5 estratégias para parar de discutir com os filhos

Há muitas maneiras de parar de discutir com os filhos, o segredo está na maneira como dizemos as coisas, para que eles não se sintam atacados nem ofendidos.

Adriana Acosta Bujan

Sem medo de errar, posso afirmar que assim como eu, muitos pais lamentam por discutir com seus filhos, já que enfrentá-los muitas vezes nos parte o coração em mil pedaços.

Embora essas pequenas brigas muitas vezes tenham uma boa razão de ser, seja para resguardar sua segurança e fazê-los compreender que devem respeitar as regras e limites estabelecidos em casa, os sentimentos de culpa são inevitáveis.

E é por causa desses sentimentos que cometemos erros que podem ter graves consequências no futuro dos nossos filhos. Porque, para evitar discutir com eles, normalmente cedemos e deixamos que eles tomem decisões que talvez não sejam as melhores.

Dessa forma, vamos perdendo autoridade e falhando em nosso ideal de ser os melhores em termos de criação.

O que temos que ter em mente é que, mesmo que não queiramos discutir, sempre haverá brigas, mesmo que não sejam por motivos ou causas importantes, já que é parte da vida, de nos conhecermos e de socializar.

Advertisement

Por isso é importante conhecer algumas estratégias que podem ajudar a melhorar esses momentos desgastantes que você tem com seus filhos e, assim, conseguir uma melhor convivência familiar.

O campo de batalha

Convém recordar que a educação não se reduz apenas à disciplina que desejamos ensinar aos nossos filhos, mas também contempla a forma como se demonstra o afeto, o estabelecimento de limites, o estilo de comunicação, a transmissão de ideias ou valores e o tipo de atividades que realizam em conjunto.

A combinação de todos esses fatores permite que os pais não percam a autoridade durante seu processo de criação, tornando essa criação mais democrática e saudável para todos os membros da família.

Em outras palavras, não se concentrar apenas em fazer com que os filhos obedeçam de uma vez por todas, impondo-lhes algo, mas tentando tornar essas discussões harmoniosas e respeitáveis.

Então, como parar de discutir com os filhos sem perder autoridade:

Advertisement

1 Reflita sobre quais batalhas você vai discutir

Muitas vezes, discutimos com as crianças sobre coisas que realmente não têm tanta importância, por exemplo, porque não recolhem os seus brinquedos ou arrumam a cama.

Quando, na verdade, existem outras coisas que podem ser realmente importantes que tenham que ser discutidas e postas na mesa.

A estratégia se refere a parar de discutir por coisas sem importância que podem ser resolvidas com um castigo ou uma consequência por algum ato ou comportamento que não está permitido nas regras ou limites do lar.

E focar em discutir coisas que podem prejudicar a integridade ou a saúde dos nossos filhos.

2 Um tempo para se acalmar

Uma das estratégias que se implementam em vários colégios é “ficar de castigo”, trata-se de colocar a criança em um espaço da sala de aula sem ter contato com seus colegas de classe, para que consiga refletir e pensar sobre o mal que haja feito naquele momento.

Advertisement

Esta estratégia pode ser implementada em casa para reduzir as discussões, trata-se de proporcionar um tempo e um espaço aos filhos para que consigam estabilizar e controlar suas emoções negativas como a raiva, a ira, o aborrecimento, a frustração entre outras.

Quando deixamos que essas emoções negativas desapareçam, então não haverá discussões, mas um diálogo assertivo com os filhos.

3 Encontre a razão

Os pais podem zangar-se com os filhos porque eles não cumprem as regras e limites estabelecidos em casa, mas já se perguntou se essas normas são as melhores para o seu filho, quais são as razões pelas quais ele não as cumpre?

Haverá sempre um pano de fundo em cada comportamento e atitude dos nossos filhos ao violarem uma regra. É por isso que será conveniente encontrar a razão ou a origem de certo comportamento.

Por exemplo, se você discute porque ele não come toda a sopa que lhe preparou, talvez seja porque o seu filho comeu algo a mais no intervalo da escola, por isso não tem apetite, ou talvez seja por algum problema emocional que ele esteja guardando no coração.

Advertisement

4 Acordos entre todos

Uma parte importante, que não devemos esquecer quando criamos os nossos filhos, é aumentar a segurança e a confiança neles próprios.

Se você quer parar de discutir com seus filhos, então leve em conta suas opiniões, ideias, soluções, razões e motivos; ou seja, escute-os e estabeleça acordos em que todos ganham.

Dessa forma, seus filhos fortalecerão sua autoestima e se sentirão incluídos, especiais e amados. Sua opinião é importante no momento de estabelecer normas em casa.

Isso não quer dizer que deva ceder a tudo o que eles proponham, mas que possam chegar a decisões em conjunto para ter uma melhor convivência.

5 Amor e mais amor

Nós, pais, amamos nossos filhos acima de tudo, mas às vezes eles não sabem ou não entendem, porque há coisas que os pais têm que fazer e que não podemos deixar de fazer pela segurança deles.

Advertisement

Então é neste ponto que a comunicação é importante para mostrar-lhes que os amamos.

“Te amo, por isso confio em você”, “Te amo, por isso não quero que chegue tarde”, “Te amo, por isso quero que coma para estar sempre saudável”.

Existem muitas maneiras de parar de discutir com os filhos, o segredo está na maneira como dizemos as coisas, para que eles não se sintam atacados nem ofendidos.

As discussões com os filhos sempre vão existir, porém, é preciso converter esse campo de batalha onde as duas partes podem sair muito feridas, em um campo harmonioso, cheio de respeito, tranquilidade e equilíbrio.

Escolha suas batalhas, ensine-os a controlar suas emoções negativas, entenda a origem de sua raiva e fale com eles com amor.

Advertisement

Traduzido e adaptado por Stael Pedrosa do original 5 estrategias para dejar de discutir con los hijos

Toma un momento para compartir ...

Adriana Acosta Bujan

Adriana Acosta estudou comunicação, é mãe de um adolescente, e atualmente se dedica em ensinar e pesquisar em nível universitário em Puerto Vallarta. Publica seus textos esperando que ajude as pessoas com suas vivências úteis.