Longas viagens de carro não são recomendadas para bebês com até esta idade

Muito tempo na mesma posição durante uma longa viagem pode causar aos pequenos muito desconforto.

Renata Finholdt

Viajar em família é algo bom demais. Elas criam experiências inesquecíveis e um elo ainda mais intenso entre cada membro da família. Há famílias que programam a cada ano uma grande viagem juntos para desfrutarem a companhia um do outro. De avião ou de carro não importa, o mais valioso é a presença de todos nesta empreitada.

Quando a família ganha um bebê, as viagens ainda podem acontecer, logicamente com mais cuidados e recomendações. As viagens longas, com mais de duas horas de percurso, precisam ser evitadas até que o bebê atinja pelo menos dois meses de idade, segundo uma nova pesquisa da Universidade de Bristol, no Reino Unido.

Segundo os pesquisadores, o tempo máximo recomendado para uma viagem de carro de um bebê de até dois meses de idade é de no máximo trinta minutos. Isso acontece porque o bebê na cadeirinha de segurança fica na mesma posição durante todo o tempo do percurso e esse fato pode ocasionar dificuldades respiratórias e também alteração na frequência cardíaca.

Lembrando que o uso da cadeirinha para o bebê é recomendado desde a saída do pequeno da maternidade. A criança não deve ser carregada no colo, mesmo no banco de trás do veículo. A cadeirinha é um item de segurança indispensável e faz parte da legislação brasileira.

Os testes que levaram à conclusão desta pesquisa foram feitos em um laboratório, simulando trinta minutos com um bebê na cadeirinha de segurança em um carro em movimento por uma rua plana. Após esse tempo, os níveis de oxigênio do bebê começaram a diminuir e com ele houve alteração na frequência cardíaca.

Advertisement

Os pesquisadores verificaram que a posição do bebê na cadeira eleva o diafragma, fato responsável por todas essas alterações.

Ainda assim, o uso da cadeirinha de segurança é extremamente recomendado para evitar danos ao pequeno em casos de acidentes.

Caso seja inevitável a viagem longa, o ideal é que um adulto esteja próximo ao bebê no banco de trás do veículo, assegurando seu bem-estar e ritmo cardíaco. Paradas mais frequentes também são bastante recomendadas, desta forma é possível fazer com que o pequeno mude temporariamente de posição, evitando o incômodo.

Com o passar dos anos a troca da cadeirinha é importante, uma vez que há equipamentos recomendados para cada idade e peso dos pequenos. Se você quer garantir qualidade e segurança a seus filhos, fique atento às recomendações para trocar a cadeirinha na idade correta.

Toma un momento para compartir ...

Renata Finholdt

Renata Finholdt é formada na área de Recursos Humanos com enfâse em treinamentos.