10 atitudes para começar a melhorar sua saúde agora

Manter bons hábitos diários lhe trará mais disposição, saúde, ânimo e felicidade para aproveitar a vida ao lado daqueles a quem você ama.


Renata Finholdt

Um velho e conhecido ditado popular diz: “É melhor prevenir do que remediar” e assim como outros ditos populares ele diz uma grande verdade.

Quando a questão é a saúde a maioria de nós só passa a se preocupar quando por algum motivo caímos de cama, adoecidos e indispostos, ao passo que se considerássemos a prevenção poderíamos garantir uma vida cheia de saúde e disposição.

Passar a incluir hábitos em nosso dia a dia que colaborem com esse bem-estar e agir preventivamente combatendo várias doenças é nossa responsabilidade.

1. Água

Simples e de fácil acesso, um copo d’água colabora muito para a prevenção de várias doenças além de trazer inúmeros benefícios para nosso organismo. A recomendação de ingerir ao menos dois litros de água por dia é muito recomendada por várias especialidades médicas.

Leia: 6 dicas para otimizar sua ingestão diária de água

2. Frutas

A ingestão diária de frutas colabora com a manutenção de nossa saúde. Elas são ricas em vitaminas, antioxidantes e fibras que nosso corpo precisa diariamente para manter nossa saúde em dia.

3. Verduras e legumes

Assim como a ingestão de frutas estes alimentos também precisam fazer parte de nossa alimentação diária. São deliciosos, de fácil preparo (podem fazer parte de várias receitas) e podem ser consumidos de acordo com sua época, diminuindo assim os custos com os mesmos e variando o cardápio.

Advertisement

4. Sono

Dormir o suficiente para acordar bem-disposto no outro dia é muito importante para manter uma boa saúde e imunidade. O sono recupera nosso organismo e quando não nos preocupamos em ter um sono de qualidade (em um ambiente aconchegante e adequado, com um bom colchão e horas adequadas) estamos prejudicando diretamente nossa saúde.

Leia: A mente e as doenças: Até que ponto adoecemos a nós mesmos?

5. Horas de lazer

É preciso reservar um tempo diário para fazer algo que goste para que desta forma possamos deixar o stress temporariamente de lado. Um tempo de diversão (fazendo algo que você goste) colabora muito com o bem-estar do organismo.

6. Exercício físico

Hoje em dia a prática de exercícios físicos é muito recomendada pelos médicos, eles contribuem muito, ajudam a evitar desde as doenças mais simples até as mais complicadas.

7. Peso adequado

Cuidar do próprio peso não é apenas uma questão de estética, vai muito além disso. A obesidade ou até mesmo o sobrepeso é responsável pelo agravamento de uma série de doenças. Manter o peso ideal é muito importante para ter uma saúde invejável.

8. Reduzir o stress

Parece quase impossível, mas não é! É possível tomar outra atitude quando algo parece incomodar além do permitido. Se você tiver o objetivo de reduzir o stress em sua mente poderá trabalhar nisso sempre que alguma situação estressante lhe aparecer. O stress é um fator determinante para prejudicar a saúde.

Leia: Soluções para o estresse da cabeça aos pés

9. Mente saudável

Busque coisas que lhe tragam bons pensamentos, assista bons filmes, leia bons livros, escolha melhor seus amigos. Mente sã, corpo são.

10. Exames de rotina

Adquira o hábito de fazer exames de rotina preventivos anualmente para que possa intervir, caso necessário, antes que algo mais grave possa lhe acometer.

Leia: 15 dicas para se sentir mais jovem

Advertisement
Toma un momento para compartir …

Renata Finholdt

Renata Finholdt é formada na área de Recursos Humanos com enfâse em treinamentos.