediadora de Conflitos, educadora com MBA em Gestão Estratégica de Pessoas, apresentadora do programa Deixa Disso com dicas de relacionamentos. Dois livros publicados: “Uma fênix em Praga” e “Mediando Conflitos no Relacionamento a Dois”.