Casamento à prova de fogo: Como fortalecer os laços matrimoniais

Dicas de fortalecimento na convivência e no relacionamento entre marido e mulher.

Fernanda Ferraz

Assista ao filme O Céu é de Verdade e visite o site do filme em português para saber mais sobre a história de um casal que passou por muitos problemas devastadores, mas juntos conseguiram superar até mesmo a doença do filho, um garotinho de apenas 3 anos que em estado grave, foi ao céu, e retornou, e toda a família ficou ainda mais unida com os acontecimentos seguintes.

Compreende-se que todas as pessoas e casais desejam ser felizes, e isso engloba o para sempre. No início do relacionamento, do namoro ou noivado, as coisas são mais simples, há menos responsabilidades e cobranças, a vida parece singela e com o amor no auge. Tudo é fácil de superar, porque o sentimento prevalece qualquer problema ou situação.

A questão é que com o passar do tempo, depois do casamento, depois de vierem os filhos, depois de se ter uma casa e muitas contas a pagar, cria-se uma rotina e, às vezes, parece que aquele lindo e forte amor acabou.

Será mesmo que acabou ou você não tem o alimentado de maneira correta e agradável? Você se esqueceu que seu cônjuge e filhos são seu porto seguro? Esqueceu ou já ponderou: caso um dia você perca tudo, quem é que estará ao seu lado? Os amigos ou sua esposa, marido e filhos?

Uma família unida preenche vazios e a solidão. Num problema, o melhor a fazer é conversar e esforçar-se para melhorarem juntos, se assim não for, a casa pode desabar.

Advertisement

Como fortalecer, então, os laços matrimoniais?

Medidas simples, mas constantes, podem salvar ou recuperar um casamento. É claro que será necessário esforço mútuo e, algumas vezes, um terá que se esforçar mais do que o outro. Mas a persistência deverá trazer bons resultados, o que não pode é deixar para lá ou desistir do seu casamento.

Pondere sobre o quanto sua família deve ser importante, os laços, os anos de convivência, as vitórias conquistadas juntos, os filhos ou netos, e todos os bons momentos construídos em família.

Mudar atitudes

Avalie-se, olhe para si mesmo, observe como fala, como se expressa, como se porta, se resmunga demais, se reclama muito de seu cônjuge, se não dá muita atenção para ele, preocupa-se mais com o trabalho do que com a família. Busque valorizá-los, respeitá-los, dedique-se mais. Ao fim do dia, sente-se, dê um beijo na cabeça de seu parceiro, olhe nos olhos, pegue nas mãos, ainda que ásperas e calejadas, e perdoe. Não somos perfeitos, estamos aqui para melhorar e aprender, mas se sentir confortável com os próprios erros e não se esforçar para mudá-los não lhe ajudará em nada.

Seja mais presente

Não se ausente tanto, quando um dos membros da família precisar de seu apoio em algum evento, confraternização, em momentos ou locais que precise de sua ajuda para resolver alguma questão, faça-se presente, ouça mais o que o outro tem a dizer, deixe que a pessoa desabafe e conforte-a. Aproveitem essas ocasiões para estarem juntos e conversarem mais. Vejo muitos casais reclamando uns dos outros, “Porque isso, porque aquilo, porque ele é assim e não me ajuda e me vigia (…)” Já olhou para si mesmo? O que você tem feito para que seu relacionamento seja diferente? Pare de reclamar tanto do seu cônjuge, saiba elogiar mais! Para que o outro sinta sua presença de forma mais positiva.

Demonstrar amor

Amor a gente não dá apenas nos momentos bons não, a gente deve dar sempre. Isso não só está ligado ao romantismo, ainda que esse seja um ponto necessário, mas tem a ver com entrega, confiança, amor sincero, vontade, desejo absoluto de fazer o outro feliz, e ninguém me convence que o tempo esfria o amor!

Advertisement

Como casal, vocês têm que demonstrar amor um pelo outro, abraçar mais, beijar mais, conversar mais, sorrir mais, ser tudo mais um para o outro, é ser total para o outro. Quando houver um problema, é pedir para conversar, é expressar suas necessidades individuais, é perguntar: “Amor, o que posso fazer para ser melhor para você?” E não querer falhar dentro do lar, porque de nada adianta ter sucesso lá fora, quando sua casa está bagunçada ou destruída.

Romantismo

O romantismo deve sempre existir entre o casal, coisas simples podem demonstrar carinho e apreço: um jantar, um presente, um perfume, um cartão, uma mensagem, um passeio, uma tarde no campo com piquenique e ao som das músicas que te toquem, que te relembrem boas experiências, música que fale de amor. Estipulem entre si, momentos só para o casal e outros com toda a família, definam dias, datas e, também, saibam fazer surpresas.

Demonstrar confiança

Seja sincero e demonstre confiança, verbalize isso, diga que compreende a “tal” urgência ou necessidade, mas que confia na pessoa. Em ocasiões de distância física, não deixem de se comunicar, expressem o amor ao telefone também, enviem fotos, sejam criativos. Ainda que o outro reclame ou seja rude, continue, não desista, não pare, não dê corda para o mal e para a ausência entrar na vida de vocês.

Expressar interesse

Quando o outro falar de seus próprios projetos ou sentimentos, interesse-se, exponha sua opinião de forma positiva, critique menos, seja sensível, pergunte mais sobre questões profissionais. Podem ser trabalhos diferentes, mas um faz parte da vida do outro e não deve haver egoísmo, como se só você importasse.

Ser honesto

Seja honesto com seu cônjuge, expresse seus problemas, o que aconteceu no seu dia, seja verdadeiro, não esconda nada. A mentira é algo terrível, e numa mentira nada sobrevive. Caso sinta-se culpado por algo que fez e deseja resgatar seu casamento, reúna forças e converse com a pessoa ofendida, diga o quanto sente, fale de seus arrependimentos, expresse que deseja o relacionamento entre vocês de volta e comprometa-se a não voltar a fazer o erro e fuja dos perigos, para mais uma vez não pôr em risco o que é de mais valioso na sua vida, sua família.

Advertisement

Oração

Talvez pareça tolice para muitos, mas a oração fornece forças para continuar e para resgatar ou mudar algo. Converse com Deus, peça Sua ajuda e instrução. Por sermos muito falhos, às vezes, não conseguimos enxergar as soluções, mas elas existem.

Nada bom pode ser perdido, a não ser que haja consentimentos de alguma parte. Um amor verdadeiro jamais deveria morrer.

“Nenhum sucesso na vida, compensa o fracasso de um lar.” (David O. Mckay)

Toma un momento para compartir ...

Fernanda Ferraz

Graduada em RH, acredito que nossa vida têm verdadeiro propósito, sou SUD, sei que toda dor e aflição é uma fonte de virtude e força espiritual, que nos molda e purifica.