7 comportamentos indesejados no trabalho

Importante detectar e reconhecer comportamentos inadequados no ambiente de trabalho antes que eles tenham por consequência prejuízos pessoais e profissionais.

Suely Buriasco

Construir bons relacionamentos no trabalho é de grande interesse para qualquer profissional, afinal, é importante que o ambiente profissional seja respeitoso e harmônico. Isso influenciará positivamente tanto na carreira como na qualidade de vida. Muito se há que fazer para que haja satisfação na convivência com os colegas de modo geral.

No sentido de perceber alguns erros que podem ser fatais para a sua carreira, observe alguns comportamentos totalmente indesejados:

1- Reclamar o tempo todo

É muito chato conviver com uma pessoa que se queixa de tudo o tempo todo. Se você é do tipo “reclamão” cuidado; esse tipo de comportamento é totalmente inadequado e malvisto pelos colegas e pela empresa. Evite falar mal de seu trabalho e queixar-se do chefe ou dos colegas. Segundo a matéria Você é um profissional – ou só reclama? deste site: “Profissionais também apontam erros – entretanto, com uma grande diferença: eles também oferecem ideias e soluções para melhorar“.

2- Fazer fofoca

Essa é considerada uma das piores atitudes no meio corporativo. O fofoqueiro é antiético e visto com uma pessoa a quem não se pode confiar. Não existe fofoca inocente, não se podem encontrar desculpas para quem expõe os colegas negativamente. Segundo a matéria deste site, 10 dicas para você se blindar das fofocas no trabalho: “A fofoca é a coisa que mais irrita os brasileiros no ambiente de trabalho corporativo“.

3- Estar sempre atrasado

A pontualidade é uma característica do bom profissional e não se refere apenas ao horário de entrada e saída do trabalho, como também ao cumprimento de prazos das tarefas. Vale ficar atento, pois desculpas demais não são de bom tom.

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4- Criticar em público

Críticas são por vezes necessárias, mas cuidado para não ser mal interpretado; existem momentos certos para não humilhar quem as recebe. O ideal é seguir o lema: Elogie em público critique em particular.

5- Faltar com o respeito

Demonstrar efetivamente respeito por todos é fundamental em qualquer relacionamento, inclusive o profissional. Cuidado com brincadeiras de mau gosto, uso de palavrões, fala alta, usar o que não é seu sem permissão, e-mails e telefonemas pessoais no ambiente de trabalho. Bom lembrar que você não está sozinho e considerar o outro também é uma forma de educação.

6- Viver mal-humorado

Todo mundo passa por dias em que o humor pode estar afetado negativamente, mas nada justifica contaminar os colegas e atrapalhar o rendimento do trabalho. Por isso, é muito mais saudável reclamar menos e avaliar se o comentário é realmente interessante para os demais antes de fazê-lo.

7- Tratar de assuntos pessoais

Por mais que você se sinta amigo dos colegas, eles não precisam estar envolvidos em seus assuntos pessoais. Também não é um comportamento interessante estar sempre falando de si mesmo e de sua própria vida. Além de você expor a sua vida privada, cuidar de questões íntimas prejudica o foco e resultados do profissional.

Reconhecer e identificar comportamentos inadequados no trabalho é um grande avanço para adquirir posturas mais profissionais, ampliando as próprias potencialidades e colaborando para um ambiente sadio e competente na empresa.

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Suely Buriasco

Mediadora de Conflitos, educadora com MBA em Gestão Estratégica de Pessoas, apresentadora do programa Deixa Disso com dicas de relacionamentos. Dois livros publicados: “Uma fênix em Praga” e “Mediando Conflitos no Relacionamento a Dois”.