10 alimentos que você não deve guardar na geladeira (alguns, para o bem de sua saúde)

Por que você não deve colocá-los na geladeira, o que acontece e qual é o melhor lugar para armazenar estes 10 alimentos.


Mariel Reimann

Minha avó colocava tudo na geladeira. Para ela, a geladeira era sinônimo de “Vai durar mais tempo”. No entanto, a ciência parece não concordar. Alguns alimentos sofrem mudanças que não são boas para ser consumidos.

Embora os especialistas não pareçam concordar sobre a melhor forma de armazenar certos alimentos, como a manteiga, pelo menos há um consenso sobre estes 10 alimentos que de modo algum pertencem à geladeira.

De acordo com uma publicação do Huffington Post, você deve evitar colocar os seguintes alimentos em sua geladeira:

1. Os ovos

Os ovos vão na geladeira, mas não na porta. O frio faz com que os ovos permaneçam em melhores condições por mais tempo. O truque é que se você os colocar na porta, eles estarão mais propensos a sofrer mudanças na temperatura, e isto faz com que eles se decomponham. Portanto, o melhor lugar para os ovos é em uma das prateleiras da geladeira, e o mais no fundo possível.

2. Os tomates

Os tomates não apenas perdem seu sabor na geladeira sob as baixas temperaturas, mas o frio também impede seu processo de amadurecimento. Além disso, aparentemente, de acordo com Harold McGee, um cozinheiro famoso, a temperatura da geladeira rompe a membrana dentro da fruta e a torna arenosa.

3. O manjericão

Esta deliciosa erva aromática dura muito menos na geladeira e tem a habilidade de absorver todos os cheiros que os demais alimentos emanam, fazendo com que perca seu propósito quando você quiser usá-lo.

A melhor forma de preservá-lo é como se fossem flores, em um vaso com água fora da geladeira.

Advertisement

4. As batatas

Se você guarda as batatas na geladeira, as baixas temperaturas fazem com que o amido presente nas batatas se transforme em açúcar muito mais rápido, o que obviamente não é bom.

Como você deve armazenar as batatas?

É recomendado usar uma sacola de papel, ao invés de uma de plástico, para evitar que elas apodreçam muito rápido. Também é recomendado colocá-las em um lugar escuro e frio, mas não refrigerado. Ou seja, deixe-as em temperatura ambiente (no lugar mais fresco que você tiver disponível).

5. As cebolas

Se você colocar as cebolas na geladeira, você não apenas corre o risco de que tudo que estiver ao seu redor absorva seu cheiro e gosto, mas a umidade também a deixa muito mais macia e a faz mofar.

É recomendado guardá-las fora da geladeira, mas não junto com as batatas, porque isto faz com que ambas estraguem muito mais rápido.

6. Os abacates

Com estes há um truque: se você os comprou um pouco verdes e ainda não estão como você gosta para consumi-los, você deve deixá-los sim fora da geladeira, para que possam amadurecer. Se você os comprou maduros e quer que durem alguns dias antes de consumi-los, então coloque-os na geladeira.

Lembre-se que o frio impede o processo de amadurecimento.

7. Alho

O alho na geladeira irá se transformar em uma planta e irá mofar quase imediatamente, assim como as cebolas.

8. O pão

O frio da geladeira faz o pão secar rapidamente. O melhor lugar para o pão é no congelador (coberto para reter sua umidade) ou sobre o balcão.

9. As frutas exóticas

Estas frutas como banana, abacaxi, manga, mamão e outras frutas de origem tropical, não estão preparadas para resistir a baixas temperaturas.

Advertisement

10. O mel

O mel, devido a sua alta concentração de açúcar, pode durar quase para sempre se você o armazenar dentro de um armário e bem fechado. Se você o colocar na geladeira ele irá se cristalizar.

Bônus: Se a manteiga for salgada, pode deixá-la fora da geladeira, porque quase não há perigo de bactérias se desenvolverem. Mas se essa porcentagem de erro a deixar nervosa, então coloque-a na geladeira.

Traduzido e adaptado por Sarah Pierina do original 10 alimentos que no debes guardar en la nevera (algunos, por el bien de tu salud)

Toma un momento para compartir …

Mariel Reimann

Mariel Reimann é a Diretora de Conteúdo da KSL Latino. Ela estudou direito na Universidade Nacional de Cordoba, e atualmente mora em Salt Lake City, Utah.