Tendo uma casa blindada contra acidentes

Se olhar com atenção ao seu redor, você pode notar e evitar muitos perigos.

Suzana Ribeiro

Acidentes domésticos são comuns e perigosos. Geralmente ficamos atentos(as) ao cuidar de nossos(as) filhos(as) fora de casa e relaxamos ao chegar, mas se sua casa não estiver devidamente preparada, esses momentos de descuido podem ser fatais. Portanto, vale a pena fazer uma inspeção periódica, revisando desde os itens mais cruciais, como pequenos detalhes que podem evitar que os pequenos se machuquem.

Você, que conhece os hábitos de seu/sua filho(a) é a melhor pessoa para avaliar os riscos em sua residência, mas segue abaixo uma lista que pode ajudar:

Afogamento

Esvazie a banheira imediatamente após o banho e não deixe o/a bebê nem um instante sem supervisão na água. Tome cuidado com pequenas quantidades de água em baldes, vasos sanitários, piscinas, etc. Algumas crianças gostam de ver a máquina de lavar roupas funcionando, nunca a deixe fazer isso sozinha, ela pode abrir a tampa e cair lá dentro.

Sufocamento

Evite acessórios muito volumosos e fofos no berço, como edredons, protetores, almofadas e bichos de pelúcia grandes. Não deixe o/a bebê dormir sobre superfícies muito fofas como sofás moles ou edredons. Coloque-o(a) para dormir de barriga para cima e fique atento com sacolas plásticas, ou outras embalagens que podem asfixiar.

Engasgamento

Todo objeto pequeno o suficiente para ser engolido, ou mesmo colocado dentro da boca ou narinas, deve ser confiscado do ambiente onde ficam crianças pequenas e muito bem guardado em locais seguros. Tome cuidado com brinquedos com partes que soltam, enfeites ou botões de roupas e mesmo alimentos que não dissolvam facilmente, como pão, carne e muitos outros.

Advertisement

Queimaduras

Nunca carregue comidas ou bebidas quentes ao mesmo tempo que carrega o/a bebê, também evite cozinhar ou mexer panelas, com ele/ela no colo. Vire os cabos para o lado de dentro do fogão e utilize as bocas de trás sempre que possível. Evite toalhas de mesa que possam ser puxadas. Nunca, jamais deixe o ferro de passar (ou pranchas de cabelo) em local acessível, mesmo que a criança já entenda o que você fala, pois é muito comum que eles desobedeçam por não resitirem à curiosidade.

Choques

Mantenha aparelhos elétricos longe do alcance, mas assim que seu filho(a) tiver maturidade suficiente, ensine a forma correta de ligar um plugue na tomada, mostrando onde não se pode encostar. É importante tampar tomadas e manter fios elétricos bem escondidos.

Quedas

Não deixe o/a bebê sozinho em camas ou sofás, muitas vezes eles aprendem a rolar quando menos se espera! Use sempre o cinto de segurança do carrinho, bebê conforto, ou mesmo na cadeirinha de supermercado. Convém instalar grades nas janelas, portões removíveis no início e final de escadas e telas protetoras em qualquer vão suspenso maior do que 10 cm.

Envenenamento

Tire qualquer produto tóxico da área de alcance das crianças, como venenos, produtos de limpeza, cosméticos, xampus, perfumes, remédios, etc. Nunca utilize recipientes de bebidas ou alimentos para guardar produtos de limpeza. Não deixe o/a bebê se distrair a qualquer custo, mexendo em bolsas (que podem conter itens perigosos) ou materiais radioativos como celulares, baterias, pilhas, etc.

Prensamentos e outros

Coloque protetores nas portas, para impedir que fechem prendendo as mãozinhas ou dedinhos. Utilize travas em portas de armários e gavetas também, especialmente as da cozinha, onde ficam as facas. Se tiver móveis com partes ponti-agudas utilize protetores de quinas. Verifique móveis altos e pesados, se estão bem firmes e fixos. Mantenha objetos pesados, como televisores, o mais longe possível da beira do móvel.

Advertisement
Toma un momento para compartir ...

Suzana Ribeiro

Suzana A. Ribeiro é autora dos livros: O Elo Forte, uma história contada por quatro gerações, Um Sonho Distante, o que existe além da memória e está escrevendo o terceiro volume da série.