Este treino pode atrasar a progressão da esclerose múltipla

Pesquisas mostram que este treino pode atrasar a progressão da esclerose múltipla.

Roberta Preto

Sabemos que as atividades físicas são benéficas em todas as idades e aqueles que se exercitam bastante desde a infância e conseguem manter essa prática na vida adulta tendem a ser mais saudáveis ao longo da vida.

A vida prega algumas peças. E doenças como a esclerose múltipla acabam por debilitar de forma trágica pessoas que antes viviam felizes e saudáveis, entretanto, um treino especial pode contribuir na regressão da esclerose múltipla.

Segundo estudiosos capitaneados pela Universidade de Aarhus, na Dinamarca, a musculação e outras práticas esportivas que requerem força são capazes de beneficiar diretamente no cérebro de quem sofre da doença, conhecida como a esclerose múltipla.

Lamentavelmente, a esclerose múltipla é uma doença autoimune, ela afeta diretamente o sistema nervoso do doente, culminando em sintomas como dificuldade de locomover e muita fraqueza.

“O efeito positivo dos exercícios no cérebro é conhecido, mas ainda não sabemos como ocorre”, ressalta a educadora física brasileira, Jéssica Garcia. Ela trabalha com doenças neurodegenerativas em Portugal, na Universidade de Coimbra.

Advertisement

Para a educadora física, como também para Otávio Furtado, educador físico, um dos pontos mais importantes é de aderir às sessões de ginásticas, pois quem é aplicado consegue manter a autonomia, pois ajuda a melhorar o cansaço, produz equilíbrio e há grande melhora na força muscular.

Estes são alguns passos importantes para malhar em segurança para que é acometido de esclerose múltipla:

  • Buscar um profissional qualificado para orientá-lo na prática esportiva é essencial quando se trata da doença esclerose múltipla, pois é preciso que ele tenha conhecimento e, se não tiver, que possa buscar sobre a doença, assim ele poderá identificar quais exercícios podem beneficiar sua saúde e quais irão limitá-lo.

  • Não tenha pressa, comece devagar, pois você não está praticando musculação para ser a pessoa mais forte, mas sim, para estar entre as mais saudáveis, portanto, seja paciente e dê o melhor de si.

  • Pondere o horário da prática esportiva, é preciso evitar o cansaço.

    Advertisement
  • Não fique exposto ao sol, pois o calor é prejudicial para sua saúde, ele aumenta os riscos de surtos.

  • Não pratique esportes sem estar bem hidratado, mantenha-se hidratado o tempo todo.

  • Pratique natação com a temperatura da água em torno de 26 a 30 °C, ou seja, a água precisa estar sempre morna.

  • Proteja sua cabeça, evite pancadas nela, então é melhor ser cauteloso com práticas esportivas como Muay thai e boxe, essas pancadas podem acarretar sérios problemas ao cérebro.

A prática esportiva é uma prova de amor que uma pessoa pode oferecer a si mesma. Não importa se sua doença seja esclerose múltipla ou qualquer outra. Se você escolher praticar esporte, você terá mais que saúde e força física, você terá força emocional e mental para driblar qualquer desafio em sua vida.

Advertisement
Toma un momento para compartir ...

Roberta Preto

Roberta Preto, 33. Formada como tradutora e intérprete, escritora, mãe. Apaixonada pela vida, em uma eterna busca por conhecimento. Espero que minhas palavras possam ser uma luz na vida das pessoas. Sonho em ajudar a humanidade a tornar-se livre da escravidão da ignorância.