10 características de um empreendedor de sucesso

Iniciativa, visão de futuro, capacidade de inovar, de organizar demandas e gerenciar equipes. Essas são algumas características e talentos fundamentais para um bom empreendedor.


Beth Proenca Bonilha

Trabalho com “empreendedorismo” diariamente e vejo diversas pessoas buscando auxílio para tentar reverter à situação negativa em que as suas empresas se encontram. Quando elas nos procuram estão buscando auxílio financeiro, jurídico ou ideias para divulgação da empresa ou produto.

Ajudamos em suas solicitações, mas a resposta para solucionar definitivamente o problema está muito além de conseguir alavancar as vendas ou divulgar a empresa. É preciso analisar o comportamento do empresário.

Ser empreendedor está diretamente relacionado o comportamento e ações. O educador Fernando Dolabela diz que prefere utilizar o termo empreendedorismo em seu sentido amplo, considerando-o uma forma de ser e não de fazer.

Com este conceito pode-se destacar algumas características empreendedoras que podem fazer a diferença entre fracasso e sucesso.

1. Buscar informações: O empreendedor de sucesso está sempre buscando informações sobre o mercado em que atua. Busca aprimoramento para seu negócio e produtos.

2. Tomar a iniciativa: Sempre que identifica uma oportunidade o empreendedor de sucesso aproveita para empreender antes que outros o façam, está sempre atento às tendências e se antecipa às necessidades de seus clientes.

3. Correr riscos calculados: Após buscar informações e aproveitar as oportunidades o empreendedor sabe que correrá riscos, por isso calcula suas ações de maneira a evitar perdas.

Advertisement

4. Exigir qualidade: Para evitar perdas o empreendedor sabe que qualidade e eficiência são premissas no negócio, por isso trabalha para garantir que seus produtos ou serviços estejam acima da exigência do mercado.

5. Ser persistente: Todo empreendedor sabe que a persistência é uma característica que deve estar sempre presente nos negócios, afinal, até se estabelecer no mercado será a persistência que o fará seguir em frente sem desanimar.

6. Planejar: Esta característica fará com que toda a persistência não seja em vão. Nada adiantará persistir sem ter um planejamento e metas que mostram os caminhos a seguir e o objetivo que se deseja.

7. Monitorar: Após planejar e estabelecer metas, o próximo passo é acompanhar o que foi planejado de forma sistêmica; sempre disposto a alterar a rota caso seja necessário.

8. Ser persuasivo: Consegue imaginar um empreendedor que não sabe vender ou encantar seus clientes? Um fracasso total! Com esta visão a persuasão é uma característica que precisa ser trabalhada. Felizmente empreender pode ser aprendido com orientação e treino.

9. Independente: O empreendedor de sucesso preza pela independência em seus negócios. Isso significa que ele precisa se organizar de maneira a não depender exclusivamente de empregados, fornecedores, financeiras. O empreendedor tem domínio de todo seu negócio para garantir a qualidade e eficiência.

10. Autoconfiante: Se um empreendedor deseja ter sucesso ele precisa acreditar em sua capacidade de tornar sonhos em realidade. A autoconfiança fará com que ele tenha disposição para vencer obstáculos e manter seus objetivos, pois conhece seus limites e capacidade em realizar e atender as necessidades de seus clientes.

Tornar-se um empreendedor de sucesso é mais real do que se pode imaginar. Basta desejar, buscar conhecimento, aplicar e estar atento às mudanças do mercado.

Toma un momento para compartir …

Beth Proenca Bonilha

Graduada em Administração de Empresas com MBA em Empreendedorismo. Casada mãe de 6 filhos, avó de 2 netos. Atua profissionalmente como Analista Instrutora da Educação Empreendedora no SEBRAE - SP. Como hobby gosta de artesanato, música e leitu