10 coisas que homens e mulheres fazem que destroem o romance no casamento

Conhecer atitudes que destroem o romance pode fazer com que homens e mulheres estejam mais atentos à favor do casamento.


Suely Buriasco

É muito comum ouvir falar das dificuldades do casamento e do porquê estão durando cada vez menos. No entanto, o que precisa ser encarado é que o problema não está no casamento e sim na forma como os cônjuges agem.

Homens e mulheres têm formas diferentes de pensar e se manifestar, mas ambos contribuem para terminar com o romance no casamento. Observemos atitudes comuns de um e de outro:

5 atitudes masculinas

1. Falta de atenção

Desatenções como não atender a esposa ao telefone, ser indiferente as suas necessidades, andar na frente dela e não lhe dar ouvidos, por exemplo, são atitudes que detonam o romance na relação.

2. Promessas vazias

Um homem precisa ter palavra, ninguém é obrigado a prometer, mas cumprir o prometido é fundamental. Homens que não agem em conformidade com o que dizem arruínam qualquer possibilidade de manter o romance.

3. Ter sempre razão

É muito chato quando o homem se coloca como o “dono da verdade”, sabe de tudo e quer que seja sempre à moda dele, manifestando profundo egoísmo. Reconhecer que também erra e nem sempre sabe o que é melhor, faz dele um homem muito mais interessante.

4. Ser controlador

Nada mais eficiente para acabar com um romance do que querer controlar tudo. Um homem que monopoliza desde o controle remoto da televisão, até os mínimos detalhes da casa demonstra falta de confiança na esposa e a desagrada profundamente.

5. Apontar defeitos da esposa

Um homem de sucesso é aquele que sabe dar valor à esposa e demonstra isso elogiando-a constantemente. Denegrir sua imagem, fazer comentários do tipo “você engordou” é dinamite pura para o romance.

Advertisement

5 atitudes femininas

1. Ser inquisitiva

Um homem não aceita ser inquirido o tempo todo: “onde você estava?”; “o que fez?”; “porque fez?”; “com quem estava falando?”. Isso é muito desmotivador. Mulheres que demonstram desconfiança contínua contribuem para por fim ao romance no casamento.

2. Não dar trégua

Mulheres emocionalmente dependentes de seus maridos não lhes dão paz, são muito apegadas e querem que seus maridos participem de tudo na sua vida, assim como querem participar de tudo na deles. Tornam-se chatas e desinteressantes. Claro que num casamento é preciso cultivar o companheirismo, mas há que se respeitar também a individualidade de cada um.

3. Ser rancorosa

Não se esquecem de nada, cultivam mágoas que são expostas a cada nova discussão ou oportunidade. Estão sempre apontando o passado e acusando seus parceiros; tornam-se irritantes, discutindo sempre a relação e repetindo as mesmas coisas. Não há homem que suporte por muito tempo.

4. Ter ciúme de tudo e todos

Homens não têm muita paciência com mulheres pegajosas; isso os deixa muito nervosos. Quando o ciúme é justificado por alguma atitude deles, costumam ficar bravos, a reação é do tipo “fui pego no flagra”. Pior ainda quando o ciúme não se justifica, então eles ficam frustrados, chateados e inclinados a dar sentido à desconfiança da esposa.

5. Desmerecer o marido

Reclamar o tempo todo, evidenciando o que não gosta no esposo provoca uma reação muito prejudicial à autoestima dele. Ele se torna carente e se sente incompreendido. Mulheres que falam mal de seus maridos e denigrem sua imagem estão cavando um abismo no casamento.

Assim antes de culpar a intimidade como a grande vilã do casamento, mais proveitoso seria que homens e mulheres buscassem analisar melhor a forma como conduzem seus casamentos.

Toma un momento para compartir …

Suely Buriasco

Mediadora de Conflitos, educadora com MBA em Gestão Estratégica de Pessoas, apresentadora do programa Deixa Disso com dicas de relacionamentos. Dois livros publicados: “Uma fênix em Praga” e “Mediando Conflitos no Relacionamento a Dois”.