Tire esse olhar triste do rosto: Como superar a tristeza

Se você está tentando superar a dor de uma grande tragédia em sua vida, ou simplesmente lutando para se recuperar de desafios difíceis da vida, você pode superar a tristeza.

Devin Thorpe

A tragédia pode recair sobre qualquer pessoa. Ninguém está isento. Assim como cada pessoa nasce e morre, todo mundo experimenta alegria e dor, incluindo a perda de um ente querido. O divórcio pode causar dor e sofrimento ainda maior do que a perda de um cônjuge para a morte. A jornada da vida, simplesmente pode ser horrível, às vezes.

Experimentar tristeza quando ocorre a tragédia não é apenas normal, mas saudável. Todo mundo chora à sua própria maneira e ninguém deve dar muito crédito aos amigos e familiares que insistem que você está sofrendo de forma errada ou demais, ou por muito tempo. Acima de tudo, você não deve se sentir culpado por estar triste depois de uma tragédia.

Por outro lado, se você não consegue se livrar da tristeza mesmo sentindo que já está pronto para deixar o luto, aqui estão algumas ideias para ajudá-lo a superar.

Lembre-se que não se trata de você

Se você está lutando com uma morte na família ou divórcio, é preciso reconhecer que esta tragédia não foi sua culpa e não é reflexo de seu caráter. Coisas ruins acontecem com pessoas boas. Simplesmente assim. Você é normal.

Lembre-se que as coisas vão melhorar

Tenha certeza de que a vida pode voltar ao normal. Algumas mudanças são permanentes, mas sua vida vai continuar e você vai ser feliz novamente. Você pode ter que discutir consigo mesmo para ser convincente, mas não deixe que seus sentimentos de tristeza persistam e o afastem dessa ideia.

Advertisement

Lembre-se que a amplitude do problema é limitada

Mesmo no caso da perda de um cônjuge, o que parece permear todos os aspectos da sua vida, há muitas coisas que permanecerão inalteradas. Seus filhos e outros membros da família ainda estão com você. Sua carreira em grande parte não será alterada. Na verdade, a maioria das coisas vai continuar como se nada tivesse acontecido. Isso pode irritá-lo em algum nível, mas também deve dar-lhe esperança.

Encontre a sua fé

Nos tempos mais sombrios da vida, muitos acham conforto genuíno na fé. Se isso lhe parece estranho, mas você realmente quer encontrar uma maneira de sair de debaixo da nuvem escura, considere exercer fé. Tente orar. Visite uma igreja. Procure uma conexão espiritual com Deus.

Sirva aos outros

Durante um momento de tristeza, você pode não sentir nem um pouco de vontade de fazer algo para alguém. Você não sente ter a força física necessária para ajudar os outros. Tente identificar uma necessidade genuína de outra pessoa e resolver, não importa quão pequena seja. Esse ato simples, provavelmente, o fortalecerá, dará mais energia e mais otimismo do que a própria tarefa exige. Veja isso como as orientações em um frasco de xampu: lave, enxágue, repita. Sirva, quando sentir-se revigorado, repita.

Pare de ruminar

Aqueles que sofrem um maior grau de tristeza têm uma tendência a ruminar seus problemas. Focar nos problemas tende a ampliá-los. Há duas táticas que você pode usar para acabar com a ruminação: em primeiro lugar, fazer outra coisa e, segundo, agendar um horário em algum dia, para refletir e ponderar os seus problemas. As chances são de que no momento em que chegar a “hora de ruminar” programada, o seu desejo de sentar e refletir terá passado. Você já mudou.

Não fique muito ansioso para deixar para trás a sua tristeza após uma verdadeira tragédia. Angústia tem seu lado bom. Porém, se você se encontra perturbado com um compromisso não cumprido ou um comentário irreverente de um colega de trabalho, tome coragem. Aplique esses princípios para superar sua angústia e encontrar a felicidade novamente. Algumas dessas ideias são bem desenvolvidas neste livro.

Advertisement

Traduzido e adaptado por Stael Pedrosa Metzger do original Turn that frown upside down: How to get over sadness, de Devin Thorpe.

Toma un momento para compartir ...

Devin Thorpe

Devin Thorpe, marido, pai, autor do livro Your Mark On The World, palestrante e contribuidor da Forbes Magazine. Depois de construir uma carreira de 25 anos em finanças e empresariado onde movimentou em torno de U$ 500 milhões em transações completas, ele agora se dedica no trabalho social em período integral, ajudando outros a obterem sucesso em seus esforços por um mundo melhor.