10 amigos tóxicos que você deve banir da sua vida imediatamente

Aqui estão pessoas que estão longe de ser amigos verdadeiros, ainda que tentem se passar por um.

Erika Strassburger

Se você tem um amigo que apresenta os seguintes comportamentos, avalie muito bem se é esse tipo de pessoa que você quer manter na sua vida.

1. O que lhe pergunta “Como vai?”, mas não está realmente interessado em saber

Sempre que o vê, ele pergunta “Como estão as coisas?” ou “Tudo bem com você?”. Quando você diz que está tudo bem, tudo transcorre normalmente. Mas, quando começa a contar algo difícil que está acontecendo, ele se esquiva da conversa, mostra-se desinteressado.

Se você não pode contar com esse amigo em um momento difícil, não tem por que investir nessa amizade.

2. O que só o procura quando precisa de um favor

Ele fica algum tempo sem o procurar, então surge do nada: “E aí, sumido!”. Não demora muito para ele mostrar o real motivo de tê-lo procurado: “Posso te pedir um favor?”. Se esse amigo só aparece quando precisa de algo, abra o olho! Ele está se aproveitando de você.

3. O que é falso com os outros amigos

Se ele é falso com outros a quem chama de amigos, se mente para eles, fala mal deles pelas costas, esteja certo de que ele faz o mesmo com você.

Advertisement

4. O que vira as costas quando você mais precisa

Se ele conhece as dificuldades que você está enfrentando, tem condições de ajudá-lo (e até se colocou à disposição para ajudar), mas acaba virando as costas no momento que você mais precisa, esteja certo de que ele não se importa com você como tenta fazê-lo acreditar.

5. O que o desafia a quebrar as regras

Ele conhece os seus valores e as regras que você decidiu seguir, mas vive o desafiando a quebrá-las. Se ele não respeita suas escolhas e zomba de suas crenças, definitivamente, não é um bom amigo para você.

6. O bajulador

Se você está cometendo um erro, ele fala coisas para agradá-lo, em vez chamar a sua atenção e orientá-lo a parar. Ele não se preocupa com sua saúde, bem-estar ou reputação. Só que ser o “queridinho” e popular da turma.

Um bom amigo irá lhe dizer a verdade, ainda que você fique magoado; arrancará um copo da sua mão porque não quer vê-lo se embebedar; tirará você de uma situação de risco, em vez de deixá-la à mercê de predadores.

Rapazes e moças, aprendam a reconhecer e a valorizar as verdadeiras amizades. Afastem-se daqueles que, visivelmente, só querem vê-los se dando mal.

Advertisement

7. O que vive humilhando as pessoas

Se seu amigo faz piada sobre as imperfeições físicas ou deficiência das pessoas, trata mal seus subordinados ou as pessoas mais simples, sente-se superior porque tem dinheiro, status, inteligência ou beleza; ele é, sem dúvida, uma péssima companhia.

8. O que só enxerga coisas negativas nas pessoas

Todos nós temos defeitos, mas temos virtudes também. Se seu amigo só enxerga defeito nos outros, cedo ou tarde ele acabará o envenenando, principalmente se você der ouvidos às suas críticas. E se for você o alvo das depreciações, esteja certo de que ele alegra-se em vê-lo para baixo, não quer vê-lo evoluir. Portanto, não é seu amigo de verdade.

9. O que fica competindo com você a todo instante

Ele não faz as coisas para se sentir bem consigo mesmo, mas para competir com os outros. E está disposto a tudo para parecer o mais atraente, o mais popular, o mais bonito, ter o melhor carro, as roupas mais caras. É um egocêntrico, capaz até mesmo de humilhar um amigo que estiver se destacando, só para não perder o posto de “melhor”.

10. O enganador

Ele tem sempre uma desculpa na ponta da língua, se faz de vítima em vez de assumir seus erros, já foi pegou mentindo e trapaceando? Cuidado! Ele é capaz de roubar seu par romântico, seu emprego, seu dinheiro e destruir sua reputação perante seus amigos para acobertar suas mentiras e trapaças.

A socióloga Jan Yager disse que os “Amigos tóxicos vão sempre espalhar rumores que não são verdade. Vão decepcioná-lo de várias formas e repetidas vezes, são negativos e uma companhia desagradável. (…) Fingem ser quem não são. Ao invés de aplaudir suas conquistas, eles são tão invejosos, que acabam diminuindo e menosprezando tudo que você faz”. Ela diz que a melhor coisa a fazer é afastar-se deles. E acrescenta: “Ao diminuir o contato, o sabotador vai naturalmente se afastando, pois ele tende a buscar novos amigos que o aceitem, onde ele possa continuar seu ciclo nocivo”.

Advertisement

Se você tem alguém assim em seu círculo de amizade, uma boa alternativa, em vez de simplesmente se afastar, é compartilhar este artigo nas redes sociais. Quem sabe estas coisas não o façam cair em si e despertem nele o desejo de mudar.

E aproveite para fazer uma autoanálise. Caso esteja cometendo um ou mais desses erros, esforce-se para eliminá-los de sua vida. Isso certamente fará de você um amigo bem melhor, o tipo de amigo que você deseja ter.

Toma un momento para compartir ...

Erika Strassburger

Erika Strassburger nasceu em Goiás, mas foi criada no Rio Grande do Sul. Tem bacharelado em Administração de Empresas, trabalha home office para uma empresa gaúcha. Nas horas vagas, faz um trabalho freelance para uma empresa americana. É cristã SUD e mãe de três lindos rapazes, o mais velho com Síndrome de Down.