10 coisas que a namorada do seu filho gostaria que você soubesse
Você está tentando lidar bem com o fato de seu filho ter uma namorada? Saber o que ela pensa poderá lhe ajudar.

Sônia Penha
O namoro é uma fase natural e importante na vida dos filhos e precisa ser tranquila e agradável para contribuir no crescimento, amadurecimento e felicidade deles. Afinal eles estarão buscando conhecer a pessoa que desejarão ter ao seu lado e se preparando para o casamento e para formar uma família.
A mãe precisa ter maturidade emocional para contribuir positivamente nessa fase da vida dos filhos. Quando pessoas diferentes entram em nossa vida elas trazem consigo histórias e hábitos que poderão contribuir para a felicidade de todos. Quando se trata de uma namorada, podemos ficar perdidos e preocupados, enciumados e sem saber o que fazer, não é mesmo?
Orientação aos filhos: Namoro na adolescência
Se você se encontra nesta situação entender o que a namorada do seu filho gostaria que você soubesse poderá contribuir para que todos fiquem bem e que essa seja uma relação saudável, madura e feliz.
Para começar, ela não é o inimigo.
1. Ela não está tentando competir com você pela atenção dele
O namoro deles não é uma disputa com você pela atenção dele ou pelo tempo que você passa com ele. Com certeza ela está mais preocupada com as outras garotas da idade dela. Fique tranquila, você é a última na fila da sua concorrência. Ela quer que vocês fiquem bem.
2. Ela não é uma cópia carbono da ex-namorada dele
Cada pessoa é única e tem o seu jeito de ser. Jamais a compare com as outras namoradas que seu filho teve, não espere que ela seja tão perfeita ou não quanto a que veio antes dela.
3. Ela quer desesperadamente impressioná-la
Nem sempre é possível gostar da garota que seu filho escolhe para namorar. Caso ela pareça desajeitada, tímida e sem perceber fale demais, é provável que esteja muito nervosa. Conhecê-la consolida a relação com seu filho se ela conseguir a sua aprovação. Afinal não tem nada melhor do que ouvi-lo dizer que “Minha mãe ama você!”.
Adolescentes e namoro: O poder do exemplo e autocontrole
4. Ela quer que vocês sejam amigas
Claro, ninguém é obrigado a gostar de alguém, é completamente aceitável que haja alguma diferença.
Mas ela deseja que vocês sejam amigas e que se deem bem. Por isso não estranhe se ela lhe procurar para perguntar o que você está pensando em dar a ele no Natal ou o que vestir para uma ocasião de família onde ela irá como convidada de seu filho. Procure ser gentil, atenciosa e tratá-la bem. Com certeza sua impressão mudará e vocês poderão se tornar boas amigas.
5. Ela sabe que você sabe melhor
Haverá momentos em que ela não saberá como ajudar seu filho e precisará de conselhos que só uma mãe pode dar. Não se recuse a orientá-la, isso poderá melhorar a relação e o afeto entre vocês. Esteja certa de que ela sabe onde é seu território e quando você pode fazer muito mais por ele do que ela.
6. Ela poderia ser uma boa aliada
No namoro haverá algumas coisas que ele dirá a ela, mas nunca a você, mesmo conversando com ele todos os dias. Então se vocês se derem bem, ambas poderão estar em vantagem. Caso ele esteja passando por alguma dificuldade e ela não sabe que conselho dar a ele, se ela se sentir confortável o suficiente poderá recorrer a você para fazer isso.
7. Suas palavras são realmente poderosas
Ela quer impressioná-la bem, então ela irá prestar atenção a tudo que você diz e como você diz. Se você mencionar que odeia algo, ela se lembrará disso para o seu próximo aniversário. Se elogiar a roupa ou o penteado que ela está usando, vai usá-los com frequência. A maioria de suas opiniões estará guardando, então cuidado como você apresenta tudo, das críticas aos elogios.
Ajudar o adolescente em sua primeira decepção amorosa
8. Não mime seu filho
Seu filho se acostuma com o tratamento que você lhe dá, mesmo que ele não tenha pedido. Quando você cozinha, limpa e faz tudo para ele tenha em mente que ela não pode fazer o mesmo quando você não está por perto, então deixe-o arrumar e cuidar de suas coisas. Não faça tudo para ele.
9. Ela quer o que é melhor para ele também
Quando ele está feliz, ela está feliz. Ela está torcendo por ele em todos os aspectos e deseja seu sucesso e felicidade. Assim como você, ela quer que ele vá ao médico em vez de ser teimoso, ela sabe que ele precisa de um tempo com seus amigos, entre tantas outras coisas. Provavelmente vocês irão concordar em muitas delas com mais frequência do que não.
10. Ela é exatamente como você
Você também já foi uma jovem apaixonada, certo? Então tente lembrar-se disso, tenha empatia e dê uma chance a ela tornando as coisas um pouco mais fáceis. Você vai perceber que pelo menos isso vocês têm em comum.
Fase do namoro: 5 ações necessárias dos pais