Coisas incríveis que só as melhores tias fazem

Tia não é como avó, mas também é mãe com açúcar.

Shana Padilha

Quando relembramos nossa infância, as tias estão sempre lá na nossa lembrança. Elas realmente realizam o papel de uma segunda mãe para os seus sobrinhos. Com filhos ou sem, elas sabem reservar um bom tempo com seus sobrinhos, filhos que nasceram em outra barriga.

As tias sabem como lidar com os pais dessas crianças como ninguém, afinal, convivem com eles há muitos anos.

A tia, por não estar se sentindo sobrecarregada com todas as responsabilidades que os pais têm, normalmente são mais leves e conseguem brincar e divertir mais as crianças. A tia, por estar de fora, consegue pensar e analisar muitas coisas com um olhar focado mais na criança, e isso ajuda muito. Os pais têm muitas preocupações e muitas vezes há coisas que passam.

A tia é quem costuma sair com a mãe, para médicos e lazer. A tia é uma peça fundamental, é uma parceira. A tia tem uma conexão muito forte com seus sobrinhos. Ama e briga com eles também, pois estipular limites é fundamental na criação de uma criança. E se a tia não agir dessa maneira, até a relação com a própria criança tem grande chance de não ser saudável.

Falei com algumas mulheres incríveis. O perfil delas é misto: mães que têm o privilégio de terem essas tias por perto; outras relataram lembranças de suas tias e as próprias tias relatando o que fazem com seus sobrinhos.

Advertisement

14 coisas incríveis que só as melhores tias fazem

  1. Roupinha para Barbie, bolo, cupcake e cookies.

  2. Participar da vida dos sobrinhos

  3. Brincar de maquiagem. Claro que a maquiadora tinha que ser a sobrinha.

  4. Dar sorvete, bala e chocolate escondido, levar pra viajar e tratar seus sobrinhos como se fossem seus filhos. Não existe distinção de amor entre um filho e um sobrinho.

  5. As melhores tias fazem aventuras e coisas criativas. Dão presentes criativos e brincam juntos. O melhor presente é a presença, é estar com eles.

    Advertisement
  6. Ter oportunidade de amamentar o sobrinho para a irmã poder descansar e deixar o bico do seio cicatrizar. Brincar de acampamento, jogar videogame, cantar as músicas dos filmes da Disney no karaokê do Youtube, brincar de restaurante com massinha de modelar, desenhar, brincar com eles, doar o tempo e atenção.

  7. Ver desenho animado fingindo ser um dos personagens junto com o sobrinho, ir a um passeio em um lugar que o sobrinho escolheu, sem pensar no trabalho que vai ter, e sim na felicidade dele, largar o que estiver fazendo mesmo que seja muito importante para ficar com os sobrinhos.

  8. Acordar cedo para atravessar a cidade para estar com ele.

  9. Tias são mães melhoradas. Dedicar tempo exclusivo, qualquer criança adora isso. Nos divertimos muito, fazemos coisas como pintar as unhas, fazer vestidos de princesas, planejar aniversário. Recortar gravuras dos nossos desejos de presente, construir barracas, brincar de desbravador, aqui somos os detetives do prédio azul, fazemos coisas para comer.

  10. Amar como mãe, proteger, estar ao lado em todas as horas, brincar, passear, ensinar a cantar, amar mesmo estando longe. Quer o melhor, como uma mãe. Tias não deixam ninguém magoar seus sobrinhos, elas tiram do castigo e ensinam besteiras.

    Advertisement
  11. Deixar de ir a um compromisso para cuidar dos sobrinhos. Ajudar a fazer dormir quando a mãe não está conseguindo ou está ocupada. Se oferece para ficar com o sobrinho quando os pais irão sair e não é possível levar a criança, brincar. Minha sobrinha adorava me pedir para ficar coçando ela, era muito engraçado.

  12. Levar para passear e deixar comer o que quiser e não ter hora para nada.

  13. Tia é aquela que cuida dos sobrinhos como se fossem seus próprios filhos, que compra um carro maior só para caber os sobrinhos também. Quando os pais saem é uma festa saber que vão ficar na casa dos tios.

  14. Já fiz maquiagem e arrumei o cabelo dela várias vezes. Deixo ela mexer no meu cabelo. Brincar de cabeleireira, brincar com massinha de modelar, fazemos bichinhos e bolos de massinha e comidinha.

Uma delícia, não é?

Advertisement
Toma un momento para compartir ...

Shana Padilha

Cursando Licenciatura em Pedagogia. “A mente que se abre a uma nova ideia, jamais volta ao seu tamanho original. ” (Albert Einstein)