10 coisas que ninguém procura em um relacionamento

O que vale a pena e o que é perda de tempo em um relacionamento.


Suely Buriasco

Relacionamentos incríveis também passam por fases complicadas, têm lá seus momentos desfavoráveis. A diferença está na forma como os cônjuges lidam com isso, ou seja, se buscam se unir mais ou se afastam diante dos problemas.

É natural que em algum momento um desagrade o outro ao longo do relacionamento. No entanto, se os momentos ruins forem maiores e mais intensos do que os bons é preciso entrar em alerta. Observe o que é uma “bandeira vermelha” em um relacionamento:

1. Controle

Quando o “se importar” se transforma em controle o relacionamento entra em zona de risco. Ninguém pode se sentir feliz com outra pessoa colocando limites na sua vida.

2. Ciúme

Todo mundo se sente inseguro em algum momento da vida, mas o tempo todo já é doentio e dificulta muito o relacionamento. Pessoas ciumentas são profundamente inseguras, têm problemas com a autoestima e estão sempre desconfiadas e infelizes.

3. Imposição

É muito difícil estabelecer um relacionamento sério quando um quer mudar o outro e impor tudo a seu modo. Num relacionamento saudável os pares se respeitam mutuamente e negociam as suas diferenças de modo que os dois mudem, por vontade própria e em favor da harmonia.

4. Brigas violentas

Discussões são, até certo ponto, normais, mas todo tipo de violência não é aceitável. Gritos e ataques de qualquer tipo são alertas importantes de que as coisas vão de mal a pior, ninguém em sã consciência deseja algo assim para a própria vida.

5. Desentendimentos constantes

Tem gente que briga por qualquer coisa, vive “fazendo tempestade em copo d’água”. Esse site de psicologia aponta alguns motivos comuns que fomentam brigas constantes: “Mudança de prioridades, falta de comunicação, pouco companheirismo, não compartilhamento dos problemas, e pouca afetividade na relação.

Advertisement

6. Mentira

Não importa se é por coisas banais ou se é algo grave a ser escondido, a mentira é uma das maneiras mais fáceis de desgraçar um relacionamento.

7. Leviandade e procrastinação

Comprometimento é essencial para que a vida a dois se desenvolva salutarmente. Isso significa dar prioridade ao que é bom para ambos. Viver com quem não assume nem cumpre compromissos é, no mínimo, desalentador.

8. Falta de valorização

O reconhecimento é um quesito fundamental para a felicidade das pessoas. Ninguém deseja viver com quem só o critica, recrimina e diminui. Pessoas assim só conseguem conviver com quem não se ama, nem mesmo se respeita.

9. Desacato sexual

Falta de respeito na vida sexual é um tormento para qualquer pessoa. Sexo não é um ato de uma só pessoa; é uma ação conjunta. Não se pode ceder ao que não quer ou não considera certo.

10. Apatia

Todo relacionamento precisa de motivação, alegria e descontração. Rotinas inflexíveis desgasta a relação e provoca infelicidade. Sentir que o outro “não está nem aí” com o relacionamento e só faz o que tem vontade é profundamente frustrante.

É importante prestar atenção nesses quesitos para avaliar o que precisa ser transformado e se, realmente, vale a pena investir no relacionamento.

Toma un momento para compartir …

Suely Buriasco

Mediadora de Conflitos, educadora com MBA em Gestão Estratégica de Pessoas, apresentadora do programa Deixa Disso com dicas de relacionamentos. Dois livros publicados: “Uma fênix em Praga” e “Mediando Conflitos no Relacionamento a Dois”.