A perda de peso em casais pode ser ‘contagiosa’, revela estudo

Você engordou no casamento? Temos boas notícias! Veja o que esta pesquisa revelou sobre emagrecimento em casal.

Rachel D.C.

Ganho de peso no casamento

Um estudo publicado no periódico científico Social Science & Medicina comprovou o que muitos já sabiam e já haviam experienciado: o ganho de peso no relacionamento.

Cientistas da Europa compararam IMCs de mais de 10.000 pessoas da Áustria, França, Alemanha, Itália, Holanda, Polônia, Rússia, Espanha e Reino Unido. E eles descobriram que a média de IMC de um homem solteiro era 25.7, já de um homem casado era de 26.3. A média de IMC de uma mulher solteira era 25.1 e de uma mulher casada era de 25.6. Um IMC maior de 25 já é considerado acima do peso.

Uma das principais autoras do estudo, Jutta Mata, da Universidade de Basel, disse que os dados podem ser explicados pela ideia de que pessoas param de cuidar delas mesmas por não verem necessidade disso, já que estão “fora do mercado”.

“Por exemplo, em países em que a taxa de divórcio é alta, pessoas casadas mantêm um IMC mais baixo comparado a países em que a taxa de divórcio é mais baixa. Talvez isso aconteça porque aqueles que vivem em lugares onde o divórcio é mais comum entendem que eles têm maiores chances de voltarem para o ‘mercado'”, disse Mata ao Huffington Post.

Um dos cônjuges pode emagrecer por “tabela”

A boa notícia é que quando um dos cônjuges decide perder peso, o outro pode perder peso também. O emagrecimento no casamento tem efeito cascata.

Advertisement

Pesquisadores da Universidade de Connecticut, nos Estados Unidos, acompanharam 130 casais que começaram uma reeducação alimentar. Os casais foram estudados por seis meses e apenas um dos cônjuges iniciou um regime. O estudo também monitorou os devidos parceiros, que não participaram da reeducação alimentar.

A grande surpresa foi que após os seis meses, 1/3 dos parceiros havia perdido cerca de seis quilos cada, mesmo não participando da dieta. O emagrecimento de um dos cônjuges pode afetar o outro de forma positiva. Foi notado, curiosamente, que a forma com que o emagrecimento entre os casais ocorria foi parecida. Por exemplo, se um dos cônjuges tinha dificuldade de perder peso mesmo fazendo dieta, o parceiro passava pela mesma dificuldade.

“Quando uma pessoa muda o comportamento, a outra ao redor também tende a mudar. Isso pode mudar a visão do parceiro sobre quantas calorias ele está ingerindo, ter um controle maior do seu peso e evitar fast-food”, explicou Amy Gorin, autora principal do estudo, ao The Independent.

Então, se o casal ganhou alguns quilinhos durante o casamento, eles podem perdê-los juntos, mesmo um não aceitando fazer dieta. Que boa notícia, não?

Toma un momento para compartir ...

Rachel D.C.

Rachel De Castro é esposa e escritora com formação em ciência política. Acredita que o mundo já tem críticos demais por isso decidiu motivar e inspirar pessoas.