7 exercícios para ter a barriga durinha, sem incluir abdominal

Abdominais são, sem dúvida, exercícios importantes para eliminar os pneuzinhos e definir o abdômen, mas, cá para nós, é uma tortura. Além disso, agride o pescoço e a lombar.

Stael Ferreira Pedrosa

Abdominais não são o único exercício que trabalha a barriga. Existem opções, como a prancha, para quem não quer ou não pode enfrentar o abdominal. Aqui tem 7 exercícios que mesmo não sendo o tradicional definidor de abdome, apresentam menor grau de dificuldades e proporcionam condicionamento, porém, são mais seguros e até divertidos (para quem gosta).

1. Prancha

Deite-se de bruços em superfície plana e apoie os cotovelos e braços no chão afastados à distância entre os ombros. Fique na ponta dos pés e levante o corpo apoiada nos cotovelos e braços. Evite levantar ou abaixar o bumbum, imagine seu corpo reto. Fique nessa posição o tempo que suportar. Este é um exercício isométrico que treina o músculo sem repetições, estático.

2. Prancha lateral com torção

Na mesma posição anterior, fique agora de lado e apoiada em um dos braços dobrado e na lateral dos pés. Eleve o quadril e mantenha-se reta com o braço livre esticado para cima. Fique nessa posição (apertando os músculos dos glúteos) por 20 segundos. Vire-se e faça do outro lado, apoiando-se agora no outro braço.

3. Prancha frontal alternando os braços

Ainda na mesma posição do primeiro exercício, mas agora não mais apoiada nos cotovelos e braços, mas nas mãos espalmadas e os braços esticados. Afaste um pouco os pés um do outro (25 cm aproximadamente) enquanto se mantém apoiada em suas pontas. Com o corpo reto e os glúteos flexionados eleve um braço para frente até sua mão estar acima da cabeça. Faça 3 séries de 15 repetições para cada braço.

4. Prancha frontal alternando as pernas

Na mesma posição, ao invés de levantar os braços, levante uma das pernas e mantenha-se nessa posição por 20 segundos. Repita com a outra perna. Faça 5 vezes com cada perna.

Advertisement

5. Prancha com escalada

Ainda na posição anterior, tente colocar um joelho no cotovelo do lado oposto, ou seja, joelho direito no cotovelo esquerdo e vice-versa. Alterne os joelhos a cada movimento. Faça 3 séries de 15 para cada joelho.

6. Prancha com bola

Com uma bola de exercícios, apoie os cotovelos e braços nela e em seguida estique o corpo alinhando cabeça, quadris e pés, fique na ponta dos pés. Somente o cotovelo e os braços ficam sobre a bola. Permaneça nessa posição mantendo os glúteos e o abdome flexionados e rígidos por 20 segundos ou até 1 minuto. Repita de 3 a 5 vezes.

7. Rolamento com bola

Utilize um tapete para a realização deste exercício. Com os joelhos no tapete e os cotovelos sobre a bola. Role a bola com os cotovelos o máximo que conseguir sem relaxar as costas, mantendo o tronco encaixado. Em seguida, role a bola de volta. Repita 5 vezes.

Toma un momento para compartir ...

Stael Ferreira Pedrosa

Stael Ferreira Pedrosa é pedagoga, escritora free-lancer, tradutora, desenhista e artesã, ama literatura clássica brasileira e filmes de ficção científica. É mãe de dois filhos que ela considera serem a sua vida.