4 sinais de que o seu cônjuge se sente distante de você

Podemos nos distanciar das pessoas que amamos sem nem mesmo perceber. Veja aqui 4 sinais de que seu cônjuge se sente distante de você.

Stael Ferreira Pedrosa

Quando um companheiro muda o jeito de ser, muitas vezes não conseguimos compreender o comportamento novo e julgamos erroneamente, sem ver as causas existentes por trás de tal mudança.

Pode ser difícil para um cônjuge dizer exatamente o que sente, muitas vezes porque ele próprio não consegue identificar ou expressar adequadamente o que se passa em seu íntimo, ou talvez por medo de criar uma situação, uma desconfiança, etc., fecha-se em si mesmo e deixa de desfrutar a presença do outro e as alegrias do relacionamento.

Um dos problemas que gera tal situação pode ser o distanciamento. Seja real ou imaginário, o afastamento do outro pode gerar angústia, sentimento de menos valia e desesperança, o que se manifesta no cônjuge que se sente deixado de lado por um comportamento que pode variar de silencioso a agressivo. Se for por este motivo, ele manifestará alguns dos sinais abaixo:

1. Ligações e mensagens

A princípio seu parceiro começa a ligar várias vezes ao dia para nada. Só para perguntar se você está bem, o que está fazendo, se almoçou, etc. Também manda mensagens de texto, seja uma gif engraçada, ou um “bom dia” musicado. Ele só quer que você pense nele. Caso não se sinta “pensado”, pode começar a manifestar sintomas de insegurança tais como menor contato físico, menos intimidade.

2. Perguntas constantes

Quando o sentimento se torna mais intenso, isso pode se manifestar através de perguntas do tipo “você ainda me ama?”. Também é comum um comportamento extremado, que vai de um ponto ao outro, como por exemplo, excesso ou total falta de preocupação com a aparência. Se isso acontece, significa que ele se sente deixado de lado, negligenciado, e que sente sua falta.

Advertisement

3. Respostas irritantes

Você fala que vai sair, seja a trabalho ou outro compromisso, ele costuma usar palavras parecidas ou exatamente iguais a: “claro”, ou “como sempre”, ou ainda “que novidade!”. Isso pode significar que o outro quer deliberadamente irritá-lo para chamar sua atenção para o que ele considera como comportamento negligente de sua parte. Seu par sofre com os próprios sentimentos.

4. Provocações

Seu cônjuge passa a provocá-lo com frases e atitudes numa tentativa desesperada de conseguir sua atenção. Nesse ponto não é mais possível dizer que seu sentimento de distância seja apenas “coisa de sua mente”. Existe realmente um distanciamento de sua parte e é hora de resolver esse problema.

O que fazer?

O fundamental é perceber os primeiros sinais e não deixar chegar ao ponto das provocações. Se o seu parceiro precisa perguntar se você o ama, é um sinal de que isso não está claro em sua mente, seja por falta de dizer ou de fazer coisas que demonstrem seu amor.

Se você tem trabalhado muito, tente tirar pelo menos um dia na semana para saírem e fazerem coisas juntos, ligue durante o dia para dizer que sente saudades ou que está pensando nele/nela. Quando tiver tempo livre, priorize a pessoa amada ao invés das atividades com os amigos.

Não plante a semente do divórcio em seu casamento através de atitudes ou palavras descuidadas que possam fazer seu cônjuge se sentir negligenciado. O casamento é um ser vivo que precisa ser nutrido diariamente para que não enfraqueça e morra. Cuide do seu amor, os frutos que vocês colherão valerá a pena.

Advertisement
Toma un momento para compartir ...

Stael Ferreira Pedrosa

Stael Ferreira Pedrosa é pedagoga, escritora free-lancer, tradutora, desenhista e artesã, ama literatura clássica brasileira e filmes de ficção científica. É mãe de dois filhos que ela considera serem a sua vida.