Seja alegre e de bem com a vida

A vida nem sempre é como desejamos, assim, vale a pena refletir em algumas sugestões de como desenvolver a alegria e o bem-estar.


Suely Buriasco

Carlos Drummond de Andrade definiu que: “Ser feliz sem motivo é a mais autêntica forma de felicidade”.Fazendo uma análise prática é possível que concluamos que a vida por si só já é motivo de felicidade, no entanto, nosso lado emocional nem sempre segue essa direção.

O fato é que cada pessoa tem sua própria maneira de buscar estar bem e seguir a sua vida com mais alegria, mas por vezes isso não é fácil, assim vale a pena pensar em algumas sugestões:

1) Valorize a vida

A vida é uma dádiva de valor inenarrável, aproveitá-la ao máximo é dar-lhe um propósito, assim viver bem a vida é o mesmo que ter uma vida significativa, com valores e razões que a enriqueçam.

2) Aproveite o presente

Procure sorrir ao acordar todos os dias de manhã; lembre-se que o momento que você vive é o agora. Não desperdice seu dia pensando no passado ou ansiando pelo futuro. Aproveite o presente porque nele reside a sua oportunidade de agir.

3) Seja consciente

Tenha consciência do valor das coisas, não se exaspere com as dificuldades, deixando de valorizar o que realmente é fundamental para você. Não se deixe levar apenas pelas emoções, racionalizar muitas vezes é necessário.

4) Veja o lado bom

Nem tudo é como desejamos, mas mesmo as coisas ruins têm um lado bom, pois, no mínimo, servem de aprendizado. Foque no lado positivo das coisas e você se sentirá mais forte e confiante.

5) Aceite as dificuldades

Problemas fazem parte da vida, a possibilidade de resolvê-los ou não também; quanto mais aceitação você tiver, mais descomplicados serão seus dias. Faça o que lhe compete, dê o melhor de você e se conforme com os resultados.

Advertisement

6) Aceite as pessoas

A indignação com as pessoas só vai ampliar sofrimentos; aceite que são como são e busque mudanças em você mesmo para encarar isso naturalmente e não se deixar abater.

7) Não reclame

Tanto a palavra como o pensamento contaminam o nosso humor. Deixe de se queixar, tudo na vida passa, então procure não se estressar tanto.

8) Manifeste seus sentimentos

Sorria, abrace, exale bons sentimentos, expresse o quanto as pessoas são especiais para você. Mesmo que as coisas não estejam muito bem, atitudes positivas sinceras vão fazer com que você se sinta bem melhor.

9) Seja útil

As pessoas precisam uma das outras e a gentileza é uma forma importante de se sentir útil. Ajudar alguém que passa por uma dificuldade tem efeito restaurador para quem o faz.

10) Assuma a responsabilidade

Não deposite nas mãos de ninguém a responsabilidade de viver bem; sua alegria e satisfação são efeitos de seus próprios atos. Não permita que suas emoções e sentimentos dependam de qualquer pessoa que não seja você mesmo.

O importante é saber que para tudo sempre há uma saída e se não houver não será o mau humor que vai ajudar, não é mesmo?

Lembre-se que a vida é maravilhosa demais para ser desperdiçada e que estar de bem com ela só depende de você, acredite nisso e seja feliz!

Toma un momento para compartir …

Suely Buriasco

Mediadora de Conflitos, educadora com MBA em Gestão Estratégica de Pessoas, apresentadora do programa Deixa Disso com dicas de relacionamentos. Dois livros publicados: “Uma fênix em Praga” e “Mediando Conflitos no Relacionamento a Dois”.