Aprenda a sobrelevar a vida após a morte de um ente querido

Para muitos, a morte é uma situação tão dolorosa, que eles preferem não pensar nela. Mas há maneiras mais sábias e eficazes de lidar com ela a fim de superar a perda e seguir em frente.

Erika Otero Romero

Uma das dores mais difíceis de tolerar é a morte de um ente querido. Você sente como se algo estivesse dilacerando você por dentro.

Para ser sincera, não sei dizer quanto tempo esse sentimento de perda pode durar; só sei dizer que essa pessoa deixará saudade pelo resto da vida.

O fato é que enquanto algumas pessoas têm mais facilidade para lidar com o luto; outras sofrem essa dor por toda a vida.

Este é o caso da minha avó materna. Ela ficou viúva aos 39 anos e tinha 7 filhos pequenos sob seus cuidados. Minha mãe conta que não houve um dia sequer na vida de minha avó em que ela não chorasse a morte de meu avô. O casamento deles não foi perfeito, mas eles se amaram, respeitaram e apoiaram um ao outro todo o tempo em que estiveram casados. Inclusive, eu poderia afirmar que minha avó amou meu avô até o último dia de sua vida.

Agora, se superar a morte de alguém com quem você tem um bom relacionamento é complicado, superar a morte de alguém com quem você teve um relacionamento difícil é muito mais controverso. As pessoas em questão precisam do auxílio de um profissional de saúde mental para encerrar esse ciclo doloroso.

Advertisement

De qualquer forma, para muitos, a morte é uma situação tão dolorosa que eles preferem não pensar nisso. Ainda assim, é algo pelo qual todos nós iremos passar em algum momento. Por isso, é importante saber a melhor maneira de lidar com a morte para que, quando ela chegar para alguém que amamos, consigamos superar e seguir em frente.

Como lidar com a morte de um ente querido e seguir em frente

Algumas pessoas levam pouco tempo para aprender a viver sem a presença de alguém que amam; e outras não. Estas precisam passar por todo um processo para seguir em frente. Algumas ações que podem ajudá-la a encontrar a cura e aprender a superar essa dor são:

1. Fale sobre essa morte

Falar sobre a morte, acredite ou não, ajuda a tornar a situação mais real. Todos nós que perdemos familiares sabemos que, no início, é difícil acreditar no que está acontecendo.

Falar sobre essa perda ajuda também a externar a dor. Se sentir vontade de chorar, chore. Isso o ajudará a se livrar da dor e daquele peso enorme que faz com que sintamos como se estivéssemos nos afogando. Além disso, aos poucos, você passa a ter mais consciência dessa perda e a torna mais tangível. Com o tempo, torna-se mais tolerável.

2. Aceite suas emoções

A morte de alguém que amamos dói mais para uns do que para outros. Isso não quer dizer que se ame menos a pessoa que morreu. Somos todos diferentes e sofremos de maneira diferente. Por isso, não há razão alguma para comparar seus sentimentos com os de outras pessoas. Procure identificar cada emoção – raiva, tristeza ou aborrecimento; não negue esses sentimentos. Se você precisa dar vazão a essa dor, faça do jeito que quiser. Essas ações irão purificá-lo lentamente, até que você esteja livre de toda a dor.

Advertisement

3. Preocupe-se com você e com os seus

Tente não negligenciar a si mesmo ou aos seus. É verdade que a morte de um ente querido pode fazer com que você caia em forte depressão, razão pela qual deve cuidar de si mesmo.

Pode soar cruel, mas a vida continua. Se você tem filhos pequenos que dependem de você, é seu dever deixar a dor de lado e viver com o propósito fixo de cuidar deles.

Cuide-se também; tenho certeza de que a pessoa que você perdeu não gostaria que você descuidasse de sua vida e mergulhasse na dor e no descuido.

4. Não é apenas você que sofre, portanto ajude aqueles que também sentem essa perda

Suponhamos que foi seu cônjuge que morreu; seus filhos também estão sofrendo e precisam que você seja sua fonte de consolo e apoio. Sei que pode ser muito difícil apoiar os outros quando você sofre seu próprio calvário, no entanto, ser essa fonte de apoio pode ajudá-lo a lidar com esse pesar e aliviar o fardo.

5. Lembre-se dessa pessoa com amor e celebre sua existência

Algo que me conforta é relembrar os momentos mais felizes que vivi com meus familiares já falecidos. Tenho boas recordações de todos eles e isso faz com que eu sinta que estão perto de mim. É verdade, às vezes também sinto falta e choro, é inevitável. Apesar disso, com o tempo, encontro mais paz ao relembrar cada ensinamento, aventura ou momento divertido vivido com ele. É exatamente isso que aqueles que já partiram merecem: ser lembrados com alegria e amor.

Advertisement

Por fim, só posso dizer que quanto mais cedo você passar por todo o processo de luto, mais agradável será a sua vida. Procure fazer a sua parte, viver com suas melhores lembranças e cumprir cada propósito que tenha na vida. Tenho certeza de que o que essa pessoa mais desejaria para você é que fosse feliz.

Traduzido e adaptado por Erika Strassburger, do original Aprende a sobrellevar la vida luego de la muerte de un ser amado

Toma un momento para compartir ...

Erika Otero Romero

Erika é psicóloga com experiência em trabalhos comunitários, com crianças e adolescentes em situação de risco.