10 alimentos que você não deve guardar na geladeira (alguns, para o bem de sua saúde)

Por que você não deve colocá-los na geladeira, o que acontece e qual é o melhor lugar para armazenar estes 10 alimentos.

Mariel Reimann

Minha avó colocava tudo na geladeira. Para ela, a geladeira era sinônimo de “Vai durar mais tempo”. No entanto, a ciência parece não concordar. Alguns alimentos sofrem mudanças que não são boas para ser consumidos.

Embora os especialistas não pareçam concordar sobre a melhor forma de armazenar certos alimentos, como a manteiga, pelo menos há um consenso sobre estes 10 alimentos que de modo algum pertencem à geladeira.

De acordo com uma publicação do Huffington Post, você deve evitar colocar os seguintes alimentos em sua geladeira:

1. Os ovos

Os ovos vão na geladeira, mas não na porta. O frio faz com que os ovos permaneçam em melhores condições por mais tempo. O truque é que se você os colocar na porta, eles estarão mais propensos a sofrer mudanças na temperatura, e isto faz com que eles se decomponham. Portanto, o melhor lugar para os ovos é em uma das prateleiras da geladeira, e o mais no fundo possível.

2. Os tomates

Os tomates não apenas perdem seu sabor na geladeira sob as baixas temperaturas, mas o frio também impede seu processo de amadurecimento. Além disso, aparentemente, de acordo com Harold McGee, um cozinheiro famoso, a temperatura da geladeira rompe a membrana dentro da fruta e a torna arenosa.

Advertisement

3. O manjericão

Esta deliciosa erva aromática dura muito menos na geladeira e tem a habilidade de absorver todos os cheiros que os demais alimentos emanam, fazendo com que perca seu propósito quando você quiser usá-lo.

A melhor forma de preservá-lo é como se fossem flores, em um vaso com água fora da geladeira.

4. As batatas

Se você guarda as batatas na geladeira, as baixas temperaturas fazem com que o amido presente nas batatas se transforme em açúcar muito mais rápido, o que obviamente não é bom.

Como você deve armazenar as batatas?

É recomendado usar uma sacola de papel, ao invés de uma de plástico, para evitar que elas apodreçam muito rápido. Também é recomendado colocá-las em um lugar escuro e frio, mas não refrigerado. Ou seja, deixe-as em temperatura ambiente (no lugar mais fresco que você tiver disponível).

Advertisement

5. As cebolas

Se você colocar as cebolas na geladeira, você não apenas corre o risco de que tudo que estiver ao seu redor absorva seu cheiro e gosto, mas a umidade também a deixa muito mais macia e a faz mofar.

É recomendado guardá-las fora da geladeira, mas não junto com as batatas, porque isto faz com que ambas estraguem muito mais rápido.

6. Os abacates

Com estes há um truque: se você os comprou um pouco verdes e ainda não estão como você gosta para consumi-los, você deve deixá-los sim fora da geladeira, para que possam amadurecer. Se você os comprou maduros e quer que durem alguns dias antes de consumi-los, então coloque-os na geladeira.

Lembre-se que o frio impede o processo de amadurecimento.

7. Alho

O alho na geladeira irá se transformar em uma planta e irá mofar quase imediatamente, assim como as cebolas.

Advertisement

8. O pão

O frio da geladeira faz o pão secar rapidamente. O melhor lugar para o pão é no congelador (coberto para reter sua umidade) ou sobre o balcão.

9. As frutas exóticas

Estas frutas como banana, abacaxi, manga, mamão e outras frutas de origem tropical, não estão preparadas para resistir a baixas temperaturas.

10. O mel

O mel, devido a sua alta concentração de açúcar, pode durar quase para sempre se você o armazenar dentro de um armário e bem fechado. Se você o colocar na geladeira ele irá se cristalizar.

Bônus: Se a manteiga for salgada, pode deixá-la fora da geladeira, porque quase não há perigo de bactérias se desenvolverem. Mas se essa porcentagem de erro a deixar nervosa, então coloque-a na geladeira.

Traduzido e adaptado por Sarah Pierina do original 10 alimentos que no debes guardar en la nevera (algunos, por el bien de tu salud)

Advertisement
Toma un momento para compartir ...

Mariel Reimann

Mariel Reimann é a Diretora de Conteúdo da KSL Latino. Ela estudou direito na Universidade Nacional de Cordoba, e atualmente mora em Salt Lake City, Utah.